14 dezembro, 2017

Descobrir a Covilhã

Muito mais do que porta de entrada da Serra da Estrela, a Covilhã é uma cidade encantadora com um património, história e cultura únicos que merece ser conhecida.
Entre rios e serras, terra de pastores e da indústria da lã, as igrejas e capelas, os jardins e miradouros, ruas labirínticas, a arquitectura e casas históricas, a vista de cortar a respiração, a par da proximidade à serra e às Aldeias Históricas de Portugal, e sem esquecer a deliciosa gastronomia, fazem com que a visita a esta cidade seja obrigatória.
E se ainda assim precisarem de mais sugestões, podem sempre ver as sugestões de um dos roteiros criados pelo Puralã - Wool Valley Hotel Spa.








A Fábrica António Estrela, erigida sobre uma fábrica do séc. XVII, recebeu um prestigiante prémio em 1904 aquando da Exposição Universal em St. Louis, nos Estados Unidos. A fábrica fechou, mas hoje em dia a Fábrica António Estrela/Júlio Afonso é o centro dinamizador da poderosa energia criativa corporizada pelo New Hand Lab.
O New Hand Lab é uma empresa de tecnologia criativa e apaixonada, presta homenagem ao passado glorioso da indústria da lã na região. E que melhor forma de homenagear o passado do que convocar os mais excepcionais criadores de moda e artesãos da actualidade? O New Hand Lab apoia os jovens designers, estilistas de moda, fotógrafos e artesãos, é um lugar onde os criadores locais possam desenvolver os seus trabalho, de forma completamente livre, onde tradição e modernidade de mãos dadas!
Visitas todos os dias das 14h30 às 18h.




A Quinta dos Termos situada  em Belmonte, no centro de Portugal, nas faldas da encosta sul da Serra da Estrela, assim resguardada dos ventos frios do norte e ensolarada pela sua exposição a sul, permite-lhe atingir no Verão temperaturas por vezes superiores a 50ºC, o que conduz a um grau de maturação superior, dando origem a vinhos complexos, aromáticos e de boa consistência.
Possui actualmente de uma área vitícola de castas seleccionadas, entre elas as tintas Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto, Tinta Roriz, Trincadeira Preta, Jaen, Rufete, Marufo, Baga, Sangiovese, Syrah, Petit Verdot, Tinto Cão, Vinhão e as brancas Síria, Fonte Cal e Riesling.
Visitas e provas de vinho sob marcação.




A Igreja da Misericórdia foi reedificada na segunda metade do século XVII, sobre um primeiro templo construído em meados do século anterior. Trata-se de uma igreja de planimetria maneirista, composta por nave única e capela-mor mais baixa e estreita, com torre sineira adossada do lado esquerdo e destacam-se nesta fachada as imagens da Fé, da Esperança e da Caridade. 
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi, inicialmente, uma igreja conventual, integrando um convento franciscano masculino. Na fachada principal resta da primeira edificação o portal gótico em arco quebrado com três arquivoltas e colunelos com capitéis decorados com motivos vegetalistas que se ocultam na imposta. No interior destaca-se o retábulo-mor com estilo nacional, a abóbada da capela-mor com caixotões pintados, retratando os emblemas do livro Schola Cordis, os túmulos quinhentistas, a capelo dos Terceiros com o seu retábulo joanino e o painel pintado com temas relativos à Ordem Terceira.
Podem também visitar a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a Igreja de Santa Maria Maior, assim como as várias capelas: S. Martinho, Calvário ou S. Silvestre.

Ao lado da igreja encontram um jardim e um miradouro com uma vista soberba e também um dos vários elevadores existentes na cidade, a sua utilização é pública e gratuita através deste elevador têm acesso à ponte.
A ponte pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira não passa despercebida. Criada com o objectivo de facilitar a quem todos os dias se desloca entre o bairro dos Penedos Altos e o centro da cidade da Covilhã. O tabuleiro com 220 metros de extensão e quase 60 metros de altura em relação ao leito da ribeira evita que as pessoas tenham de percorrer uma larga distância por caminhos e estradas que serpenteiam a ribeira e a encosta da Serra da Estrela.
Um dos motivos porque a ponte é muito bonita e surpreende o olhar é porque é uma linha que atravessa e próximo da zona central faz uma curva para ficar perpendicular ao vale da ribeira. Para além do enquadramento paisagístico, a vista também surpreende: de um lado a Serra da Estrela, do outro a Cova da Beira.







A cidade da Covilhã está a tornar-se no centro da arte urbana da região Centro de Portugal, muito graças à acção criativa do Woolfest – Covilhã Art Festival. Este festival presta homenagem ao passado da cidade enquanto um dos mais importantes centros de produção de lanifícios do país e quer afirmar-se como uma referência da arte urbana no país.
O Woolfest organiza eventos regulares, preenchendo as paredes da cidade com pinturas coloridas que se relacionam com a temática da lã, e é possível encontrar estas pinturas em várias ruas da cidade principalmente no centro histórico onde realmente onde passado e presente, tradição e modernidade, se fundem.


3 comentários:

  1. As fotos estão fantásticas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Que ricas fotos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/bolinhos-de-cenoura-e-amendoa.html

    ResponderEliminar