29 abril, 2016

Sugestões para o Dia da Mãe

O Dia da Mãe é, ou pelo menos devia ser, como o Natal: quando nós quisermos, mas sem dúvida que merecem um dia dedicado inteiramente a elas! E se por acaso estão indecisos ou sem ideias do que oferecer ou preparar para este dia, vieram ao sítio certo.
Qual não é a mulher que gosta de se sentir mimada, ter um dia só para si para relaxar e desfrutar, receber um presente diferente?! Afinal de contas, se existe alguém que merece, é mesmo ela.
E por tudo isto, espero que este post vos inspire a mimar a e fazer sentir (ainda) mais especial a vossa mãe.



Nespresso Gourmet Weeks

A iniciativa Nespresso Gourmet Weeks propõe-se a desafiar chefes de renome a criar menus exclusivos, onde o café servirá de inspiração em todos os pratos.
Este ano, para a 2ª edição que decorre de 29 de Abril a 25 de Maio, conta com a participação de 8 chefes anfitriões que, por sua vez, vão convidar outros chefes para em conjunto criarem verdadeiras experiências gastronómicas.
A iniciativa decorrerá em Lisboa, Porto e Algarve (Largo do Paço – Casa da Calçada, Alma, Conrad, The Yeatman, O Lisboeta, Henrique Leis, Antiquum e Feitoria).


28 abril, 2016

Pizzas rápidas

Há alguém que não adore pizzas?!?
Eu adoro pizzas! De legumes, pesto, bacon, cogumelos, frutos do mar, carbonara... e de preferência com muito, muito queijo!
Já é um hábito fazer a massa de pizza, até costumo ter algumas bases de pizza congeladas e prontas a usar, mas às vezes surge um imprevisto ou aquela vontade súbita de comer uma pizza... urgentemente! E nessas situações é sempre bom ter um plano b, com umas bases de pizza prontas a usar e que nem sequer precisam de frio.



27 abril, 2016

Risotto Primavera

Sou uma apaixonada pelos sabores italianos e não resisto a um risotto!
O risotto primavera é um risotto de legumes, perfeito como prato principal ou como acompanhamento, é reconfortante e saciante, mas ao mesmo tempo fresco e leve.
Eu optei por usar legumes que tenho sempre à mão em casa, como ervilhas e cenouras, aos quais juntei cogumelos... mas podem usar outros legumes como favas, espargos verdes, tomate, espinafres ou brócolos.



26 abril, 2016

Tágide Wine & Tapas Bar

O restaurante Tágide Wine & Tapas Bar situado no coração do Chiado, possui uma das mais belas vistas sobre Lisboa, foi recentemente remodelado e com uma nova carta dedicada a tapas e petiscos tipicamente portugueses com um toque gourmet num ambiente descontraído.
É um restaurante perfeito para reunir amigos à mesa, enquanto desfrutam de petiscos e um bom vinho, com direito a música jazz ao vivo (6as feiras) ou dj (aos Sábados).



25 abril, 2016

Entrevista Revista Activa Maio

O blog tem uma parceria com a revista Activa há já algum tempo, recentemente dei uma pequena entrevista que foi agora publicada na edição de Maio.
É sempre bom puder dar a conhecer um pouco mais de mim, de onde vem a minha paixão pela comida e pela culinária e daquilo que me inspira no momento de criar as minhas receitas.










Já nas bancas!
Podem também ler a entrevista no site da revista Activa.

21 abril, 2016

Hambúrguer de frango Tandoori

Tenho uma nova paixão... chama-se tandoori!
Adoro a combinação das várias especiarias, a mistura de coentros, cominhos, cravinho, cardamomo negro, noz-moscada, canela, gengibre, açafrão e paprika são uma verdadeira sinfonia de aromas, que dão um sabor fumado, com profundidade e um ligeiro toque apimentado aos mais variados pratos.
Seja num frango tandoori, numa receita de hambúrguers como hoje ou simplesmente para temperar carne ou peixe grelhado, é garantido que o resultado será muito aromático e delicioso.




20 abril, 2016

Lasanha de pescada

A pescada é um peixe muito versátil e acessível, mas a verdade é que nem sempre é fácil imaginar receitas novas e diferentes, evitando cair naquela rotina de fazer sempre as mesmas receitas, sempre da mesma maneira...
Tinha alguns legumes que tinha sobrado de outras receitas, depois de vasculhar a despensa encontrei umas folhas de lasanha verde que tinha sobrando da lasanha de bacalhau e achei que seria interessante fazer uma lasanha de pescada!
Uma lasanha não ter de ser unicamente feita com carne, a opção de usar peixe é igualmente deliciosa, mas com um sabor mais leve e delicado.




19 abril, 2016

Open Brasserie Mediterrânica no Inspira Santa Marta Hotel

Recentemente fui conhecer a nova carta do renovado Open Brasserie Mediterrânica, situado no Inspira Santa Marta Hotel, na Rua de Santa Marta, 48, no centro de Lisboa.
Este restaurante aposta em marcar a diferença, não só pelo conceito da sustentabilidade à mesa como se destaca por ter uma gastronomia saudável e equilibrada, para além de ter uma cozinha com o certificado sem glúten.


15 abril, 2016

As melancias e o Lidl

Foi a convite do LIDL que no sábado passado, num tímido dia de Primavera, fomos até à Herdade da Comporta para aprender tudo sobre plantações de melancia. 
A aposta na qualidade e frescura dos frescos com um sistema exclusivo de distribuição, escolha de fruta da época com recurso a produtores locais (70% da oferta de fruta e legumes é comprada localmente)  é cada vez maior.



14 abril, 2016

Secretos de porco preto com batata doce

Inspirada pela minha visita recente a um restaurante, e num daqueles dias que nos apetece mais um petisco, decidi fazer uns secretos de porco preto acompanhados de uma deliciosa batata-doce.
Podem servir como petisco  quando temos várias coisas na mesa ou simplesmente para aqueles dias em que se quer algo simples para 2 pessoas, é uma carne rápida de cozinhar e a batata-doce já de si é deliciosa e o queijo derretido só aumenta o factor "guloso"... acompanhado por um bom copo de vinho tinto é o final de dia perfeito.



13 abril, 2016

Quinoa Mexicana

Já há imenso tempo que andava para experimentar uma receita com quinoa, mas por vários motivos fui sempre adiando... Recentemente, trouxe quinoa comigo para casa decidia a experimentar algo novo e diferente!
A quinoa é composta por 70% de glúcidos, 18% de proteínas, pouca gordura e isenta de glúten, é um alimento muito proteíco. Tem um sabor suave a noz e uma leve e macia, um pouco semelhante à do cuscuz, a sua cor varia do amarelo pálido ao preto, vermelho e castanho, está disponível sob a forma de grão, farinha, massa e cereal.
Tal como outros alimentos, como o cuscuz e o tofu, a quinoa tem um sabor muito suave e ao cozinhar vai absorver o sabor de outro alimentos assim como dos temperos usados, por isso é uma óptima oportunidade para usarem algumas das vossas especiarias preferidas.

12 abril, 2016

Brunch no Level by Nescafé Dolce Gusto

Recentemente abriu a primeira coffee shop da marca Nescafé Dolce Gusto, um espaço localizado em pleno coração de Lisboa, na Rua do Alecrim, promete ser o novo ponto de encontro da cidade e proporcionar uma experiência sofisticada e inovadora de cafetaria. Para além de disponibilizar toda a gama de bebidas da marca é possível desfrutar do pequeno-almoço. brunch  aos domingos ou uma refeição leve.
O brunch veio para ficar e esta é uma excelente aposta no centro da cidade, com um brunch variado, que inclui pratos quentes, ovos mexidos preparados no momento, salgados, queijos, sumos naturais e doces.

No lado dos salgados, podemos encontrar sopa e outros pratos quentes, diversas saladas, mini-quiches, salgadinhos, queijos, charcutaria e pão.

08 abril, 2016

Sugestões para o fim de semana #22


O festival gastronómico Peixe em Lisboa regressa ao Páteo da Galé, de 7 a 17 de Abril, com a presença de conceituados restaurantes e chefes de cozinha portugueses e estrangeiros.
Nesta edição, voltam a ser dez os restaurantes em funcionamento permanente. O Chapitô à Mesa, do chef Bertílio Gomes, a cozinha africana do Ibo e ainda o Ritz Four Seasons, do chef Pascal Maynard, fazem parte das novidades. Vai ser ainda possível experimentar as propostas de peixe do chef José Avillez, Kiko Martins, Justa Nobre, Vítor Sobral ou do Ribamar.
Os menus e preços de cada espaço já estão disponíveis no site do evento
A Nespresso estará presente na 9ª edição do Peixe em Lisboa, um dos mais marcantes eventos de gastronomia e vinhos da capital, para proporcionar a todos os visitantes a oportunidade de degustarem de um café ou cocktails originais elaborados por uma equipa de baristas profissionais.
Este ano a Nespresso vai promover um Masterclass denominado “Taste Coffee Like Wine” para que o público possa descobrir como duas bebidas tão diferentes, como o vinho e o café, se provam com a mesma técnica. Aberto ao público (com lugares limitados) este Masterclass ocorre no dia 16 de Abril, das 19:00 às 20:00.

07 abril, 2016

Pequeno-almoço na cama

Nos dias de hoje, tão atarefados e corridos, damos por nós com pouco tempo para relaxar!
Sabe bem podermos mimar quem mais gostamos e também a nós mesmos, por isso nada melhor do que aproveitar o fim-de-semana para fazer algo verdadeiramente indulgente... 
Pode ser numa ocasião especial, como o Dia dos Namorados, do Pai ou da Mãe, para celebrar um aniversário ou simplesmente porque sim, porque nos apetece!
Fiz umas tostas com um toque italiano com presunto, tomate, mozzarella e oregãos e aproveitei para experimentar algo que foi o ovo com abacate... o abacate tem um sabor algo insípido, por isso o segredo é mesmo a forma como se tempera e acreditem que vão ficar fãs desta receita.



06 abril, 2016

Frango Tandoori

Tandoor é um forno, tradicionalmente feito na forma duma ânfora de barro de grandes dimensões e parcialmente enterrada, típico da Ásia Central, mas muito popular em toda a Índia, onde se fazem muitos pratos, como o pão naan e o frango tandoori.
O frango tandoori, prato originário do Punjab, consiste em frango marinado em iogurte e especiarias sendo depois cozinhado num forno tandoor e muitas vezes para acentuar a cor é usado corante alimentar.
Não tenho um forno tandoor, mas isso não me impediu de adaptar de forma a que qualquer pessoa possa fazer fazer um delicioso frango tandoori em casa!
Podem usar iogurte, como é feito tradicionalmente, ou se preferirem leite de coco, juntam as especiarias e deixam marinar, se acharem que precisam de tornar a cor mais vermelha a minha sugestão é que juntem paprika e depois é só levar ao forno.
O resultado é um frango tenro e suculento, com um sabor fumado e com uma cor deslumbrante!



05 abril, 2016

Café Portugal by My Story Hotel Rossio

Quando recebi o convite para um Zomato Foodie Meetup neste restaurante fiquei muito curiosa: primeiro, por ser um restaurante num hotel e segundo, porque pelas fotos parecia um espaço muito interessante.
O espaço realmente não desilude, com uma decoração moderna sem perder a atmosfera acolhedora, os candelabros elaborados e algumas áreas espelhadas na parede.
Gostei imenso da refeição e acho que é muito positivo desmitificar que os restaurantes de hotel são um espaço impessoal, com uma ementa desinteressante ou cara, porque certamente existem boas surpresas!