23 julho, 2015

Espetadas de perú com molho de pimentos

Há já alguns anos que me habituei a fazer espetadas caseiras.
É verdade que actualmente os talhos já têm diferentes tipos de espetadas, com vários tipos de carne e peixe, legumes e com mais qualidade, mas eu gosto de ter a possibilidade de escolher exactamente aquilo que a minhas espetadas têm.
Por exemplo, se virem no blog as diferentes receitas de espetadas vão reparar que poucas vezes têm pimento verde e quando têm é em pouca quantidade, não tenho nada contra a cor do pimento e a explicação é simples: por norma, o pimento verde provoca-me azia. 
Estas espetadas são muito simples, basta temperar, colocar nos espetos de madeira e grelhar, para o molho basta terem uma picadora ou liquidificadora.
É uma excelente receita de Verão, já que as espetadas são leves e ficam perfeitas grelhadas acompanhadas pelo molho adocicado de pimentos.




Ingredientes:
500g bifes de perú
Paprika q.b.
Sumo de 1 limão
250g pimentos vermelhos em conserva
1 cebola roxa
1 c. chá de mel
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Corte os bifes de perú em tiras de 2 a 3 cm, tempere com paprika, sumo de meio limão, sal, pimenta e um fio de azeite. Reserve.
- Prepare o molho de pimentos colocando numa picadora os pimentos de conserva, a cebola, o mel, sumo de meio limão, os coentros, azeite, sal e pimenta, triture até obter um molho.
- Rectifique os temperos.
- Coloque o molho numa taça e reserve no frigorífico até ao momento de servir.
- Insira as tiras de carne nos espetos de madeira em formato de S.
Grelhe as espetadas numa frigideira ou num grelhador, durante cerca de 4 a 5 minutos de cada lado.
- Sirva com o molho de pimentos.



6 comentários: