15 novembro, 2016

Canto Saudade

Um canto que outrora foi um armazém de bacalhau, não estivesse ele localizado na Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa, é agora uma paragem obrigatória a todos os que pretendem viver e não esquecer.
No seu interior, aguarda-nos um espaço que traz o aconchego do antigamente com mesas de ar robusto de madeira, azulejos pintados à mão, uma garrafeira que enfeita a parede, lenços minhotos, bicicletas antigas e outros objectos tantos que nos lembram tudo o que foi e é tão nosso. 
O ambiente é acolhedor, são várias as noites em que existe música ao vivo, o atendimento é simpático e informal, mas cuidado e atento.
A carta é recheada de petiscos e pratos de cozinha portuguesa, para além disso têm menus de grupo e menus temáticos como as Viagens Gastronómicas.
Diz que deixa saudade a quem aqui passa e tal não podia ser mais verdade.





Numa primeira visita, e porque estava desejosa de matar um pouquinho das saudades das férias, tivemos oportunidade de degustar o menu de Cabo Verde. Para começar, bolo de milho, seguido de lombo de atum assado e cachupa, para sobremesa bolo de banana.
O bolo de milho era leve e saboroso, acompanhado por uma salada muito fresca; a cachupa estava deliciosa, mas ainda assim achei que faltava qualquer coisa que não sei bem dizer o que é e que a cachupa que comi em Cabo Verde tinha; já o lombo de atum foi um dos melhores que já comi, fresco, bem temperado e cozinhado na perfeição; terminamos com o bolo banana que era rico, sedoso e muito, muito guloso! 
E quem me conhece, sabe bem que eu nem sequer gosto de banana, mas fiquei completamente rendida a este bolo.




Algumas semanas mais tarde, voltamos para experimentar o menu dedicado à Madeira.
. Para começar, sopa de tomate com ovo escalfado e bolo do caco, seguido de peixe espada com banana e espetada de novilho, e a sobremesa bolo de mel com um cálice de vinho da Madeira.
Não sendo uma apreciadora de sopa com ovo escalfado posso dizer que estava bastante boa, mas preferi um queijo de ovelha amanteigado, que chegou à mesa quente e derretido, e ficou perfeito com o bolo do caco; o peixe espada com banana foi uma surpresa pela positiva, com contraste de sabores muito equilibrados e todos os elementos preparados no ponto; a espetada estava fantástica com a carne cozinhada na perfeição, tenra e suculenta; e a terminar, o bolo de mel com o cálice de vinho da Madeira, um final perfeito para uma refeição deliciosa!







Canto Saudade Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

2 comentários: