10 junho, 2014

Restaurante Via Graça

Desde que descobri a Zomato que me tornei um membro activo desta comunidade, partilhando as minhas opiniões acerca dos locais que visito.
A Zomato em conjunto com o restaurante Via Graça decidiram então convidar um conjunto de foodies para um jantar à luz das velas, com uma vista de Lisboa deslumbrante e um menu de fazer crescer água na boca... impossível recusar um convite destes!


(Foto retirada do site)


Com uma vista espectacular sobre Lisboa, este restaurante passou a constar no meu top pessoal de restaurantes em Lisboa com requinte e qualidade.
Desde a simpatia e profissionalismo dos empregados, à variedade de pratos e qualidade dos mesmos, uma garrafeira notável, e em que todos os pratos possuem um toque especial dizer que são absolutamente deliciosos não é suficiente para descrever aquela que foi uma experiência memorável.

Localizado no coração de Lisboa, o acesso é difícil e o estacionamento practicamente missão impossível, por isso recomendo transportes públicos ou táxi.
A decoração é sofisticada e contemporânea, sem por isso se tornar impessoal ou desconfortável, pelo contrário é o tipo de restaurante onde podemos (e devemos) degustar cada prato serenamente. 

Mesa e entradas

(Foto cedida pela Zomato)


Via Graça  é um restaurante que existe desde 1988, onde o destaque vai para a cozinha portuguesa quer tradicional ou numa versão mais contemporânea.
Tem uma atmosfera romântica sendo ideal para casais, mas também muito adequando para famílias e grupos, sinceramente penso que é um restaurante ideal para ocasiões especiais até porque o preço não é barato, mas é perfeitamente justificável pela qualidade e toda a experiência que é proporcionada ao longo da refeição.


(Fotos cedidas pela Zomato)

O chef falou connosco por diversas vezes, acerca da ementa e de como os pratos eram preparados, como no caso da feijoada de sames e da empada de caça, e dos vinhos que os acompanhavam.


Mas sejamos realistas e directos, vocês já estão cansados de tanto blábláblá e o que interessa é mesmo a comida, não é verdade? Por isso... preparem-se! Vamos passar ao menu.

Medalhões de vieiras em aveludado de caril com castanhas de Sernancelhe 

Vieras cozinhas na perfeição, sabor suave do caril e a doçura das castanhas, uma entrada diferente, exótica e ao mesmo tempo com um toque tradicional.

Polvo em duas texturas
Arroz basmati com polvo e coentros e Polvo braseado com alho e azeite de alecrim

Um arroz de polvo com um toque diferente, polvo cozinhado e temperado na perfeição.
Adorei o polvo braseado, de sabor simples e fresco, o pormenor do flambé ao alecrim quando o prato é colocado na mesa sem dúvida que eleva a experiência.

Feijoada de Sames

Uma versão diferente da feijoada a que estamos habituados, podemos dizer que é uma feijoada do mar; ainda que de sabor mais suave. O aroma dos enchidos, a textura do sames e a riqueza do caldo transformam este prato em algo sofisticado e simultaneamente reconfortante.
Para quem não conhece sames é a bexiga natatória do bacalhau, prato bastante apreciado na zona de Aveiro e bastante demorado e trabalhoso na sua preparação.

Empada de caça com grelos salteados em azeite de alecrim

A empada e composta por 4 carnes de caça (faisão, lebre, perdiz e javali) cada uma cozinhada separadamente num vinho diferente e posteriomente desfiada.
Não são carnes que consuma habitualmente, pelo que estava algo renitente, mas adorei o sabor, pois ainda que fosse reconfortante não era de todo pesado ou enjoativo.

Fondant de caramelo, sobre massa dolce de leche com cone de sorvete de cítricos/verduras

O fondant era uma verdadeira perdição para os gulosos, suave e delicioso, para equilibrar estava acompanhado pelo sorvete cujo sabor era cítrico e fresco.

8 comentários:

  1. Amiga eu estou sem palavras,...pois fiquei com água na boca,...tudo delicioso,...
    Beijinhos,
    Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Já aderi ao Zomato, mas não consigo escrever reviews de restaurantes - oh pra mim tão tecnológica.
    Tem muito bom aspecto - a ver se aderem ao restaurant week e assim se consegue experimentar por um preço mais acessível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pra já ainda só tem restaurantes de Lisboa, penso que o restaurante costuma aderir ;)

      Eliminar
  3. Marisa,

    Não conhecia a Zomato (vou espreitar) e adorei a visita guiada por ti a um restaurante que também desconhecia !
    É excelente poder conhecer e dar a opinião acerca do serviço prestado e da comida, todos ganhamos com isso.
    Adorei a visita ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aih Marisa, que fominha que isto me deu!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Marisa,
    pela descrição e fotos realmente é um belo restaurante.
    Eu amo sair pra jantar fora principalmente em lugares bonitos
    e aconchegantes.

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Parece muito bom! Os pratos são todos muito giros e têm um aspeto delicioso :)

    ResponderEliminar
  7. QUe experiência fabulosa Marisa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar