26 fevereiro, 2016

Nespresso e The Positive Cup

Esta semana, tive o prazer de ser convidada para mais um evento Nespresso, desta vez a apresentação do seu programa de sustentabilidade The Positive Cup.
Muitas vezes questionamos o que está por trás de marcas como a Nespresso, que nos trazem produtos de excelente qualidade associadas a uma imagem de glamour e, o facto é que a maioria de nós não conhece o processo que cada chávena de café que bebemos implica, sendo que a necessidade de projectos sustentáveis a nível humano, de produção e do ambiente é essencial e urgente.
A Nespresso acredita que cada chávena de café não só pode proporcionar um momento de prazer a quem a toma, mas também restaurar e revitalizar todos os recursos utilizados na cadeia de valor do café – desde a planta até à chávena.





Apenas 2% do café produzido no mundo cumpre os padrões de excelência Nespresso. 
Para garantir a produção deste café a longo prazo, e ainda a sustentabilidade do seu modelo de negócio, a Nespresso trabalha na origem, diretamente com os agricultores, garantindo assim o controlo de toda a cadeia de valor do café - desde a planta até à chávena. Para além desta meta ambiciosa de obter café de origem 100% sustentável, fazem ainda parte desta estratégia de sustentabilidade, designada por The Positive Cup, dois outros pilares: a Reciclagem de Cápsulas e o Clima, onde pretende garantir alumínio tratado de forma 100% sustentável; e a redução da sua pegada de carbono com a implementação de operações 100% eficientes.


A Nespresso ambiciona:
  • Garantir que 100% do café utilizado na gama permanente de Grands Crus Nespresso seja obtido de forma sustentável, de acordo com o Programa Nespresso AAA para a Qualidade SustentávelTM, um programa criado em 2003 que assenta no acompanhamento direto aos agricultores, levando-os a produzir café de elevada qualidade, através da adoção de práticas agrícolas e práticas sociais e ambientais sustentáveis, que os levam assim a melhorar a sua produtividade e a implementar iniciativas de redução de custos, resultando num aumento da sua rentabilidade.
  • Ajudar e dar assistência aos produtores para que atinjam elevados padrões de certificação através dos nossos parceiros de longo prazo, a Rainforest Alliance e a Fairtrade International;
  • Expandir o Programa Nespresso AAA Farmer Future, o primeiro sistema de pensões para os produtores de café na Colômbia, desenvolvido em conjunto com a Nespresso, o Ministério do Trabalho colombiano e a Faitrade International, entre outras entidades.
  • Revitalizar a indústria de café no Sudão do Sul, permitindo pela primeira vez a exportação de café deste país no pós-guerra, através do investimento iniciado no país em 2014, pela Nespresso.


5 comentários:

  1. Muito interessante, acho que todas as marcas deviam ter estas preocupações! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Uma plausível iniciativa da Nespresso. Desconhecia.
    beijinhos!! :)

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Parecem-me valores e ambições louváveis :)

    ResponderEliminar
  4. que legal é uma experiencia fantástica amei bjus

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia e gostei de saber.

    É importante a sustentabilidade do café especialmente para uma pessoa como eu que gosta de bom café mas também tenho preocupações ecológicas


    Blog LopesCa | Facebook 

    ResponderEliminar