27 novembro, 2015

Sugestão para o fim de semana #19



O Festival da Batata-doce de Aljezur, realiza-se entre 27 a 29 de Novembro, é uma iniciativa conjunta do Município de Aljezur e da Associação dos Produtores da Batata-doce de Aljezur e tem como finalidade a promoção dos sabores e saberes tradicionais, com destaque para a gastronomia, onde se incluem pratos e doces confeccionados com a afamada batata-doce desta região.

Esta iniciativa tem como principais objectivos promover e divulgar a batata-doce, promover as actividades económicas existentes no concelho como a agricultura e indústria e dar a conhecer os produtos de qualidade do concelho.


Durante o mês de Novembro em Esposende realiza-se uma iniciativa da Câmara Municipal em conjunto com as unidades de restauração do concelho, com o propósito de promover a gastronomia e os produtos endógenos da região, combatendo a sazonalidade e cativando clientes para a restauração e hotelaria, na época baixa.
Os restaurantes do concelho apresentam saborosas sugestões gastronómicas baseadas na carne, acompanhadas pelos vinhos verdes das quintas do concelho e rematadas por sobremesas de receitas conventuais de doçaria regional.
O programa completo pode ser consultado aqui.

Até dia 29 de Novembro, Ferreira do Zêzere será palco do 5º Festival Gastronómico da Abóbora, evento promovido pela Câmara Municipal, e que conta com doze restaurantes aderentes e quatro estabelecimentos de tapas, petiscos e doçaria local.
A abóbora é o principal ingrediente de um certame que pretende realçar as potencialidades deste produto.
Desde sopas a doces, passando pelos pratos principais, muitas serão as variedades e aromas a explorar, rebuscados a partir de receitas tradicionais do tempo dos nossos avós, com um toque de inovação e originalidade, proporcionado pelos chefes dos restaurantes e estabelecimentos aderentes. 
Os restaurantes aderentes podem ser consultador aqui.

Campo Pequeno acolhe, uma vez mais, o maior Mercado de Natal só com projectos portugueses.
De 28 de Novembro a 2 de Dezembro, na Arena do Campo Pequeno, mais de 100 expositores vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspirados nas artes e ofícios tradicionais. 
Diariamente, das 11h às 21h, os visitantes podem encontrar peças originais, do tradicional ao contemporâneo, a preços atractivos, contribuindo para a sustentabilidade de pequenos ofícios e para o desenvolvimento da micro-economia nacional.

2 comentários: