31 março, 2014

Creme de ervilhas e caril

Este ano a Primavera está muito tímida... tão tímida que nem parece Primavera, parece mais que ainda estamos no Inverno! Bem, o lado positivo é que o forninho continua a trabalhar e as refeições reconfortantes continuam a fazer todo o sentido.
Hoje, trago-vos uma sopa muita simples e com poucos ingredientes, mas com um toque de especiarias e acho que é mesmo esse toque que torna esta sopa tão aromática e ao mesmo tempo reconfortante.
E enquanto nos deliciamos com um prato quente de sopa, sonhamos com a Primavera...




Ingredientes:
2 latas de ervilhas Compal da Horta, escorridas
200g alho-francês, em pedaços
1 dente de alho
30g azeite
½ c chá de gengibre Margão
1 c chá caril em pó
Água q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
60g natas light (opcional)


Preparação:
- Coloque o alho no copo e pique 3seg, Vel 5.
- Junte o alho-francês e refogue 3min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione os restantes ingredientes e coloque água até cobrir os vegetais, programe 20min, Temp 100º Vel 1.
- Triture 1 min e vá progressivamente até à Vel 7.
- Pode adicionar as natas e envolver alguns segundos, Vel 4 ou se preferir apenas colocar um pouco de natas em cada prato no momento de servir.

28 março, 2014

Passatempo TekaBlog







PASSATEMPO TEKABlog – O melhor blog do país!

Tem um blog de culinária? É apaixonado por cozinha e partilha os seus pratos com os dezenas de seguidores? Então concorra! Quem sabe o seu não será o melhor blog de culinária em Portugal!

O TEKABlog é um concurso que terá três fases de apuramento e um desafio final, onde estarão os três melhores bloggers. O vencedor ganhará um vale de 500€ em produtos TEKA!

Para concorrer só tem de nos enviar uma mensagem com os seus dados, o link do seu blog, uma receita com fotografia e partilhar o passatempo no seu blog.
Sigam este link para participarem Teka Portugal
Consultem o regulamento TekaBlog

Ementa mensal - Fevereiro

Eu adoro planear! Talvez por isso mesmo, quando vi que as ementas semanais resultavam, resolvi experimentar as mensais... bem, e porque poupava tempo nas idas ao supermercado!
Infelizmente, todos temos imprevistos e houve umas quantas receitas novas que queria experimentar que não foi possível fazer... nada de grave, há sempre o mês seguinte! ;)





ementa do mês de Fevereiro:

Semana 1
2ª - Penne pepperonata 
4ª - Mimos de pescada com molho de alho e coentros
6ª - Frango com cominhos
Sábado - Gratinado de fiambre e queijo

Semana 2
2ª - Sopa de feijão-frade com espinafres
3ª - Arroz de frango à Oriental
5ª - Strudel de salmão

Semana 3

2ª - Quiche de bacon espinafres
4ª - Pérolas do mar em molho de natas e estragão
6ª - Hamburguer de salsicha
Sábado - Polvo à lagareiro

Semana 4

2ª - Caldo verde
3ª - Arroz de peixe
5ª - Noodles com tirinhas de porco
Sábado - Bacalhau gratinado com camarão

27 março, 2014

Gradirripas

É com muito orgulho que vos apresento a mais recente parceria deste blog com a empresa Gradirripas.
Há já bastante tempo que "namorava" estas lindas tábuas e no Mercado do Campo Pequeno tive a oportunidade de as ver ao vivo, bem como estar à conversa com o sr. Raúl Violante.
Eram tantas e tão bonitas que o difícil era mesmo escolher, mas acabei escolher uma para por trazer logo comigo! Entretanto, o sr. Raúl teve a gentileza de me enviar mais algumas tábuas, todas elas fantásticas!

Quem quiser ficar a conhecer melhor os produtos ou encomendar, basta ir ao site Gradirripas.




A Gradirripas, Lda. é uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém, situada bem no centro do país. Com ligações ao sector há já dois séculos, os actuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira.

A sociedade com a actual designação de Gradirripas – Artigos em madeira Lda., foi constituída em 2006 e dedica-se ao fabrico de caixas em madeira para vinhos e produtos gourmet, bem como à produção de artigos em madeira para cozinha e pequeno mobiliário.
A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas.
A Gradirripas só adquire madeira a fornecedores devidamente legalizados, sujeitos a fiscalizações periódicas no que respeita à origem da madeira e ao controlo do nemátodo do pinheiro. A madeira é sujeita a secagem em estufa, onde permanece o tempo necessário para garantir um produto de qualidade, isento de humidades e do vírus do nemátodo, que tem atingido as florestas portuguesas.

A Gradirripas conta actualmente com 10 colaboradores experientes, especializados nas diferentes fases do trabalho da madeira.  A qualidade do produto final é reconhecida no mercado nacional e internacional, em particular no Reino Unido. É para este país que se destina a maior parte da produção, em especial tábuas Jamie's Italian, marca do conhecido chef Jamie Oliver.

Frango com cominhos

Já sabem que eu adoro especiarias, por isso acho que já não devem ficar surpreendidos de ver receitas com as mesmas por aqui... provavelmente deve estranhar é se não virem nada com especiarias.
Recentemente, depois de ter visto esta receita no blog Sem Lactose, decidi comprar este livro e posso dizer seguramente que foi das minhas melhores compras de sempre! Já fiz algumas receitas do livro e até agora ficaram todas deliciosas.
Receitas de vários cantos do mundo, fáceis de entender e simples de seguir, desde pratos com carne, vegetarianos, peixe, sobremesas, chutneys, misturas de especiarias... está tudo lá! 




Ingredientes:
8 a 10 pedaços de frango
50ml óleo Fula
3 c. sopa sementes de cominhos
½ c. chá grãos pimenta preta
4 vagens de cardamomo, esmagadas
2 malaguetas verdes, com ou sem sementes, picadas
2 dentes de alho, esmagados
Aprox 3cm de gengibre fresco, ralado
1 c.chá coentros em pó
1 c. chá cominhos em pó
1 c. chá garam masala
Sal q.b.


Preparação:
- Numa panela, sem qualquer tipo de gordura, toste 1 c. sopa de sementes de cominhos durante cerca de 2 minutos até que libertem o seu aroma. Retire e reserve.
- Deite o óleo na panela e adicione as restantes sementes de cominhos, os grãos de pimenta e o cardamomo, frite as especiarias por 2 minutos.
- Adicione as malaguetas, o alho e o gengibre e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
- De seguida, junte os coentros em pó, os cominhos em pó e o sal, envolva e cozinhe por mais 1 minuto.
- Adicione a carne, envolva para que fique coberta pelas especiarias, tape e deixe cozinhar durante cerca de 25 minutos.
- Junte o garam masala e as sementes de cominhos tostadas reservadas, cozinhe por mais 5 minutos.
- Acompanhe com chutney de tomate ou raita de pepino.



Fonte - Receita traduzida do livro "The world´s greatest-ever Curries"

26 março, 2014

Bacalhau gratinado com camarão

Num dos show cooks da Teleculinária, um dos pratos que tivemos oportunidade de experimentar foi este bacalhau gratinado com camarão e desde aí que andava cheia de vontade de fazer!
Uma das coisas que achei interessante e que gostei nesta receita foi o pormenor de ao fazer o béchamel não se usar apenas leite, mas uma boa parte ser a água onde o bacalhau cozeu, o que faz com que o béchamel fique mais leve, menos calórico, mas igualmente saboroso!




Ingredientes:
1 embalagem de Supremas de Bacalhau
1 embalagem de Miolo de Camarão
400g batata palha
2 alhos franceses
1 cebola grande
500g leite
150g queijo emmental ralado
90g farinha
30g azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b
Noz-moscada q.b.
Coentros picados q.b. (opcional)


Preparação:
- Coloque 600g água no copo e na Varoma as supremas de bacalhau, programe 20min, Temp Varoma, Vel 2. Quando terminar o tempo, retire a Varoma, deixe arrefecer, retire a pele e lasque. Reserve o bacalhau numa taça juntamente com o miolo de camarão e reserve a água da cozedura.
- No copo, deite a cebola em meias-luas e o alho-francês em rodelas, junte o azeite e programe 5min, Temp Varoma, Vel, Colher Inversa.
- Retire a mistura e junte à tigela reservada com o bacalhau e camarão.
- Pré-aqueça o forno a 200º
- Com o copo limpo, prepare o béchamel, deite o leite no copo e adicione a água reservada até perfazer 900g, junte a farinha e tempere com sal, pimenta e noz-moscada, programe 10min, Temp 90º, Vel 4.
- Num pyrex ou tabuleiro de louça, deite a mistura reservada do bacalhau, adicione a batata palha, coentros picados e o molho béchamel, envolva muito bem e por cima polvilhe com o queijo ralado.
- Leve ao forno a 200º até que fique douradinho.



Fonte - Receita adaptada da revista Teleculinária Robot as 100 Melhores Receitas Originais.

25 março, 2014

Escapadela a 2 e o Festival do Chocolate

Foi no fim de semana passado que eu e o meu marido, a convite da Odisseias, aproveitámos para fazer uma pequena escapadela! Para quem é da zona de Lisboa, em cerca de 1hora chega a Peniche e a Óbidos, por isso foi óptimo poder aliar esta escapadela ao Festival do Chocolate.

Aqui fica o registo fotográfico e a minha experiência deste fim de semana delicioso.
E não se esqueçam!... ainda faltam 2 fins de semana para terminar o festival, por isso se poderem aproveitem para passear e façam uma espacadela a 2.


Entrada, bar e quarto.

O hotel Soleil Peniche é um hotel de 3 estrelas, remodelado em 2011, tem 102 quartos, bem localizado oferece vista mar, piscina ou porto de pesca. Dispõe de restaurante, bar, sala com tv e mesa de snooker, piscina exterior e interior aquecida. É um hotel simples e moderno, calmo, frequentado maioritariamente por casais, o staff é muito simpático e disponível, na recepção do hotel encontram sugestões e contactos de passeios que podem fazer na zona.
Mais fotos e informações no site.


Eu adoro o Festival do Chocolate! Infelizmente, há 2 ou 3 anos que não conseguia ir, mas este ano decidi não faltar e fiquei muito contente com o tema escolhido para este ano: o Jardim Zoológico. 
Por todo o lado é possível encontrar referências ao tema! Desde as esculturas, passado às decorações, os animadores, ouvimos sons de animais na floresta, mesmo muito engraçado!

Esculturas no recinto

Há uma zona criada especialmente criada para se tirar umas fotos engraçadas, com o sr e sra biscoitos, doces e chupa-chupas, mas também existem actividades a pensar nos mais pequenos. Ao longo do dia é possível vermos como se fazem os bombons, participar em cursos e workshops, ou simplesmente assistir a um dos espectáculos no palco principal, podem consultar todo o programa aqui.

Nós a fazermos parvoíces!

Exposição de cake design

De acordo com o tema, temos 2 áreas que podemos ver com trabalhos lindissimos: a exposição de cake design e as esculturas de chocolate. Recomendo vivamente que visitem estes 2 espaços dentro do festival, porque os trabalhos são realmente muito bonitos e principalmente porque é fantástico ver aquilo que se consegue fazer com chocolate.

Esculturas de chocolate

E claro que, num evento destes, são inúmeros os expositores que têm artigos tentadores... leia-se chocolate em todas as suas formas! Desde chupa-chupas de chocolate personalizados com o nome, chocolate quente, chocolate com espetadas de fruta, bombons variados, crepes, pastéis de nata com chocolate, bolas de berlim com chocolate, chocolates biológicos... enfim, é de perder a cabeça! E é impossível sair de lá de mãos a abanar

Bombons, chocolates biológicos, cerveja de chocolate e bombokas

Hambúrguer de salsicha

Desde que descobri a facilidade e a delícia que é fazer hamurguers em casa, nunca mais quis outra coisa!
Um dia deste, folheava eu uma revista no supermercado e vi a receita de um hamburger de salsicha... e pensei para mim que devia ser muito saboroso e sempre era uma forma um pouco diferente de fazer um hamburguer.
Não vou mentir, prefiro usar carne picada seja ela de frango, porco ou novilho, mas ainda assim com a carne da salsicha também ficou mito saboroso e é uma óptima opção para usar as salsichas frescas de forma diferente.




Ingredientes:
8 a 10 salsichas frescas
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 c. sopa coentros picados
1 malagueta vermelha, fresca, se sementes e picada
4 ovos
Pães para hambúrguer
Alface, tomate e pickes q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:
- Retire a pele às salsichas e coloque a carne numa taça.
- Adicione a cebola, alho e coentros, tempere com sal e pimenta. Misture bem todos os ingredientes e molde 4 hambúrguers. Reserve no frigorífico durante 30minutos.
- Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite e cozinhe os hambúrguers.
- Estrele os ovos.
- Sirva os hambúrguers no pão com alface, tomate e pickles e por cima coloque o voo estrelado.


Fonte - Receita adaptada da revista Continente Magazine nº 40 

24 março, 2014

Compota de maçã e especiarias

Cá em casa adoramos compotas!
Ainda que seja bastante simples de fazer, normalmente a fruta acaba-se num instante e por isso, nunca vou a tempo de fazer compotas. Mas no outro dia, fui dar com umas maçãs como que esquecidas e pensei que estava mesmo a apetecer-me uma compota...
Se preferirem, podem usar apenas a canela, mas eu acho que vale a pena usar as restantes especiarias, a compota fica mais aromática e acho que ainda mais saborosa.




Ingredientes:
600g maçãs, descascadas e em pedaços
Sumo de 1 limão
350g açúcar
2 c. chá de canela Margão
½ c. chá gengibre Margão
1 pitada de noz-moscada Margão
½ c. chá de baunilha açúcarada Vahiné


Preparação:
- Coloque no copo todos os ingredientes e programe 40min, Temp 100º, Vel Colher Inversa 1.
- De seguida, programe 10min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa 1.

- Com o calor, a maçã desfaz-se quase por completo, mas se for necessário programe 5seg, Vel 4.
- Retire e coloque em frascos previamente esterilizados.




21 março, 2014

Sugestão para o fim de semana #5

Sugestões para um fim de semana diferente ou quem sabe um escapadela romântica!
Bom fim de semana ;)




O Festival do Chocolate de Óbidos dispensa apresentações e é um evento a não perder para os fãs do chocolate!
Showcooking, workshops, concursos, esculturas... e muito muito mais tudo relacionado com o chocolate, o programa completo está disponível  no site.
Têm 4 fins de semana para poderem visitar este evento, nesta altura vários hotéis da zona fazem pacotes especiais a pensar nesta ocasião.
Destaque para este pack no site Odisseias.



O fim de semana gastronómico em Vizela, realiza-se este fim de semana, conta com a participação de 11 restaurantes do concelho, e a ementa escolhida terá como prato principal Rojões.
Os descontos praticados para esta iniciativa serão de 10% na restauração e de 15% no alojamento.
Mais informações aqui



Em Celorico de Basto, realiza-se a Festa Internacional das Camélias.
Todas as informações aqui

Polvo à lagareiro

Penso que já disse isto algures... eu adoro polvo!
Uma das minhas receitas preferidas, além do arroz de polvo, é polvo à lagareiro. Polvo tenro, o aroma do azeite e do alho, as batatas gulosas...
É preciso dizer mais alguma coisa?!




Ingredientes:
800g a 1kg polvo
400g batatas pequenas para assar
50g azeite
1 cebola
5 dentes de alho
20g coentros
Sal q.b.


Preparação:
- Aqueça o forno a 180º
- Lave bem as batatas, seque-as e coloque-as num tabuleiro ou pyrex de ir ao forno polvilhadas com bastante sal grosso, leve ao forno durante cerca de 30 a 40 minutos.
Coloque no copo o polvo cortado, 1 cebola, 100 g de água ou vinho tinto e programe 30min, Temp Varoma, Vel 1 Colher Inversa.
- Enquanto isso, pique os alhos e os coentros, coloque-os numa taça e adicione o azeite, envolva e reserve.- Retire o polvo e corte-os em pedaços.
- Retire as batatas do forno e dê um murro em cada uma.
- Coloque as batatas e o polvo no tabuleiro e por cima espalhe o preparado de alho, coentros e azeite. Caso ache necessário, deite mais um fio de azeite por cima do polvo e das batatas.
- Leve ao forno por mais 10 minutos.



20 março, 2014

Tirinhas de porco com noodles

A sugestão de hoje é uma espécie de receita de comida chinesa, muito simples, práctica e leve que podem fazer.
Ao contrário do porco agridoce, a carne não é frita nem tem molho, por isso é muito mais saudável sem deixar de ser saboroso. E podem sempre dar um toque picante adicionando uma malagueta ;)
Não é uma receita autêntica, mas deu para matar as saudades que tinha de comida chinesa!




Ingredientes:
1500g água
1 embalagem de noodles
30g azeite
3 dentes de alho
1 cebola
500 bifanas, cortadas em tiras finas
50g molho de soja
1 c. chá de mel
1 lata de rebentos de soja
150g tomate cereja, cortado em quartos
SAL&VIDA q.b.
Sementes de papoila e sementes de sésamo q.b (opcional)



Preparação Bimby:
- Coloque no copo a água e programa 10min, Temp Varoma, Vel 1.
- Coloque os noodles e programe o tempo indicado na embalagem, Temp 100º Vel Colher Inversa. Retire, escorra e reserve.
- No copo limpo, coloque a cebola, o alho e o azeite, programe 5seg, Vel 5 e refogue 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Junte as bifanas, o molho de soja e o mel, programe 10min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Adicione os rebentos de soja e programe 2min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Retire e adicione aos noodles, junte o tomate e envolva.
- Divida por taças, tempere com Sal & Vida e polvilhe com as sementes.


Preparação tradicional:
- Coloque os noodles com um pouco de sal no tacho, cubra com água a ferver e tape, em cerca de 4 minutos estão prontos.
- Numa wok quente junte o azeite, adicione a cebola e o alho picados e deixe refogar.
- Junte as bifanas, o molho de soja e o mel, envolva e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos.

- Adicione os rebentos de soja e envolva, deixe cozinhar por 1 ou 2 minutos.
- Retire e adicione aos noodles, junte o tomate e envolva.
- Divida por taças, tempere com Sal & Vida e polvilhe com as sementes.




Fonte - Receita adaptada do livro Bimby "À sua medida".

19 março, 2014

Pão com queijo amanteigado, pêra, nozes pecan e mel

Sabem aqueles fins de semana, sem horário de acordar e em que só apetece petiscar? Pois bem, a sugestão de hoje é mesmo a pensar nesses dias de preguiça e gula!
Basta escolherem um pão, um queijo que derreta bem, fruta fresca e frutos secos, qualquer um deles à vossa escolha, colocar no forno e... voilá!




Ingredientes:
1 pão de mafra, fatiado
1 queijo de vaca amanteigado Quinta da Aveleda
2 pêras, fatiadas
Nozes pecan q.b.
Mel q.b.



Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 200º
- Corte o pão em fatias finas, lave e arranje as pêras, corte o queijo em pedaços e pique as nozes grosseiramente.
- Por cima de cada fatia de pão, coloque o queijo, depois espalhe as nozes, as fatias de pêra e um pouco de mel.
- Coloque as fatias de pão num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até o queijo derreter e ficar ligeiramente dourado.
- Sirva quente.

18 março, 2014

Comida Goesa

Começo por dizer que, os posts relativos aos restaurantes que eu visito, pretendem ser o mais objectivos possíveis e reflectem única e exclusivamente a minha opinião e gosto pessoal. Tenham por isso em conta que, só porque eu gostei ou não de um determinado restaurante ou prato, isso não significa que toda a gente tenha de ter a mesma opinião que eu.
Os gostos são subjectivos, as expectativas são pessoais e o grau de exigência de cada um é diferente.


Há já algum tempo que queria experimentar a gastronomia goesa, recentemente descobri um restaurante na Parede e assim, surgiu a oportunidade.
Vocês sabem que eu sou uma fã de comida indiana e especialmente das especiarias, portanto como devem calcular tinha grandes expectativas!  Fiz a minha reserva, como já vem sendo habitual tinha adquirido voucher com entrada, prato principal e sobremesa incluídos, sendo que tudo o resto como bebidas, café, etc é pago no restaurante.


O restaurante tem um ambiente simpático e acolhedor, no entanto em termos do espaço é algo pobre. Folheei a ementa para ter uma ideia dos pratos disponibilizados e achei, comparativamente a restaurantes do género, que o preço está algo inflacionado.




O voucher tinha pratos pré-definidos. Entrada: Chamuças, Prato principal: Caril de camarão e arroz branco, Sobremesa: Gelado de leite condensado com molho de manga.



Obviamente, existem diferenças entre a comida Indiana, Goesa e Nepalesa.
Ou porque tinha expectativas demasiado altas ou por estar habituada a usar especiarias e sabores fortes, a experiência ficou aquém das minhas expectativas. Aliás, posso dizer que uma das coisas que mais estranhei foi não sentir o aroma das especiarias quando a comida saía da cozinha!


Ora bem, concluíndo, pessoalmente eu fiquei algo desiludida, mas penso que para quem está agora a começar a experimentar comida com especiarias talvez seja uma boa opção. Decididamente, quero no futuro voltar a experimentar comida goesa, mas irei pesquisar outros locais. 


Flognarde de morango

A Primavera está a chegar, e com este sol e calor que já se vai sentido sabe tão bem as sobremesas com fruta. E apesar de ainda não ser considerada época oficial dos morangos, a julgar pelo aroma e doçura dos que já se encontram, este ano os morangos prometem ser uma verdadeira perdição!
A título de curiosidade, existe o Flognarde e o Clafoutis. No caso do Clafoutis, apenas se usa cerejas e no caso do Flognarde pode usar-se qualquer outra fruta. Portanto, o Flognarde é uma adaptação do Clafoutis em que a única diferença é apenas feita, pela fruta utilizada.





Ingredientes:
400 morangos, lavados, arranjados e cortados ao meio
3 ovos
250g leite magro
2 c. sopa de licor de framboesa (opcional)
100g açúcar
100g farinha
1 pitada de noz moscada
½ c. chá de baunilha açucarada Vahiné
Açúcar em pó q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa tarteira, untada com manteiga ou com spray, disponha os morangos.
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes e programe 20seg, Vel 4.
- Deite o preparado na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
- Sirva polvilhado com açúcar em pó e se quiser acompanhado por uma bola de gelado de nata ou baunilha.




Nota:
Nesta receita, não deve usar uma tarteira de fundo amovível, já que a massa é bastante líquida.

17 março, 2014

Sopa de feijão-frade com espinafres

Os dias de sol e algum calor já se fazem sentir, mas normalmente as noites ainda estão frescas.
Confesso que, ao contrário de algumas pessoas, eu não como sopa todo o ano! Gosto da sopa quando está frio e o seu sabor quente é reconfortante... quando está calor, mesmo com a variedade que existe de sopa frias, confesso que não me proporciona a mesma sensação.
Mas, enquanto as noites ainda estão frescas, posso fazer mais uma ou outra receita de sopa.




Ingredientes:
1 cebola
3 dentes de alho
30g azeite
150g nabo, em pedaços
200g courgette, em pedaços
2 latas de feijão frade Compal da Horta, escorrido
1000g água
1 caldo de legumes
100g espinafres


Preparação:
- Coloque no copo a cebola, o alho e o azeite e pique 5seg, Vel 5 e de seguida refogue 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione o nabo, a courgette e uma lata de feijão frade, a água e o caldo de legumes. Coloque a Varoma com os espinafres e programe 20min, Temp Varoma, Vel 1. Retire a Varoma e reserve.
- Coloque o copo de medida e triture 1 min e vá progressivamente até à Vel 7.
- Junte a outra lata de feijão frade e os espinafres, envolva e sirva.



Fonte - Receita retirada do livro Bimby "7 dias com a Bimby". 

14 março, 2014

Arroz de frango Oriental

Sempre fui mais apreciadora de massas do que arroz.
Mas a minha mãe tem uma receita de arroz que sempre que ela faz não consigo parar de comer e é um sucesso em qualquer jantar ou festa, é um arroz de açafrão com passas e pinhão. Ah... acho que nunca vos contei... não gosto de passas, com excepção para as sultanas, e também não aprecio pinhão, por isso é curioso que adore esse arroz!
Foi inspirada nesse arroz que decidi fazer uma versão diferente, mais relacionada com a cozinha indiana e que neste caso não é um acompanhamento, mas sim um prato principal muito aromático.





Ingredientes:
450g peito de frango, em pedaços
300g arroz Aromático Bom Sucesso
700g água
1 cebola
2 dentes de alho
50g azeite 
2 c. chá açafrão das índias Suldouro
50g passas
50g sultanas
80g cajú
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:
- Coloque no copo água, sal e um fio de azeite, o cesto com a carne e programe 15min, Temp 100º, Vel 3.
- Retire o cesto com a carne e reserve o caldo.
- Coloque a carne no copo e desfie 5seg, Vel 4 Colher Inversa. Retire e reserve.
- Pese o caldo e adicione água até perfazer 900g de líquido, tempere com sal e pimenta, adicione o açafrão e coloque o cesto com o arroz, programe 20min, Temp 100º Vel 4. Retire e reserve.
- No copo limpo, coloque a cebola e o alho, o azeite e pique 5seg, Vel 5 e refogue 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Adicione o frango e programe 3min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Junte as passas, sultanas e o cajú, envolva e junte ao arroz reservado
- Sirva.



Dica:
Se preferir, pode substituir o cajú por pinhão ou amêndoa.

13 março, 2014

Compal da Horta

Como devem saber este blog estabeleceu parceria com a marca Compal da Horta.
Anteriormente, apresentei-vos a polpa de tomate com cebola e alho e os vegetais, hoje venho mostrar-vos as Ervilhas e os Cogumelos Compal da Horta.




Frescos, enlatados, secos... grandes, pequenos... para rechear ou saltear... Quem visita o blog regularmente sabe que adoro cogumelos!
São altamente nutritivos, ricos em proteínas e fibras, com teor de gordura praticamente nulo e um elevado teor de água.

E as ervilhas são óptimas em sopas, arroz, estufados e para complementar as mais diversas refeições.
Além disso, contêm luteína que é um poderoso anti-oxidante que ajuda a saúde dos olhos, eliminando substâncias nocivas que se depositam no globo ocular.


A Compal teve a gentileza de me enviar alguns produtos, como podem ver na foto, e que certamente muito úteis vão ser nas minhas próximas receitas!

Iogurte de limão e canela

Nunca me tinha apercebido como era simples fazer iogurtes caseiros até ter a Bimby.
A verdade é que é simples de fazer, as combinações de sabores são ilimitadas e fica muito, mas muito mais barato que os de compra! Para terem uma ideia, em certas receitas com um litro de leite e restantes ingredientes, eu consigo fazer cerca de 12 iogurtes (daí ter 2 iogurteiras).
Costumam perguntar-me se usando leite magro os iogurtes não ficam demasiado líquidos, se têm realmente realmente consistência e a resposta é que depende daquilo que consideram consistência: eu gosto dos meus iogurtes cremosos, usando o leite magro a única coisa que tenho de fazer é deixar mais tempo na iogurteira.




Ingredientes:
1lt leite magro
1 iogurte natural
3 c. sopa de leite em pó
Casca de 1 limão
1 pau de canela
100g açúcar
Snack de maçã biológica Sabor Bio q.b. 


Preparação:
- No copo de Bimby, colocar o leite, o pau de canela e a casca de limão, programe 8min, Temp 90º, Vel Colher Inversa.
- Deixe arrefecer até que marque a temperatura de 50º.
- Retire a casca de limão e o pau de canela.
- Junte o açúcar e o leite em pó, misture 20seg, Vel 4.
- Adicione o iogurte natural e misture 20seg, Vel 4.
- Distribua a mistura por copinhos e coloque na iogurteira durante 10 a 12 horas, depois coloque no frigorífico.
- Na altura de comer, por cima do iogurte distribua o snack de maçã partido em pedaços.



Nota
:
Pode substituir o snack de maçã por frutos secos.
Fonte - Receita adaptada do blog "Coco e Baunilha"

12 março, 2014

Mercado Gourmet 2014

O final de tarde da passada sexta-feira foi dedicado ao Mercado Gourmet no Campo Pequeno

No ano passado não pode ir e por isso tinha decidido que este ano não poderia faltar!
Convidei a minha mãe para ir comigo, já que tinha a certeza que era um programa que ela iria gostar tanto quanto eu e lá fomos nós conhecer o que de melhor se faz pelo nosso país. 
E, digo-vos, valia muito a pena!

Desde as embalagens, umas mais modernas e outras a recordar o antigamente, os aromas que se sentiam e as cores vibrantes, tudo nos fazia crescer água na boca! 
Descobrimos as cervejas e gelados artesanais, pipocas com sabores extravagantes, chás delicados, provamos um queijo da serra de cortar a respiração, doces que tinham tanto de invulgar como de delicioso como maracujá vermelho ou courgette, ficámos a babar pelos chocolates, a variedade de temperos biológicos, enchidos e patés de caça os ovos moles que nos tentaram (mas resistimos!), o fantástico mel de eucalipto e muitas outras iguais igualmente apetecíveis.

Foi um final de tarde muito bem passado em que não regressámos a casa de mãos a abanar!












E agora, marcamos encontro para a próxima edição? ;)

11 março, 2014

Sugestão para o Dia do Pai

Hoje, aproveitando a proximidade da data, deixo-vos uma sugestão para o Dia do Pai.


João Miguel Tavares, jornalista, marido e pai de quatro filhos, reuniu num único livro, tudo o que sabe sobre a família e o casamento, com 112 dicas de A a Z, bem-humoradas e divertidas.

Licenciado em Ciências da Comunicação, foi jornalista e editor-executivo no Diário de Notícias, colunista no Correio da Manhã e director-adjunto da revista Time Out. É actualmente colunista do Público e comentador do programa da TVI24 e TSF Governo Sombra. 
É co-autor do blogue Pais de Quatro. Vive com a mulher e os quatro filhos em Lisboa.

Este Manual de Sobrevivência para Pais e Maridos é o ideal para momentos de desespero, esgotamentos de paciência, implosões de fleuma e colapsos de serenidade e que, com toda a certeza, o vai ajudar a consolar os seus dias.

Aqui fica também o convite para a apresentação do livro.