16 agosto, 2016

Horta do Páteo Alfacinha

O Páteo Alfacinha reabriu o seu restaurante de Verão: a Horta, um espaço dedicado aos sabores típicos desta época com destaque para os grelhados e petiscos, com inspiração na gastronomia portuguesa.
A prioridade é que as refeições sejam preparadas com os produtos mais frescos da época, como a sardinha ou o carapau, camarão-tigre ou lingueirão, ou ainda as carnes, como o piano de porco bísaro, o ribeye de novilho, sem esquecer os petiscos como o pica-pau de marisco ou a estupeta de Atum, entre outros. E para terminar a refeição, nada como provar alguns dos gelados artesanais!
É um restaurante que convidam a refeições prolongadas e descontraídas, entre família ou amigos, onde o tempo passa devagar, com uma vista de privilegiada para o Rio Tejo como pano de fundo.





Rapidamente chega à mesa um cesto de pão com broa e pão alentejano, azeite com vinagre balsâmico e uma triologia de saladas frescas (polvo, pimentos e bacalhau com grão).



Na carta podem encontrar 2 sopas: caldo verde e gaspacho.
Tendo em conta a época, a minha preferência recai no gaspacho por ser uma sopa fresca e aromática, mas sem dúvida que o caldo verde foi uma agradável surpresa.



Passando aos petiscos: chouriço de porco preto assado e pica-pau de marisco.
Provavelmente o melhor chouriço que já comi, não só pela qualidade em si, mas também pela forma como foi assado, deixou-nos a salivar. O pica-pau de marisco, foi sem dúvida uma das "estrelas" da refeição, composto por vieiras, camarão e lingueirão, salteados em cebola, tomate e ervas aromáticas era absolutamente delicioso!

O misto de carne é perfeito para partilhar já que é uma selecção de bochechas de porco preto confitadas, tiras de vitela, ribeye de novilho e codornizes grelhadas.
Sou uma apreciadora de bochechas de porco preto, mas este prato pode eventualmente ser um pouco "pesado" tendo em conta o calor.
Os amantes da carne não vão sentir-se defraudados com este prato: carne de qualidade, saborosa e cozinhada no ponto certo.

E por favor, não saiam daqui sem experimentar os gelados artesanais!
Há os clássicos de chocolate, baunilha e morango, sabores frescos como papaia com hortelã e ananás com manjericão, cheesecake e abade priscos... o melhor mesmo é pedirem a degustação de gelados e provarem todos.



Horta do Páteo Alfacinha Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

8 comentários:

  1. Bem giro esse restaurante, gostei! :) Ver se um dia passo por lá. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este funciona durante o Verão, depois passa a funcionar a Mercearia :)

      Eliminar
  2. Esse prato de gelados convenceu-me! :)
    Já tomei nota para experimentar.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia!! Gostei muito do espaço!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Parece-me um bom restaurante, todos os pratos têm um aspeto magnífico! Alguns sabores de gelados deixaram-me curiosa :)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecíamos, mas ficámos a gostar bastante do espaço. É um perigo vir ao teu blogue. Engordamos com o olhar... É sempre delicioso! Deixa-nos a salivar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podem deixar de provar o pica-pau de marisco e a degustação de gelados!

      Eliminar