30 julho, 2015

Saladas no Frasco

Quantas vezes não sabemos o que preparar para levar para o trabalho? Quantas vezes não nos apetece preparar o almoço para levar para o trabalho e acabamos por comer algo pouco saudável? E quantas vezes temos legumes no frigorífico que deixamos estragar?!
O livro Saladas no Frasco mostra como se pode criar um salada em camadas, com alguma preparação podemos ter saladas frescas e prontas a consumir para toda a semana, e que facilmente pode ser transportada. 



Editorial Presença lançou recentemente o livro Saladas no Frasco, de Julia Mirabella (autora do blog Food and other stuff), são 28 receita de saladas em camadas para guardar e levar!
Este livro dá todas as dicas de como preparar as suas saladas com os ingredientes mais frescos, de forma rápida, fácil e saudável.
As saladas em frascos são ideais para levar para o trabalho, mas têm muitas outras utilidades. São também uma forma excelente de oferecer refeições rápidas e frescas ou para levar salada para um churrasco em casa de um amigo.




Confesso que com as férias, ainda não experimentei nenhuma salada... mas têm tão bom aspecto, que apetece experimentar todas!
No livro, existem receitas mais familiares como melancia e feta, caprese ou salada César, e depois temos combinações diferentes como espinafres, mirtilos e queijo azul, azedas e pêssegos ou palmito; além disso, o livro também tem várias receitas de vinagretes e a melhor forma de o transportar usando as saladas no frasco.

29 julho, 2015

Smoothie de café e morango

Tenho uma pequena confissão a fazer... durante muitos anos não fui uma grande apreciadora de café! Não apreciava o sabor, nem conseguia entender muito bem o fascínio que exercia em algumas pessoas... Seja por influência do meu marido (um verdadeiro apaixonado pelo café), elos gostos que se alteram com a idade ou porque um blog de culinária nos expande os horizontes, já não consigo actualmente imaginar a minha vida sem café!
Uma das coisas que tenho aprendido é a usar diversos ingredientes ou alimentos de forma diferente da habitual, desde o caril e outras especiarias, o vinagre ou o café. Exemplo disso, são as receitas que podem encontrar no site Nespresso: vários tipos de  latte e café gelado, cocktails, granizado, bolos e biscoitos....
Pode parecer um pouco estranho combinar fruta e café, mas acreditem que este smoothie além de ser leve e refrescante, vós vai dar um boost de energia!




Ingredientes:
2 cápsulas de café Grand Cru Linizio Lungo
250g morangos
4 bolas de gelado de morango
Mel ou açúcar q.b (opcional)




Preparação:
- Prepare o café Grand Cru Linizio Lungo em lungo (2 x 110ml), coloque numa taça e deixe arrefecer.
- Lave e arranje os morangos, corte-os em pedaços pequenos.
- Numa liquidificadora coloque o café frio, os morangos e o gelado, triture durante cerca de 30 segundos até obter uma mistura suave.
- Se desejar, adicione um pouco de açúcar ou mel.
- Sirva decorado a gosto.




Fonte - Receita adaptada do site Nespresso

28 julho, 2015

Dinastia Tang

No que toca a localização, o Dinastia Tang não fica numa zona "in" nem movimentada como outras zonas de Lisboa, está um pouco no meio do nada... tem a grande vantagem do estacionamento ser abundante e gratuito.
Não existe nada de típico neste chinês, portanto se for essa a vossa expectativa vão sair desiludidos!
O espaço é elegante e discreto, muito amplo, com mobiliário e peças chinesas, bem como vários biombos trabalhados que criam várias zonas.


O serviço é algo desorganizado: não sabem muito bem que vinhos estão disponíveis, esquecimento de talhares ou copos.
Na ementa encontram apenas um ou outro prato que podem soar familiares, o conceito deste restaurante é servir a autêntica comida chinesa das várias zonas da China,daí podemos encontrar o clássico Pato Pequim ou um entrecosto com alho e sugestões tão exóticas como salada de medusa, línguas de pato, lascas de peixe picante, entre outros.


Começando pelas entradas, destaque para o crepe recheado com frango, camarão e legumes que além do recheio saboroso estava frito na perfeição mas sem a massa ensopada em óleo; igual destaque merece a beringela com carne picada que estava fantástico (e eu nem gosto assim tanto de beringela!).


Para além do vinho, chega a mesa um chá de crisântemo, que era divinal.
Chegam depois, um entrecosto com alho um prato sem grande surpresa mas saboroso e bem confeccionado; lascas de peixe picante com tofu e noodles de arroz que estava muito apurado, ainda que pudesse ter um pouco menos de picante e gengibre; um arroz solto (numa variante do arroz xauxau) e brócolos salteados com alho cozinhados na perfeição.

Chegados às sobremesas, temos o gelado frito que sinceramente fiquei um pouco desiludida; as bolinhas de sésamo recheadas achei algo pesadas e sem grande sabor; mas para compensar o doce de leite frito era fantástico, impossível só comer um pedaço!



Definitivamente, uma experiência interessante e quero voltar para experimentar outros pratos. 

Click to add a blog post for Dinastia Tang on Zomato

23 julho, 2015

Espetadas de perú com molho de pimentos

Há já alguns anos que me habituei a fazer espetadas caseiras.
É verdade que actualmente os talhos já têm diferentes tipos de espetadas, com vários tipos de carne e peixe, legumes e com mais qualidade, mas eu gosto de ter a possibilidade de escolher exactamente aquilo que a minhas espetadas têm.
Por exemplo, se virem no blog as diferentes receitas de espetadas vão reparar que poucas vezes têm pimento verde e quando têm é em pouca quantidade, não tenho nada contra a cor do pimento e a explicação é simples: por norma, o pimento verde provoca-me azia. 
Estas espetadas são muito simples, basta temperar, colocar nos espetos de madeira e grelhar, para o molho basta terem uma picadora ou liquidificadora.
É uma excelente receita de Verão, já que as espetadas são leves e ficam perfeitas grelhadas acompanhadas pelo molho adocicado de pimentos.




Ingredientes:
500g bifes de perú
Paprika q.b.
Sumo de 1 limão
250g pimentos vermelhos em conserva
1 cebola roxa
1 c. chá de mel
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Corte os bifes de perú em tiras de 2 a 3 cm, tempere com paprika, sumo de meio limão, sal, pimenta e um fio de azeite. Reserve.
- Prepare o molho de pimentos colocando numa picadora os pimentos de conserva, a cebola, o mel, sumo de meio limão, os coentros, azeite, sal e pimenta, triture até obter um molho.
- Rectifique os temperos.
- Coloque o molho numa taça e reserve no frigorífico até ao momento de servir.
- Insira as tiras de carne nos espetos de madeira em formato de S.
Grelhe as espetadas numa frigideira ou num grelhador, durante cerca de 4 a 5 minutos de cada lado.
- Sirva com o molho de pimentos.



22 julho, 2015

Panini de presunto, tomate e mozzarella

Panini é uma sandes típica italiana, normalmente o pão é grelhado de forma a fundir os ingredientes, e pode ser preparada com inúmeros ingredientes diferentes.
Foi recentemente no supermercado que descobri que tinham à venda paninis e como não é algo muito usual trouxe comigo para experimentar, mas se não encontrarem não se preocupem: usem outro pão, como por exemplo pão tipo baguete, pão de mafra ou se preferirem pão mais escuro..
Basta juntar ao pão os seus ingredientes preferidos ou aproveitar sobras de outras receitas: frango grelhado desfiado, queijo, charcutaria, fruta, legumes... para esta panini, decidi simplesmente juntar os sabores clássicos do presunto, tomate e mozzarella, temperados com oregãos e pimenta.




Ingredientes:
Pão tipo Panini
Fatias de presunto
Tomate
Queijo mozzarella
Oregãos q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 150º.
- Leve o pão ao forno durante alguns minutos, retire e deixe arrefecer um pouco.
- Abra o pão.
- Coloque as fatias de presunto, depois as rodelas de tomate e de mozzarella, polvilhe com oregãos e tempere com pimenta.
- Sirva fria ou se preferir leve novamente ao forno e deixe o queijo mozzarella derreter.



21 julho, 2015

Brunch no Real Palácio

Para aqueles que ao Domingo gostam de reunir a família à mesa por largas horas, o Real Palácio localizado no centro de Lisboa,  criou um brunch que proporciona um dia diferente.

A sala decorada está decorada de forma clássica e elegante, proporcionando um ambiente mais formal, no exterior temos um pátio com esplanada com um ambiente mais descontraído e perfeitos para estes dias quentes e luminosos.

Enquanto os mais crescidos saboreiam o brunch, os mais novos, entre os 4 e 12 anos de idade, divertem-se num espaço dedicado à brincadeira, com área de leitura e de desenho, onde também existe uma actividade especial todas as semanas (workshop de bolachas, pizzas, etc)Todas as actividades são gratuitas e acompanhadas por uma equipa de profissionais.

Podem encontrar neste brunch desde scones e croissants, compotas e requeijão caseiros, fruta fresca, sumos e ice teas, os já habituais bacon, ovos, salsichas e cogumelos, bem como uma variada selecção de acepipes como empadas de rabo de boi, salada de polvo, salada de atum, torricado e escabeche, entre muitos outros. E claro, não poderia faltar a doçaria!

Para mim, uma das mais-valias deste brunch, já de si deliciosos e variado, é a possibilidade de massas e risottos serem feitos no momento e a pedido. Basta dar uma vista de olhos pelos ingredientes e ao fim de alguns minutos chega à mesa um delicioso risotto ou massa acabados de fazer.
Sendo uma grande apreciadora de risotto, decidi experimentar e seguindo uma recomendação, optei por um risotto de camarão, mexilhão e espargos que estava absolutamente perfeito! 
Um dos melhores risottos que já provei.

Para terminar, um mimo que não faz parte do brunch mas sim da carta Gelados do Bairro, onde podem encontrar vários sabores tipicamente portugueses como arroz doce, amêndoa amarga, leite creme.
Neste caso, fomos surpreendidos com o Palácio Guedes Quinhones, um duo de crepes recheados com fruta e creme de baunilha com gelado de nata e framboesa, coulis de frutos vermelhos, chantilly e fruta fresca... um verdadeiro pecado da gula! 



Click to add a blog post for Real Cozinha - Real Palácio Hotel on Zomato

16 julho, 2015

Lulas salteadas

A verdade tem de ser dita: com este calor fantástico não apetece nada estar na cozinha!
Peço imensa desculpa se vos desiludo, mas a verdade é com este calor e sol, principalmente em tempo de férias, o que se quer é passear, descansar, aproveitar os dias quentes e longos... e não passar horas na cozinha. E por isso mesmo, as (poucas) receitas que vão saindo da minha cozinha são os mais prácticas e rápidas possíveis.
Recentemente, descobri esta lula patagónica e como já há bastante tempo não fazia lulas cá em casa decidi experimentar. A vantagem desta lula é que já vem eviscerada, limpa e cortada, portanto basta temperar a gosto e cozinhar.





Ingredientes:
1 embalagem de Lula Patagónica
1 c. sopa azeite
3 dentes de alho
3 pimentos vermelhos de conserva
Coentros q.b.
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Tempere as lulas com sal e pimenta. Reserve.
- Corte os pimentos em tiras finas e lamine o alho.
- Numa frigideira, deite o azeite e junte o alho e os pimentos, deixe saltear.
- Depois junte as lulas e deixe cozinahr durante cerca de 5 a 7 minutos.
- Pique os coentros e junte à frigideira, envolva e por cima deite o sumo de limão.
- Acompanhe com salada e arroz branco.





Nota:
Se preferir acompanhe com batatas assadas ou preparadas no microondas.

15 julho, 2015

Asas de frango à marroquina

Um dos meus petiscos preferidos são asinhas de frango!
Sei que provavelmente muitos não devem apreciar, mas isto é uma mania que já vem desde pequena, por isso se quiserem substituam as asinhas por cerca de 6 perninhas de frango. Sou também fã de frango frito, mas a minha forma preferida de cozinhar frango é sempre no forno, não é só por ser mais saudável é mesmo uma questão de preferência por causa do sabor.
São muitos simples de fazer, basta temperar e juntar as especiarias, levar ao forno e se quiserem podem depois juntar um simples molho de iogurte.
E com estes dias de sol, sabe tão bem um petisco à mesa!...




Ingredientes:
1 kg asinhas de frango
1 c. sopa azeite
Sumo de meia lima
1 c. sopa Segredos do Mundo Marrocos
Sal q.b.
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Numa taça, misture o azeite, segredos Índia e sumo de meia lima, envolva e depois esfregue as asinhas de frango com esta mistura.
- Coloque num recipiente para forno e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos ou até que estejam cozinhas e com a pele dourada.
- Acompanha com cuscuz e se quiser molho de iogurte.



14 julho, 2015

Nespresso Gourmet Weeks

A Nespresso desafiou alguns dos mais conceituados Chefes em Portugal a olhar para o café com outros olhos, com o objectivo de proporcionar experiências únicas aos amantes da gastronomia. Vários Chefes de renome como João Rodrigues; Pedro Lemos; Frederic Breitenbucher; Renato & Dalila Cunha; Cyrill Devilliers, Joaquim de Sousa & Francisco Siopa; e Arnaldo Azevedo, aceitaram o desafio e criaram menus exclusivos, onde o café serve de inspiração para toda a refeição. O Chefe anfitrião recebe no seu restaurante os Chefes convidados e o resultado promete elevar a experiência de degustação a um patamar de excelência. 

Com uma localização única na cidade de Lisboa, o Myriad by Sana Hotels, é um hotel único e com uma vista de excelência para o rio Tejo.
E se para muitos beber café é um hábito indispensável e já bem enraizado, este roteiro gastronómico só vem provar o quanto o café pode (e deve!) ser encarado como um ingrediente que eleva e torna única qualquer receita.

Amuse Bouche | Chefe Frederic Breitenbucher
Duo de foie gras e coxa de pato com chutney de figos com especiarias, geleia de Espresso Leggero ao vinho do Porto

Impossível ficar indiferente à combinação de foie gras, coxa de pato e figos, a contrastar com a intensidade da geleia, com um toque de cacau e o vinho do Porto.

Entrada | Chefe Patrick Lefeuvre
Ravioli de lavagante com aipo, infusão de marisco e Lungo Leggero

Certamente que a combinação de café com marisco pode parecer estranha e algo excêntrica, mas o resultado final era harmonioso e equilibrado. O sabor do café era suave, perceptível apenas no molho.

Peixe | Chefe Frederic Breitenbucher
Pregado salteado com fondant de espargos verdes, couve-flor caramelizada com Espresso Origin Brazil e fava tonka, vitelotte e braisage de limão

O pregado foi uma surpresa: cozinhado na perfeição e com tempero apurado, combinava na perfeição com a cebola e o fondant de espargos verdes, o café tinha um sabor discreto que permitia que todos os componentes do prato tivessem o seu merecido destaque.

Carne | Chefe Luís Mourão
Vitela com puré de cenoura branca, cogumelos selvagens em aroma de foie e Ristretto Origin India

Para mim, sem sombra de dúvida, um dos meus pratos preferidos da noite!
Um puré leve e cremoso, a carne tenra e deliciosa acompanhada pelo jus de vitela e café, e de repente somos arrebatados pela intensidade da trufa de café. Soberbo!

Sobremesa | Frederic Breitenbucher
Geleia de café & caramelo com crumble de chocolate e gelado Ristretto

Qualquer coisa de... maravilhoso!
Uma sobremesa que "valia" por três em que se combinavam na perfeição os sabores de café, chocolate, caramelo e baunilha, só poderia ter este resultado.


Durante esta semana, a entrada estará disponível no restaurante do Epic Sana Lisboa, o prato de peixe no Myriad e o prato de carne no Epic Sana Algarve.
Vão ainda realizar-se mais 2 jantares, no Porto (17 de Julho) e em Lisboa (18 de Julho), o menu criado pelos Chefes inclui aperitivo, entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa, podem consultar as informações e contactos aqui.


Click to add a blog post for River Lounge Restaurante - Myriad by SANA Hotels on Zomato