30 novembro, 2015

Sopa camponesa

A sopa é algo indispensável à nossa alimentação, para além de ser muito rica em nutrientes, também é bastante reconfortante principalmente nas noites frias que já se fazem sentir.
Para mim, acho que a sopa é um daqueles pratos em que facilmente podemos cair na rotina de fazer sempre com os mesmos ingredientes, caindo numa certa monotonia e depois claro que ficamos enjoados de comer sempre o mesmo!
Tento sempre variar nos legumes que uso na sopa, alternando entre os meus preferidos como as ervilhas, alho-francês, tomate, courgette, cenoura, cebola e, por aí fora, por exemplo sempre que posso uso cebola roxa, ervas aromáticas ou vinagre balsâmico que dão um sabor diferente à sopa deixando-a mais aromática e saborosa.




Ingredientes:
1 cebola roxa
3 dentes de alho
2 tomates
2 cenouras
1 courgette
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Água q.b.
1 c. sopa vinagre balsâmico


Preparação:
- No copo da Bimby, coloque todos os ingredientes e programe programe 20min, Temp 100º Vel 1.
- Triture 1 min e vá progressivamente até à Vel 7.

- Adicione o vinagre balsâmico e envolva.
- Sirva com manjericão ou croutons.




28 novembro, 2015

28.11.2009



 
Foi nesta data e nesta hora que há 6 anos atrás dizíamos o "Sim!"
Foram 6 anos que passaram num piscar de olhos e ainda hoje me sinto, como diz a música "Lucky I'm in love with my best friend..."

27 novembro, 2015

Sugestão para o fim de semana #19



O Festival da Batata-doce de Aljezur, realiza-se entre 27 a 29 de Novembro, é uma iniciativa conjunta do Município de Aljezur e da Associação dos Produtores da Batata-doce de Aljezur e tem como finalidade a promoção dos sabores e saberes tradicionais, com destaque para a gastronomia, onde se incluem pratos e doces confeccionados com a afamada batata-doce desta região.

Esta iniciativa tem como principais objectivos promover e divulgar a batata-doce, promover as actividades económicas existentes no concelho como a agricultura e indústria e dar a conhecer os produtos de qualidade do concelho.


Durante o mês de Novembro em Esposende realiza-se uma iniciativa da Câmara Municipal em conjunto com as unidades de restauração do concelho, com o propósito de promover a gastronomia e os produtos endógenos da região, combatendo a sazonalidade e cativando clientes para a restauração e hotelaria, na época baixa.
Os restaurantes do concelho apresentam saborosas sugestões gastronómicas baseadas na carne, acompanhadas pelos vinhos verdes das quintas do concelho e rematadas por sobremesas de receitas conventuais de doçaria regional.
O programa completo pode ser consultado aqui.

Até dia 29 de Novembro, Ferreira do Zêzere será palco do 5º Festival Gastronómico da Abóbora, evento promovido pela Câmara Municipal, e que conta com doze restaurantes aderentes e quatro estabelecimentos de tapas, petiscos e doçaria local.
A abóbora é o principal ingrediente de um certame que pretende realçar as potencialidades deste produto.
Desde sopas a doces, passando pelos pratos principais, muitas serão as variedades e aromas a explorar, rebuscados a partir de receitas tradicionais do tempo dos nossos avós, com um toque de inovação e originalidade, proporcionado pelos chefes dos restaurantes e estabelecimentos aderentes. 
Os restaurantes aderentes podem ser consultador aqui.

Campo Pequeno acolhe, uma vez mais, o maior Mercado de Natal só com projectos portugueses.
De 28 de Novembro a 2 de Dezembro, na Arena do Campo Pequeno, mais de 100 expositores vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspirados nas artes e ofícios tradicionais. 
Diariamente, das 11h às 21h, os visitantes podem encontrar peças originais, do tradicional ao contemporâneo, a preços atractivos, contribuindo para a sustentabilidade de pequenos ofícios e para o desenvolvimento da micro-economia nacional.

26 novembro, 2015

Frittata de legumes e bacon

Hoje trago mais uma receita de frittata, uma sugestão para os fins de semana, dias de preguiça ou que pode ser incluída no vosso brunch caseiro e que é perfeita para partilhar. Rápido, delicioso e sem grandes complicações!
As combinações que podem usar numa frittata não têm fim e isso permite usar ingredientes que temos em casa, na despensa ou no frigorífico. 
Podem usar outros legumes que tenham sobrado de um salteado ou que acabaram por não usar numa sopa, juntar cogumelos ou experimentar combinar outro tipo de queijo como requeijão, cabra ou feta.
Desta vez, optei por usar algum alho-francês que tinha sobrado de outra receita, um pouco de bacon e pimentos de conserva, este ingredientes funcionam muito bem entre si e acaba por existir um equilíbrio entre o salgado do bacon e o adocicado dos pimentos. 




Ingredientes:
30g azeite
2 chalotas
300g alho-francês
50g bacon
Pimentos grelhados Ponti q.b.
6 ovos
Queijo mozzarella ralado q.b.
Queijo parmesão ralado q.b.
Manjericão ou oregãos q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.





Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Bata os ovos e tempere com sal, pimenta. Reserve.
- Pique as chalotas, corte o alho-francês em rodelas, o bacon e os pimentos em pedaços.
- Num frigideira pré-aquecida, deite o azeite, as chalotas, o bacon e os pimentos, deixe saltear e depois adicione os ovos.. 

Deixar cozinhar a parte de baixo até que o ovo junto à extremidade da frigideira esteja cozinhado e fique dourado. Nessa altura, apague o lume e coloque por cima o queijo ralado.
- Leve a frigideira ao forno até que o queijo derreta e fique um pouco dourado.
- Acompanhe com salada.



25 novembro, 2015

Coelho assado com puré de feijão branco

As noites frias já pedem comida mais reconfortante, por isso agora começa a ser frequente ligar o forno para cozinhar, eu adoro comida feita desta forma já que além de ser práctico e simples, também acho que dá um sabor diferente à comida, talvez um sabor mais caseiro ou pelo menos é essa a sensação que transmite.
A carne de coelho é uma excelente fonte de proteína, possui muito menos gordura que outras carnes como vaca, porco ou mesmo frango. Sei que não é uma carne facilmente apreciada por todos, aliás quando eu era pequena também não gostava muito, hoje em dia é uma carne que gosto mas que prefiro preparar só de tempos a tempos. 
Pessoalmente, gosto sempre de fazer algum tipo de marinada ou usar várias ervas e temperos para que a carne ganhe bastante sabor, depois basta colocar no forno e esperar pelo momento de ir para a mesa.




Ingredientes:
1 coelho em pedaços
1 c. chá ervas de provence Margão
3 dentes de alho
1 c. sopa pimentão doce Margão
1 c. sopa azeite
50ml uísque
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Ingredientes para o puré de feijão
2 chalotas picadas
1 dente de alho picado
1 c. sopa azeite
2 latas de feijão branco Compal da Horta
Pimenta q.b.




Preparação:
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Tempere o coelho com sal, pimenta, pimentão doce, ervas de provence e os alhos esmagados.
- Envolva todos os ingredientes, regue com o azeite e o uísque.
- Leve o coelho ao forno durante cerca de 45 minutos a 1 hora.
- Num tacho, deite o azeite e depois junte a chalota e alho picado, deixe refogar.
- Adicione o feijão escorrido, envolva bem no refogado e tempere com pimenta, deixe cozinhar alguns minutos.
- Usando uma varinha mágica ou um robot de cozinha, triture a mistura até obter um puré.




Fonte - Receita inspirada do livro "Receitas para todos os dias"

24 novembro, 2015

Sakura - Parque das Nações

Todos sabemos que a comida japonesa está na moda e recentemente houve um "boom" de restaurantes japoneses, uns mais a sérios e outros manhosos, pelo meio apareceram os especializados em all you can eat. Eu confesso que sou um pouco desconfiada deste tipo de restaurantes, possivelmente derivado de experiências menos boas no passado... Sucede que os nossos amigos Andreia e Filipe adoram restaurantes all you can eat,e la por causa do sushi/sashimi e ele porque existem sempre pratos cozinhados, então num Sábado meio chuvoso a nossa opção foi o Sakura do Parque das Nações. E devo dizer que não ficámos nada desiludidos!
Resumindo: óptima relação qualidade/preço, excelente localização e espaço e é excelente para matar o desejo por "sushi", especialmente aconselhado para grupos.


23 novembro, 2015

Passatempo Detox de Inverno

O Inverno é uma estação do ano qual é apetecível comer sopas quentes durante as principais refeições. É por isso que a Drink6 oferece, além do plano detox com os 6 sumos tradicionais de 500 ml, a opção de substituir os sumos do almoço e do jantar por 2 saborosas sopas que podem ser tomadas quentes.  
O vencedor/a terá a oportunidade de ganhar um kit detox, para isso basta seguir as regras abaixo.



Para ganhar um pack de um dia detox Drink6, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da Drink6
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia. 
5) Preencher o formulário abaixo até dia 4 de Dezembro às 23h00.





O vencedor será seleccionado por random.org e depois contactado via email.
Passatempo válido para Portugal Continental.

Tarte de espinafre e queijo

Gosto imenso de fazer tartes salgadas (quiche, como preferirem), posso fazer massa quebrada e decidir se quero uma tarte com a massa mais alta ou mais fina, para além de poder utilizar no recheio os ingredientes que mais me apetecer na altura ou aproveitar para usar sobras de outras receitas. para além disso, é uma receita óptima para aqueles dias em que não apetece fazer nada e muito complicado, para complementar uma sopa ou até levar na marmita.
Neste caso, escolhi espinafres e como tinha vários pedaços de queijos diferentes no frigorífico (e como fã de queijo que sou) achei que seria uma óptima ideia misturá-los. Claro que bastaria mozzarella para que o resultado seja saboroso, mas pessoalmente ao juntar os vários queijos acho que ficou ainda melhor.
O blog (ou melhor, eu!) está em modo de mini-férias, os posts continuam como é habitual, mas estarei menos presente, podem continuar a acompanhar-me no instagram.




Ingredientes:
Massa quebrada
250g espinafres congelados, previamente descongelados
3 ovos
200ml natas
150g queijo ralado (mozzarella, edam e cheddar)
Pimenta q.b.




Preparação:
- Forre a tarteira com a massa quebrada e pique toda a massa com uma garfo, antes de a cozer, para que esta não enfole.
- Pré-aqueça o forno a 180º.

- Esprema e escorra bem os espinafres, depois coloque-os na base da massa.
- Por cima, espalha o queijo ralado.
- Bata as natas e os ovos, tempere com pimenta, deite a mistura de forma a cobrir o recheio.
- Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
- Acompanhe com salada.



20 novembro, 2015

Sugestão para o fim de semana #18




No terceiro sábado de cada mês, entre as 11 e as 18 horas, pode visitar os cerca de 40 projectos presentes nos Mercados na Alameda de acesso ao Jardim Botânico e participar nas actividades mensais do Museu Nacional de História Natural e da Ciência no âmbito do Ano Internacional da Luz.

Os Mercados no Museu são uma iniciativa organizada pela Nó Projectos Lx em parceria com o MUHNAC, inserida na programação mensal do museu, que conta com projectos na área do artesanato, joalharia, cerâmica, gastronomia, entre outros.

No dia 22 de Novembro, o Mercado Municipal de Tábua recebe a Festa do Vinho Novo, com objectivo promover e incentivar os pequenos produtores de vinho da região, através de uma série de iniciativas que irão decorrer durante o evento.
A abertura será pelas 11 horas, com um momento musical, seguida da prova dos vinhos a concurso, terminando a manhã com um almoço livre.
Pelas 14h30m, decorrerá o workshop “Viticultura e Agricultura da Região”, pela Agritábua, seguindo-se a entrega dos prémios relativos ao concurso “Vinho Novo de Tábua – 2015”, encerrando o dia com mais um momento musical.

A 2ª edição do Portugal Agro – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-alimentar, organizado pela FIL – é um evento que pretende mostrar a agricultura portuguesa na sua diversidade e riqueza, mas também na sua forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional. É um projecto transversal a toda a fileira agro-alimentar, que promove a capacidade produtiva nacional, as suas regiões, características e raízes, a excelência e qualidade dos seus produtos e seus produtores. É também uma oportunidade para as entidades regionais, sectoriais e municípios, mostrarem as potencialidades da sua região e dos seus produtos. 
O Portugal Agro tem início a 21 de Novembro, terminando no dia 23 de Novembro e está aberto ao público e a profissionais.
Mais informações no site.

19 novembro, 2015

Pescada à Indiana

É verdade que ainda há pouco tempo publiquei uma receita indiana, mas quem visita esta minha "cozinha" já sabe que sou uma fã deste tipo de gastronomia e de especiarias em particular, por isso nunca passo muito tempo sem testar uma nova receita.
Para variar um pouco, deste vez optei por usar peixe, mas claro que podem juntar camarão se quiserem uma receita mais rica ou até usar frango em substituição do peixe. 
Outra novidade nesta receita é que, ao invés do habitual leite de coco que costumo usar, decidi usar creme culinário de soja. Ao usar creme culinário de soja a receita é menos calórica, mas o molho fica igualmente cremoso e com as várias especiarias e temperos fica também igualmente saboroso, ou seja na práctica, ninguém vai notar que não usaram leite de coco ou natas nesta receita.




Ingredientes:
2 c. sopa óleo de coco
1 embalagem de Tranches de Pescada do Cabo
1 cebola picadas
2 dentes de alho picados
200ml polpa de tomate Compal da Horta
2 c. sopa coco ralado
1 c. sopa caril Margão
200ml creme culinário Shoyce
Coentros picados q.b.
Flocos de malagueta q.b. (opcional)
Sumo de meio limão
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Arroz basmati para acompanhar




Preparação:
- Tempere as tranches de pescada com sal, pimenta e sumo de limão.
- Num tacho, coloque o óleo de coco e junte a cebola e alho picados, deixe refogar.
- Adicione a polpa de tomate, o coco ralado e o caril, envolva e deixe ferver.
- Junte o creme culinário e as tranches de pescada, tape e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 15 minutos.
- Rectifique os temperos, se desejar junte os flocos de malagueta, adicione os coentros picados e retire do lume.
- Sirva com arroz basmati.




Nota:
Pode substituir as tranches por medalhões ou lombos de pescada.

18 novembro, 2015

Tosta de espinafre, tomate seco e queijo

Todos temos aqueles dias em que simplesmente não apetece cozinhar... seja porque não fomos às compras, chegamos tarde e cansados a casa, é fim de semana e não apetece passar muito tempo na cozinha ou por mera preguiça. Sim, é verdade que tenho um blog de culinária, mas pasmem-se: tenho dias que não me apetece cozinhar!
Nesses momentos, opto por coisas simples: uma frittata, ovos mexidos, sopa, uma quiche básica, torradas... num desses dias em que não me apetecia cozinhar, mas também não me apetecia nenhuma destas coisas, lembrei-me de uma foto que tinha visto no instagram e que era uma espécie de tosta mista com espinafres e mozzarella.
Não consegui encontrar a receita original, então decidi juntar mais alguns ingredientes que achei que iam combinar muito bem com os espinafres, e este foi o resultado.




Ingredientes:
Pão
Molho Pesto Ponti
Folhas de espinafres
Tomate seco Ponti em pedaços
Queijo mozzarella ralado




Preparação:
- Ligue a tostadeira
- Numa fatia de pão, barre um pouco de molho pesto, depois junte o tomate seco, os espinafres e por cima coloque o queijo ralado.
- Pincele ligeiramente o lado de fora de cada tosta com um pouco de azeite, de forma a que o pão fique com um tom dourado.
- Coloque numa tostadeira e deixe cozinhar até que o queijo derreta e o pão fique com um tom dourado.
- Repita até obter o nº de tostas desejado.



17 novembro, 2015

Restaurante Il Matriciano com carta de Inverno

Apaixonada que sou pelos sabores italianos, não podia deixar escapar a oportunidade de degustar alguns dos novos pratos que fazem parte da carta de Inverno daquele que é para mim um dos melhores restaurantes de comida italiana em Lisboa, o Il Matriciano. 



16 novembro, 2015

Passatempo Queijos Santiago

Já não é novidade que eu sou uma apaixonada por queijos, portanto acho que não é nada de estranhar este deliciosos passatempo
Fundada em 1918, em Castelo Branco, a Queijos Santiago é uma marca portuguesa com quase 100 anos de história na produção de queijos nacionais.
Em parceria com a Queijos Santiago, vamos oferecer 5 kits compostos por queijos da melhor qualidade que existe em Portugal.

Cada kit será composto por: 6 Queijos Frescos Vaca Pouco Gordo, 4 Queijo Fresco Cabra, 1 Queijo de Mistura Curado Convento, 1 Queijo de Ovelha Cerrado do Vale Amanteigado, 1 Queijo NISA DOP


Para ganhar um dos kits Queijos Santiago, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook dos Queijos Santiago
2) Fazer like no facebok do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia. 
5) Preencher o formulário abaixo até dia 25 de Novembro às 23h00.




Os vencedores serão seleccionados por random.org e depois contactados via email.
Passatempo válido para Portugal Continental.

Esparguete com caril e cogumelos

Eu adoro começar a semana com uma receita simples e rápida, normalmente a segunda-feira é o dia que reservo para a receita vegetariana da semana e que pode ser uma simples sopa, pataniscas  ou brás de legumes, uma pizza vegetariana ou então uma massa como a que trago hoje.
Uma receita de massa com um toque de exotismo, perfeita para qualquer dia da semana, que consegue ser leve mas bastante reconfortante e saciante. E se forem fãs de caril, quando virem esta massa à venda, comprem e experimentem... cheira e sabe mesmo a caril.
Durante muito tempo detestei caril! Lembro-me perfeitamente quando trabalhei na área de vendas de um grupo hoteleiro, onde tínhamos refeitório disponível, que mal sentia o cheiro do caril até ficava mail disposta... Agora, passado alguns anos não só adoro fazer caril como é uma das especiarias que mais uso, é curioso como as coisas mudam não acham?!





Ingredientes:
350g Esparguete com caril Milaneza
400g cogumelos marrom
30g azeite
2 chalotas
3 dentes de alho
1 c. chá gengibre fresco ralado
Flocos de malagueta q.b. (opcional)
1 lata de leite de coco
Sal q.b.




Preparação:
- Coza a massa em água abundante com um pouco de sal, durante o tempo recomendando na embalagem e, quando estiver al dente, escorra e reserve.
- Enquanto a massa coze, pique as chalotas e os alhos, lamine os cogumelos.
- Num wok ou frigideira, coloque o azeite e junte as chalotas, o alho e o gengibre, deixe saltear por 2 minutos, depois junte os cogumelos e deixe cozinhar.
- Adicione o leite de coco, deixe ferver e tempere com sal e flocos de malagueta.
- Por fim, adicione a massa reservada e envolva.






Nota:
Se preferir, pode usar metade do leite de coco e a restante quantidade substituir por iogurte ou pela água de cozedura da massa.

14 novembro, 2015

4 anos de blog


O blog faz hoje 4 anos!
É verdade... parece que ainda foi ontem, mas já passaram 4 anos... e passaram a correr!
Se um dia alguém me dissesse que ia ter um blog, provavelmente ia achar que era piada... quer dizer, eu quando me meti nisto nem sabia bem o que era um blog, para que servia e todas essas coisas das quais não fazemos ideia quando começamos uma coisa de forma espontânea.
Hoje em dia, não consigo imaginar a não partilhar com todos vós as minhas receitas e experiências!

Não sou chef, aliás não é nem nunca foi essa a minha intenção ao criar este blog, mas expandir os meus horizontes gastronómicos: experimentar receitas novas, ingredientes dos quais até podia não gostar muito, sair da minha zona de conforto. E fico muito feliz por não só ter conseguido isso, como evoluir bastante, quer nas receitas como na forma de apresentar as mesmas.



E melhor ainda, mais importante que isso, são as pessoas que tenho conhecido, os amigos que fiz, as experiências que ter este blog me tem proporcionado e saber que tanta gente me acompanha diariamente, que fazem receitas do blog e partilham comigo essa experiência e, partilham este projecto.
Tenho de agradecer especialmente ao meu marido, que tem sido o meu fã (e cobaia) nº 1, sempre disponível para experimentar os meus devaneios, pela incrível paciência quando vamos a lojas de loiça, acessórios ou em busca de algum ingrediente mais "estranho"... sem ele não seria mesma coisa! E como já dizia o Frank Sinatra: "The best is yet to come".

13 novembro, 2015

Glood - Mercearia do Mundo

Para quem não conhece, a Glood é uma mercearia diferente! Aqui podem encontrar produtos muitos diversificados um pouco de todo o Mundo e quem gosta de experimentar coisas novas e diferentes certamente não ficará desiludido. Produtos como panko e molho de ostras, pop tarts, skittles e os deliciosos chocolates reese's, coca-cola com sabor a baunilha e cereja, compotas e chutneys, chás ingleses e muito mais!
Quando soube que tinha aberto uma loja bem pertinho de casa, não resisti e tive de lá passar e claro, não resisti e tive de trazer alguns produtos comigo! Agora, vai ser muito mais fácil comprar alguns dos produtos que uso, principalmente quando faço receitas asiáticas ou indianas, e comprar algumas das minhas guloseimas preferidas.
Existem várias lojas Glood pelo país, mas para quem estiver mais longe existe sempre a possibilidade de encomendar online.


Uma visão de parte da loja

Várias manteigas de amendoim.
Aqui também encontram vários tipos de syrup, maple syrup, compotas e marmeladas.

Secção da gulodice!
Os mais variados doces e chocolates.


12 novembro, 2015

Passatempo Zomato - Brunch no Choupana Caffé

O brunch está na moda e consta que o Choupana Caffé, localizado no centro de Lisboa é um dos sítios com mais "pinta" para se relaxar e degustar um delicioso brunch. E como fã assumida que sou pelo brunch, achei que estava mais do que na altura de oferecer um brunch para 2!



Para se habilitarem a ganhar, basta seguir estas regras:
1) Efectuar o registo em Zomato  

(https://www.zomato.com/pt)
2) Seguir a minha conta em Zomato
(https://www.zomato.com/pt/sweetmykitchen)
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia. 
5) Preencher o formulário abaixo até dia 20 de Novembro às 23h00.






O vencedor será seleccionado por random.org e contactado via email para fornecer a morada para onde será enviado o voucher.
O voucher tem validade até 16 de Dezembro e inclui um brunch para 2 pessoas.

Frango ao estilo Jerk

Uma das coisas que aprecio nos livros do Gordon Ramsay é o facto de ter sempre receitas um pouco de todo o mundo e principalmente o facto de ele descomplicar e dar um toque moderno até aos pratos mais clássicos.
Uma das receitas que experimentei recentemente foi este frango ao estilo jerk, este é um prato típico da Jamaica em que a carne é marinada numa mistura de especiarias que pode ser usada em vários tipos de carne, assim como peixe, marisco e até legumes.
O resultado é um frango muito tenro, ligeiramente apimentado e muito aromático, um exemplo de comfort food com um toque exótico e perfeito para as noites frias.




Ingredientes:
4 coxas de frango
6 pernas de frango
Azeite q.b.
2 malaguetas vermelhas, sem sementes, picadas
2 dentes de alho esmagados
1 c. chá canela Margão
1 c. chá noz-moscada Margão
2 c. chá pimenta da Jamaica Margão
2 c. sopa tomilho
Pimenta q.b.
Sal q.b.




Preparação:
- Prepare a marinada combinado as malaguetas, alho, canela, noz-moscada, pimenta da jamaica, tomilho, pimenta e azeite.
- Esfregue a marinada na carne e deixe marinar no mínimo 1 hora, mas se possível deixe marinar de um dia para o outro.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Coloque o frango num tabuleiro de forno e deixe cozinhar durante cerca de 30 a 45 minutos, até que o frango esteja totalmente cozinhado e com um tom dourado.
- Sirva com arroz branco ou puré de batata.





Fonte - Receita adaptada do livro "Cozinha sem Limites"

11 novembro, 2015

Bacalhau gratinado com espinafres

Isto poderá parecer estranho, mas durante muito tempo eu não gostei de cozinhar... ou melhor dizendo, não tinha paciência! Mas todos precisamos de comer e a juntar a isso sempre tive aquela "mania"  em que gostava pouco de nadar a comer sempre as mesmas coisas e, por isso há mais de 6 anos a compra de um robot de cozinha para me ajudar/facilitar a vida foi uma decisão mais do que acertada. Tornei-me mais organizada, ao ponto de elaborar ementas e rapidamente dei por mim já inventava receitas, comecei a experimentar ingredientes e cozinhas diferentes, algum tempo depois nasceu este blog. 
Recentemente, em casa de uma amiga assisti à demonstração da nova Bimby, com um design e tecnologia mais moderna, ainda que as demonstrações da altura e de agora pouco tenham mudado gostei especialmente da receita de bacalhau e decidi reproduzir a mesma cá em casa, mas de uma forma mais rápida e descomplicada. 





10 novembro, 2015

Passatempo Fruut

Novembro é o mês de aniversário do blog, por isso nada melhor que mimar os leitores com um presente que tem tanto de doce e  como de saudável.
Excelente como snack, como complemento para lanche ou como uma pequena guloseima,
Em parceria com a Fruut, temos para vos oferecer 5 kits completos: cada kit será composto por 1 embalagem de cada variedade de Verde, Vermelho, Fuji, Pera e Canela.

Cada kit será composto por 1 embalagem de cada variedade de Fruut: Verde, Vermelho, Fuji, Pera e Canela.


Para ganhar 1 dos packs Fruut, basta seguir estas regras:
1) Fazer like no facebook da Fruut
2) Fazer like no facebook do blog
3) Partilhar o passatempo no vosso mural de Facebook
4) Cada participante pode participar uma vez por dia. 
5) Preencher o formulário abaixo até dia 19 de Novembro às 23h00.






O vencedor será seleccionado por random.org e depois contactado via email para fornecer a morada para onde será enviado o prémio. 
Passatempo válido para Portugal.