30 setembro, 2014

Honorato Rio

Tenho de começar esta review explicando que após a minha visita a Honorato do Marcado da Ribeira, estava muito hesitante em ir a outro espaço desta cadeia... fiz questão de apresentar uma reclamação e posteriormente fui contactada e muito amavelmente convidada a ir a outro espaço Honorato à minha escolha. Hesitei, mas decidi dar nova oportunidade e devido à localização (Parque das Nações) este foi o escolhido!

Para começar fomos muito bem recebidos, quer pela gerente, quer por um responsável da Honorato que veio falar connosco. É de valorizar que uma empresa admita os erros, procure perceber o que pode melhorar e tentar satisfazer o cliente.
A empregada que que nos atendeu ao longo da noite era muito simpática e atenciosa, eficiente e atenta.




Adorei o espaço! Optámos pela sala, mas mesmo com algum frio à noite a esplanada encheu passado pouco tempo. Decoração e ambiente informal e descontraído, música agradável, quando enche torna-se algo barulhento, mas devido ás dimensões do espaço é perfeitamente normal e felizmente não são daqueles que colocam a música em altos berros.




Começámos pelo mata-bicho, uma coxinha de frango com queijo, que vinha quentinho e estava delicioso: crocante por fora e por dentro muito cremoso.



Para beber, escolhemos o Berry Nice e o Berry Good, basicamente um sumo de frutos vermelhos com hortelã, um na versão com álcool e o outro sem álcool, servidos numa generosa caneca. Divinos!



Escolhemos os hambúrguers Picanha (para mim) e capitão Fausto para ele. Não sei precisar quanto tempo demorou, mas talvez cerca de 20 minutos. Confesso que a primeira reacção quando a comida chegou à mesa foi de achar os hambúrgueres pequenos, ou melhor pouca quantidade de carne vs quantidade de pão. Mas tendo em conta o que cada hambúrguer traz em termos dos diferentes componentes e como o pão é bastante leve e fofo, existe realmente um equilíbrio. Embora, não me importasse de ter mais carne na mesma! ;)
A carne vinha bem temperada e cozinhada como pedimos (não salgada e demasiado mal passada como no Mercado da Ribeira), as batatas saborosas e estaladiças q.b. e a maionese uma delícia.



Como sobremesa, pedimos mousse de chocolate, que é servida num pote grande que dá perfeitamente para dividir por 2 pessoas. Doce q.b., sabor intenso a chocolate, muito cremosa e gostei da espécie de crumble que colocaram por cima.
Para finalizar, escolhemos um gin recomendado pela empregada, que nos conquistou e nos fez ter curiosidade de explorar melhor a carta de gins.



Para concluir...
São os melhores hamburgueres de Lisboa? Não sei! 

Lamento desiludir quem me lê, mas não tenho qualquer pretensão de correr as inúmeras hamburguerias de Lisboa... Sei que os hambúrgueres são deliciosos, mas talvez mais importante que apenas um bom hambúrguer é proporcionado ao cliente uma experiência que une a qualidade da comida, serviço e ambiente, por tudo isso merece uma visita.

Perninhas de frango com molho indiano

Vocês já sabem bem que adoro as minhas especiarias! Verdade seja dita, nem sei só certo quantas especiarias ou frascos com as mesmas, sei é ocupam praticamente todo um pequeno armário e, quem como eu tem uma cozinha pequena certamente compreende, até evito ir ao corredor das especiarias no supermercado ou a lojas especializadas.
A receita de hoje é simples e aromática, com especiarias simples e um molho cremoso, foi a oportunidade perfeita para testar o novo pyrex que recebi.





Ingredientes:
5 perninhas de frango
1 c. sopa paprika
1 c. sopa açafrão
Salsa picada q.b.
2 dentes de alho picados
1 c. chá gengibre em pó
Flocos de malagueta q.b.
1 c. sopa de sumo de limão Polenghi
1 fio de azeite
Sal q.b.
400ml leite de coco





Preparação:
- Numa taça, misture o sal e alho, depois junte o açafrão, a paprika, a salsa,o gengibre e os flocos de malagueta.
- Regue com o sumo de limão e um fio de azeite.
- Esfregue as perninhas de frango com esta mistura e deixe marinar cerca de 15 a 30 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque as perninhas num pyrex e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
- Retire do forno, junte o leite de coco e leve novamente ao forno durante cerca de 10 minutos.
- Sirva com arroz basmati.




Fonte - Receita  adapatada da revista Continente Magazine nº43

29 setembro, 2014

Hot dog vegetariano

Muitos das receitas que faço em casa são planeadas com antecedência (a maioria na verdade, por isso é que faço ementas mensais!), mas parte devido a imprevistos ou alterações de planos e outra parte devido ao facto que também tenho o outro lado que gosta de improvisar na cozinha, usar aproveitamentos ou vasculhar a despensa em busca de algum ingrediente já esquecido.
E foi o caso do principal ingrediente desta receita... explicado melhor: aquando do lançamento da nova Saúde à Mesa, à saída era entregue um simpático cabaz e no meio de tantos produtos vinha uma frasco de salsichas de soja com vegetais, achei a ideia interessante, mas o frasco lá ficou esquecido...
Ora eis que um dia apetecia-me um cachorro-quente e não tinha salsichas, pensava eu até dar com o frasco numa prateleira... decidi experimentar e fiquei surpreendida por serem tão saborosas!





Ingredientes:
5 pães para hot dog
1 frasco de salsichas de soja com vegetais
1 lata pequena de milho
Batata palha q.b.
Ketchup q.b.
Mostarda q.b.


Preparação:
- Siga as instruções no frasco para aquecer as salsichas.
- Coloque cada salsicha num pão para hot-dog, coloque mostarda e ketchup, por cima deite o milho e a batata palha.
- Sirva quente.



27 setembro, 2014

O blog no Petiscos.com

Recentemente recebi mais uma fantástica notícia para o blog: ser considerado pela equipa Petiscos.com, como um dos melhores blogs de culinária portuguesa de 2014!



Podem imaginar como fiquei contente! :)
Para já, são 25 receitas que estão em destaque e que podem ver aqui.

26 setembro, 2014

Feijoada do Mar

Hoje trago como sugestão uma feijoada diferente: reconfortante e deliciosa, mas mais leve do que uma feijoada tradicional.
Já tinha experimentado fazer feijoada de choco e realmente gostei imenso, nunca tinha feito com pota, mas como adoro pota acho que o resultado só poderia ser bom... mas claro, como seria de esperar, tinha de colocar mais alguns ingredientes à mistura.
Uma feijoada perfeita para reunir família ou amigos à mesa e simplesmente desfrutar!






Ingredientes:
1 embalagem de tiras de pota, em pedaços
1 embalagem de Seafood Mix
50g azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
50ml vinho branco
100g polpa tomate Compal da Horta
2 cenouras às rodelas
Metade de 1 chouriço às rodelas
1 lata (400g) de feijão branco Compal da Horta
1 c. chá molho inglês
Flocos de malagueta q.b.
Coentros folha Margão q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.





Preparação:
- Coloque no copo o azeite, a cebola e o alho, pique 5seg, Vel 5.
- Junte o louro e a polpa de tomate, refogue 5min, Temp Varoma, Vel 1.
- Junte a pota, as cenouras, o polvo e lulas do seafood mix, tempere com sal e flocos de malagueta, programe 15min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Adicione o feijão, o molho inglês, os coentros e o camarão do seafood mix, programe 5min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- Sirva com arroz branco.

25 setembro, 2014

Almôndegas com molho de tomate e canela

Quando estive no restaurante grego, reparei que um dos pratos que constava na emenda eram almôndegas em molho de tomate e canela. Na altura, não pedi esse prato, mas fiquei muito curiosa!
Tinha almôndegas no congelador e achei que seria interessante fazer um molho de tomate, não apenas com canela, mas também com outras especiarias.
O resultado é uma espécie de molho à marroquina, muito aromático e reconfortante, perfeito para dias frios e cinzentos.




Ingredientes:
750g almôndegas
50g azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
400ml polpa de tomate Compal da Horta
1 folha de louro
3 paus de canela
1 c. chá de cominhos em pó
1 c. chá de coentros em pó
2 c. chá salva Margão
1 pitada de noz-moscada
30ml vinho branco
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:
- Numa tacho ou panela, deite o azeite e junte a cebola e o alho, deixe refogar.
Adicione a polpa de tomate, a folha de de louro, os paus de canela, os cominhos e os coentros, a salva, a noz-moscada, vinho branco, sal e pimenta. Deixe ferver e depois baixe para lume médio.
- Junte tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.

- Rectifique os temperos.
- Sirva com arroz basmati ou massa.




24 setembro, 2014

Volver by Chakall




Um restaurante de excelência não se resume apenas à comida, mas a toda uma experiência, e o Volver sem dúvida que proporciona essa experiência: atendimento cuidado e atencioso mas sem ser intrusivo, um espaço requintado e intimista, música agradável e envolvente, e a comida que tem um sabor único!
Mesmo quando a sala fica lotada, o ambiente mantém-se acolhedor e existe espaço q.b. entre as mesas o que mantém a privacidade.




Para além do couvert e do daikiri de morango para começar, pedimos o misto de tapas volver. Ficámos deliciados! Eu que normalmente não gosto de pimentos padron, adorei a forma como estavam cozinhados, o chorizo argentino com um sabor tão diferente, o ceviche tão fresco e que se desfazia na boca... Foi a melhor forma de começar a refeição.



Pedimos o Chuletón de Ávila para os 2, afinal são 600g de carne e para acompanhar vegetais grelhados e mesclum de batatas (batata e batata doce). Tudo com uma aparência tentadora e a cheirar divinalmente!A carne, cozinhada e temperada no ponto, tenra que parecia derreter-se na boca, sem dúvida que a carne é a estrela deste restaurante!... 
Os acompanhamentos, igualmente deliciosos, embora confesse que gostaria de ver servida uma maior quantidade de legumes e menor quantidade de batatas.



Para sobremesa, escolhemos o cheesecake de banana e chocolate com sorvete de maracujá e a torta rogel com doce de leite e morangos. Não sendo apreciadora de banana, confesso que não gostei do cheesecake ainda que se em cada garfada fosse misturado com o sorvete o sabor final se tornava muito mais agradável; mas a torta era absolutamente maravilhosa: doce qb. misto de textura cremosa e estaladiça, a fazer um contraste interessante com os morangos.



Tenho agora 2 problemas muitos graves! Um deles é querer voltar num noite de tango (todas as quintas-feiras) e outro é querer voltar para experimentar para o menu de tapas!

Concluindo: irei Volver... com muito gosto! 


  Click to add a blog post for Volver by Chakall on Zomato

23 setembro, 2014

Asinhas frango sweet & spicy

Um dos petiscos que mais gosto e que faço com frequência são as asinhas de frango.
Faço sempre no forno, adoro que fiquem com o interior tenro e suculento, por fora a pele crocante... e se ainda previamente tiverem sido marinadas naquilo que se tornará um molho culposo, daqueles de lamber os dedos, é garantido que desaparecem num abrir e fechar de olhos.
Ora bem, a receita de hoje preenche todos esses requisitos! Podem ver que nos ingredientes que consta um pouco de molho tabasco, que dá um toque picante e caso se sintam audaciosos podem aumentar a quantidade.





Ingredientes:
12 a 15 asinhas de frango
1 c. sopa azeite
1 c. chá de alho em pó
Sumo de meio limão
1 c. sopa molho inglês
3 c. sopa concentrado de tomate Compal da Horta
1 c. chá de molho tabasco
1 c. chá fumo líquido
2 c. sopa mel
Sal q.b.


Preparação:
- Numa taça grande ou saco de congelação, coloque todos os ingredientes. Envolva e deixe marinar tanto tempo quanto possível, no mínimo 1 hora.
- Pré-aqueça o forno a 200º.
- Coloque as asinhas de frango num tabuleiro forrado com papel vegetal ou de alumínio, leve ao forno durante cerca de 35 minutos, virando-as a meio do tempo.





Fonte - Receita adaptada daqui

22 setembro, 2014

Ovos com espinafres e bacon

Como vos disse a semana passada, eu adoro ovos!
Assim, sendo, vamos começar a semana com uma deliciosas receita se ovos... se têm ovos e bacon, já se sabe que será uma receita deliciosa. Melhor ainda, é que serve perfeitamente como brunch naqueles dias em que acordamos tarde, refeição ligeira se for à hora do almoço ou simplesmente um petisco.
Eu confesso que é uma das minhas opções preferidas aos domingos, em que gosto de acordar mais tarde e não ter de me preocupar em preparar nada de elaborado!




Ingredientes:
4 ovos
12 fatias de bacon
150g espinafres congelados, previamente descongelados
Natas q.b.
Mozzarella ralado q.b.
Oregãos q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b. para untar


Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Unte 4 taças ou ramequins, depois forre cada uma com 3 fatias de bacon e no fundo coloque os espinafres.
- Por cima, coloque um ovo e junte as natas e o queijo.
- Tempere com sal, pimenta e oregãos.
- Leve ao forno durante cerca de 10 minutos.
- Acompanhe com pão torrado.




Fonte - Receita adaptada do livro "Receitas para todos os dias".

19 setembro, 2014

Sugestão para o fim de semana #11





Festival Caixa Alfama
A 2ª edição do Festival Caixa Alfama volta a celebrar o Fado no coração de Alfama.
Decorrerá durante duas noites a 19 e 20 de Setembro - em 10 espaços distintos, contando com a prestação de mais de 40 dos Fadistas de diferentes gerações que, actualmente, melhor representam, interpretam e divulgam o Fado, elemento genuíno e condutor vivo da cultura e identidade portuguesas.
Existe um bilhete único com o custo de 35€.
Mais informações aqui.



Entre os dias 18 e 21 de Setembro, a iniciativa “Viseu & Vinho Dão Festa” promete dar a redescobrir o Dão e Viseu como cidade vinhateira, numa agenda irresistível de experiências e eventos. 
Mais informações aqui.



O FIESA é uma mega exposição de escultura em areia, que se realiza anualmente no Algarve, apresentando, em cada edição, quarenta mil toneladas de areia transformadas em imponentes esculturas, alusivas a um tema. Esculpidas por um conjunto de artistas de várias partes do mundo, as peças exibidas reproduzem, de uma forma criativa, pessoas, objectos e cenários alusivos à música, numa área de 15.000 m2, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura.
Mais informações aqui.

Blog recomendado Pyrex

É com muito prazer que vos dou a conhecer a mais recente parceria do blog com a marca Pyrex.




A semana passada fui surpreendida com um convite de parceria por parte da Pyrex, claro que fiquei muito feliz já que conheço a marca há vários anos e que tem a qualidade que todos conhecemos.
Desta forma,  além de o meu blog ser um dos blogues recomendados pela marca, vou ter oportunidade de experimentar os produtos da marca, acesso às últimas novidades, o apoio de um chef com uma estrela Michelin e a possibilidade de fazer passatempos com os produtos da marca para premiar os meus queridos leitores!




Os produtos que recebi esta semana:
- Flexi Twist tabuleiro para bolos canelados
Fácil de segurar, limpar e desenformar
Impressions ramequins
Alta retenção de calor e parte superior esmaltada
- Assimetria tabuleiro de muffins
Ergonómico graças à sua asa XL e fácil de desenformar graças ao seu fundo com relevo
- Easy grip assadeira quadrada
Vidro resistente a choques térmicos e a riscos, fácil de pegar, adequado para microondas
-  Kitchen Lab salad mixer
Alta precisão para criação de molhos e vinagretes
- Frigideira Pronto
Aço inoxidável, resistente a altas temperaturas, fácil de manusear e bico para verter

18 setembro, 2014

Noodles asiáticos com salmão

Uma das melhores coisas que o blog me trouxe é este entusiasmo constante pela cozinha! Testar receitas novas, experimentar ingredientes diferentes e aprender a valorizar os mais simples, descobrir outros aromas e sabores... Adoro explorar cozinhas diferentes, como se estivesse numa viagem através da comida.
Esta receita é um excelente exemplo de como é possível apenas com alguns ingredientes e sem grandes complicações podemos quase imaginar que estamos pela Ásia.





Ingredientes:
2 lombos de salmão
1 embalagem de noodles
4 c. sopa de molho de soja
1 c. chá de óleo de sésamo
2 c. sopa de óleo de girassol
150g mistura chinesa
2 dentes de alho picados
1 malagueta vermelha, fresca, picada sem sementes
1 c. chá gengibre fresco ralado
Sal q.b
Flocos de malagueta q.b.
Sementes de sésamo q.b.




Preparação:
- Coloque os noodles com um pouco de sal no tacho, cubra com água a ferver e tape, em cerca de 4 a 5 minutos estão prontos.
- Num wok coloque o óleo, junte as supremas de salmão, 
deixe cozinhar de ambos os lados, vá desfazendo com uma colher ou garfo.
- Junte a malagueta, o alho, o gengibre, a mistura chinesa e deixe saltear.

- Adicione o molho de soja e as sementes de sésamo, junte os noodles bem escorridos e envolva.
- Rectifique os temperos e junte o óleo de sésamo.
- Polvilhe com sementes de sésamo, flocos de malagueta e sirva. 




Fonte - Receita adaptada do livro "Receitas para todos os dias".

17 setembro, 2014

Espetadas com molho teriyaki, mel e alho

Quem visita o blog com alguma frequência sabe que sou uma adepta de fazer as minhas próprias pzzas, hambúrgueres, espetadas e por aí fora.
Numa das minhas visitas ao meu talho habitual, o sr que me atendeu gentilmente ofereceu-me umas espetadas, ainda que seja raríssimo consumir espetadas de porco, claro que gostei da amabilidade e trouxe-as comigo.
Ora, nem sempre o tempo chega para tudo e num desses dias essas espetadas deram imenso jeito! Bastou-me temperar com sal, pimenta e sumo de limão, depois enquanto grelhavam pincelar com molho teriyaki... num instante estava na mesa um jantar rápido e delicioso!





Ingredientes:
8 espetadas de porco
Molho teriyaki melho e alho Kikkoman q.b
Sumo de 1 limão
Sal q.b.
Pimenta q.b.





Preparação:
- Pincele as espetadas com o molho teriyaki, tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
- Numa grelhador ou frigideira tipo grelha, coloque as espetadas a cozinhar.
- Vire ocasionalmente e vá pincelando com o molho teriyaki.
- Sirva com salada.



16 setembro, 2014

Resultado passatempo Zomato - Volver by Chakall

Rufar de tambores, por favor!



E o vencedor do passatempo foi: Raquel Alves 
Muitos parabéns! 

O vencedor já foi contacto por e-mail.
Muito obrigada a todos os que participaram! :)

Pudim cremoso de coco

Admitam... já sentiam falta de uma sobremesa, não era?
Pois bem, hoje trago uma sobremesa tão simples, mas tão simples que é só juntar os ingredientes e... colocar no microondas. Isso mesmo leram bem, no microondas, não vão precisar de ligar o forno.
Adoro coco, por isso quando vi esta receita marquei logo para fazer o mais rapidamente possível. Infelizmente, não tinha a quantidade de coco que a receita indicava (200g), tinha apenas metade e sinceramente achei que ficou delicioso! Doce q.b. e com um agradável sabor a coco.
Por cima fica mais consistente, quase como se fosse um bolo normal, mas por dentro é realmente cremoso.






Ingredientes:
100g coco ralado
1 lata de leite condensado
300ml leite magro
3 gemas
Vaqueiro líquida q.b. para untar




Preparação:
- Numa taça, deite o leite condensado, junte as gemas e mexa.
- Adicione o coco ralado e leite, envolva delicadamente. Reserve e deixe repousar durante 5 minutos.
- Unte 5 ramequins ou forminhas próprias para microondas com vaqueiro liquída.
- Mexa novamente a mistura e leve ao microondas durante 10 minutos (1000w).
- Retire e deixe arrefecer, sirva directamente nas forminhas decorado a gosto.



Fonte - Receita adaptada da revista Ementa da Semana nº 466

15 setembro, 2014

Frittata de atum e tomate cereja

Eu adoro ovos! A sério... acho que dificilmente passa uma semanas sem comer ovos.
Pode ser simplesmente um ovo estrelado ou uns ovos mexidos com um pouco de bacon à mistura, a omelete de camarão e coentros da minha mãe ou quando vou de férias e é altura do pequeno-almoço vou sempre ver se há ovos.Talvez por isso, seja por isso que sou uma fã de frittatas!
Posso usar os meus adorados ovos e depois recorrer ao frigorífico ou à despensa para ver que ingredientes ou restos andam perdidos e posso usar. Neste caso, foi algo tão simples como alguns tomate cereja e 2 simples latas de atum... e temos refeição para 2!




Ingredientes:
6 ovos 
1 c. sopa azeite 
2 latas de atum
Tomate cereja q.b.
Queijo mozzarella ralado q.b.
1 c. chá de Segredos Alho e Salsa Margão
Sal q.b.
Pimenta q.b





Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Bata os ovos e tempere com sal, pimenta e segredos alho e salsa. Reserve.
- Corte o tomate cereja em metades e escorra o atum
- Num frigideira pré-aquecida, deite o azeite, adicione os ovos, depois o tomate e o atum. 

Deixar cozinhar a parte de baixo até que o ovo junto à extremidade da frigideira esteja cozinhado e fique dourado. Nessa altura, apague o lume e coloque por cima o queijo ralado.
- Leve a frigideira ao forno até que o queijo derreta e fique um pouco dourado.
- Acompanhe com salada.




12 setembro, 2014

Zomato Feedback

Esta semana a Zomato lançou um desafio: dar a nossa opinião acerca daquilo que gostamos, não gostamos, sugestões do que poderia ser melhorado, tudo de forma a fazer com que o conteúdo seja mais interessante e relevante para o utilizador.

Let's begin!



As 3 coisas que adoro
- As colecções
A forma mais simples de encontrar restaurantes que se destacam... não dá trabalho nenhum, por isso até o maior dos preguiçosos encontra um restaurante interessante e há para todos os gostos!
Sou fã das colecções Restaurantes do Momento, Novidades na Cidade e Pérolas Escondidas.
- Proximidade
Existem muitas aplicações sobre restaurantes, fotos sobre comida, etc eu já usei algumas, mas a Zomato é a única neste sentido! É fantástica a interacção que existe entre users, não nos limitamos a dar opiniões, também trocamos feedback entre nós, desde dicas ou onde encontrar um desconto para algum restaurante, tudo isto porque partilhamos a mesma amor pela comida! Ao mesmo tempo, a Zomato está aberta a sugestões e críticas: se vemos que algum dado que está incorrecto ou sugerimos alguma informação adicional, vamos sempre receber um feedback.
- Sentido de humor
Acho que pelas 2 imagens dá para perceber o que quero dizer!


As 3 coisas que gosto menos/gostaria que fosse introduzido ou alterado
- Restaurante recomendado 
Do meu ponto de vista, gostava de que fosse introduzido uma ferramenta em que consoante os restaurantes que cada utilizador visita e faz review, lhe serem sugeridos outros restaurantes de estilo similar. Uma espécie de "És capaz de gostar disto!".
Por ex: se vai a restaurantes indianos, recomenda de comida goesa e nepalesa; se vai a buffets, sugerir outros restaurantes que também o disponibilizem; se é um amante do sushi, recomendar os melhores restaurantes de sushi ou comida asiática, e por aí fora.
- Listas
À semelhança da lista de locais visitados e da whislist, adorava que fosse introduzidas 2 novas listas: a favorite list, com aqueles restaurantes que proporcionaram uma experiência fora de série e que se calhar até visitamos com alguma regularidade, e no lado oposto a black list, com os restaurantes em que as coisas não correram bem, fosse pela comida, ambiente ou atendimento (claro que suportada pela review!).
E porque não uma lista de restaurante com descontos para utilizadores Zomato?!? ;)
- Informação disponível
A informação disponível sobre cada restaurante além de útil já é bastante completa, mas pode ser ainda mais! No ponto de vista do utilizador, que gosta de procurar por restaurantes novos para experimentar acho que seria útil ter acesso às seguintes informações: se disponibilizam pratos vegetarianos e/ou vegan (mesmo não sendo um restaurante vegetariano); se têm algo que os distinga de outros restaurantes como música ao vivo ou outro tipo de espectáculo (com indicações dos respectivos dias) e se têm dias específicos com menú especial (all you can eat, menu de desgustação, menús em promoção) e até se têm catering disponível.




Pizza Napolitana

Já sabem que eu sou uma fã de massas e pizzas!
Adoro fazer pizzas em casa, adoro o quanto é facil e versátil, talvez por isso mesmo quase todos os meses tento experimentar algo novo.
Desta vez quis experimentar algo diferente com ingredientes simples que tinha na despensa: azeitonas, anchovas e alcaparras, só mais tarde vim a saber que são os ingredientes típicos de uma pizza napolitana. Para além dos ingredientes base, há 2 coisas que nunca podem faltar nas minhas pizzas: o meu adorado queijo mozzarella e oregões.





Ingredientes (2 pizzas):
Massa de pizza
Polpa de tomate q.b.
Oregãos q.b
Filetes de anchovas q.b.
Azeitonas pretas às rodelas q.b.
Queijo mozzarella q.b




Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200º.
- Na massa de pizza, espalhar polpa de tomate, os filetes de anchova, as azeitonas e as alcaparras, por cima colocar o queijo mozzarella e os oregãos.
- Levar ao forno durante cerca de 8 a 10 minutos.

- Retire do forno e sirva acompanhado com salada.



11 setembro, 2014

Massa konjac bolonhesa

Hoje trago-vos uma bolonhesa diferente!
E é diferente porquê?! Ora bem, é diferente porque ao invés de ser feita com esparguete normal é feito com a tão famosa massa konjac.
O resultado é uma bolonhesa igualmente saciante, mas mais leve na textura e no sabor, e claro muito mais saudável. Para quem procura uma alternativa à bolonhesa tradicional ou está a fazer uma alimentação com baixo teor de hidratos de carbono, é uma excelente e saborosa alternativa.




Ingredientes:
300g carne picada (metade porco, metade vaca)
1 embalagem de Slim Pasta Spaghetti
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b.
1 lata de tomate em pedaços
1 c. chá de manjericão
1 c. chá de salva Margão
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Parmesão ralado q.b.


Preparação:
- Numa tacho ou panela, deite o azeite e junte a cebola e o alho, deixe refogar.
Adicione a carne picada e tente desfazer um pouco utilizando um garfo ou colher e deixe cozinhar.
- Junte a lata de tomate, tempere com as ervas aromáticas, sal e pimenta, tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Abra a embalagem de slim pasta, escorra bem e adicione à carne.
- Deixe cozinhar por mais 5 ou 10 minutos.
- Sirva com parmesão ralado.





Nota:

Se preferir, pode usar carne picada de frango ou perú


Fonte - Receita adaptada do livro "As receitas a dieta dos 31 dias"