23 outubro, 2014

Novidades na estante

Isto de comprar livros é um vício daqueles... não interessa que o espaço já seja pouco, quando encontro um livro que gosto não consigo resistir. E a vossa sorte é que só vos mostro os livros de culinária, senão não fazíamos outra coisa que falar de livros!
Hoje trago 3 livros com receitas deliciosas e 1 livro que serve para reflectir e alertar, podem encontrá-los online ou nas livrarias.




- As minhas receitas para brunch
A história do brunch e de como ele se tornou célebre pelo mundo.
Ideias para menus, dicas para cozinhar e informações sobre como conservar alimentos. Receitas de bebidas quentes e frias, cereais, doces e compotas, pratos salgados e outros. 
Com espaço para anotações e onde podemos colocar as nossas receitas preferidas.
- Comida Caseira
Ao longo de mais de 120 novas receitas, esta obra traz-nos de volta o prazer de cozinhar e de partilhar com a família e os amigos o melhor da comida caseira, desde os pequenos-almoços quotidianos aos jantares de sábado.
Confesso que quando folheei o livro pela primeira vez, não me convenceu... depois de ver o programa na televisão, decidi dar uma nova oportunidade. Voltei a folhear o livro, agora com mais atenção e fiquei rendida.
- Bolos na caneca
Mais de 30 receitas para fazer deliciosos bolos individuais em apenas alguns minutos.
Há muito por onde escolher: bolo de limão, bolo de caramelo, bolo de cenoura, fondant de chocolate, brownie e muito, muito mais!



E por último, mas provavelmente muito mais importante a longo prazo, um livro completamente diferente e deixo desde já o aviso de que quem não quiser saber os efeitos que o trigo, o glúten e outros alimentos vos provocam no cérebro, podem dar a leitura do post por terminada.


Cérebro de farinha
O autor Dr. David Perlmutter é um prestigiado neurologista e preside ao Perlmutter Health Center, na Florida, e à Perlmutter Brain Foundation, sendo ainda membro do Associação Americana de Nutrição. Segundo este livro, o autor e os estudos apresentados, os hidratos de carbono destroem o cérebro. E podem conduzir à demência, depressão, epilepsia, ansiedade, dores de cabeça crónicas e muito mais.
O destino do seu cérebro é ditado por aquilo que come todos os dias. As doenças degenerativas são causadas em primeiro lugar por inflamações, que têm origem no consumo de alimentos hipercalóricos, sobretudo os que contêm glúten ou elevado teor de açúcares.
Mas podemos contrariar a decadência natural do nosso cérebro com uma dieta rica em proteínas e "boas gorduras".

Não me considero fundamentalista e nem sou adepta de soluções extremas, gosto de cozinhar e desde que me conheço por gente que adoro comer! Acho que qualquer que seja o estilo de vida que adoptemos devemos sentirmos bem connosco e deve haver sempre margem para os nossos "pecados" (afinal, as regras existem para serem quebradas, que me desculpem!). 
Da mesma forma que não me custou nada reduzir bastante o consumo de hidratos de  carbono (mas quando me apetece como de forma moderada e afinal quem resiste a lasanha ou carbonara?) seria para mim muito mais difícil (para não dizer impossível!!!) abdicar de consumir ovos, peixe, carne ou queijo.
Ao mesmo tempo, considero-me uma pessoa ávida por conhecimento... e da curiosidade resultou a compra deste livro.

E se inicialmente poderia estar céptica, o facto é que até agora do que li (e estou apenas no início) é que existem coisas que não podem ser ignoradas: o trigo que consumimos agora não é igual ao de há 50 anos atrás, nos últimos anos que verifica-se um aumento do consumo dos hidratos de carbono a par com o aumento de diabetes, doenças auto-imunes, entre muitas outras. E que existem estudos com pelo menos 20 anos que afirmam isso mesmo, mas ninguém fala sobre isso...
Certamente por algum motivo a maioria das dietas ou livros de dietas adopta um sistema de menos hidratos e mais proteínas, reduzir os açúcares refinados, aumentar a ingestão de legumes, por aí fora não é?! Pois bem, e falando por mim desde a redução de hidratos de carbono (pão, massas, arroz e outros) que noto bastantes diferenças: perda de peso, menos dores de cabeça e fadiga, maior concentração, mais energia, menos retenção de líquidos, redução de problemas intestinais, apenas para nomear alguns.


E para já, é isto! Haveria muito mais para dizer, mas o post já vai longo e acho que já ficam com uma ideia. Peço desculpa pela extensão do post e agradeço o interesse de quem tiver tido a paciência de ter lido até ao fim =)
Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode pesquisar, comprar o livro, etc... se eventualmente houver interesse da vossa parte, posso fazer um post apenas acerca do livro com mais informação.

7 comentários:

  1. Marisa, isto de ser viciada em livros dá nisto. Dos livros que apresentas-te já andei a folhear as Minhas Receitas para Brunch e pareceu-me muito bem.

    Beijinho

    Ana Matos

    ResponderEliminar
  2. Marisa,
    os livros de culinária me fascinam, ótima seleção!
    O último livro é super importante, pois esclarece sobre o trigo, fiquei
    interessada em ler.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. - É um vicio saudável e muito pratico :)

    ResponderEliminar
  4. Que bom que é ter novidades na estante :) Adoro ter livros novos, de culinária também. O Natal vem longe mas já ando a fazer lista.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Mal posso esperar as receitas que vem por aí!!! Livros de culinária são sempre uma grande inspiração!!! Beijos! =)

    ResponderEliminar