27 junho, 2019

Como planear férias com animais de estimação?!

As férias estão à porta e para quem tem animais é sempre a mesma preocupação: levá-los consigo, onde os deixar, com quem, por que valores... Fazem parte da família, e actualmente já existem muito hotéis pet friendly, mas nem sempre podemos levar os nosso amigos de quatro patas connosco, porque a viagem e a mudança de local podem ser de muito stress.
Por isso, se a separação durante as férias é inevitável, existem outras opções a ter em conta e hoje deixo uma lista de sugestões para o ajudar a escolher a melhor alternativa.



Uma escolha pet friendly
Nem sempre é fácil viajar com os nossos amigos de quatro patas, mas hoje em dia já existem vários hotéis que aceitam animais. Uma alternativa aos hotéis tradicionais são os hotéis de turismo rural e espaços disponíveis no airbnb.
Tenha em conta que podem existir restrições relativas ao tamanho/peso, também pode ser mais complicado se tiver mais do um animal de estimação, e é normal que seja solicitado o pagamento de uma caução.


Pet sitting
Se  for como eu e prefere que o seu animal de estimação fique em casa (a maioria dos gatos detesta viajar!) uma alternativa é a contratar alguém que ofereça serviços de pet sitting, ou seja, que vá a sua casa tratar do animal. Por norma, os preços são mais acessíveis do que nos hotéis, variam de acordo com o serviço escolhido, e a mudança de espaço é menos um factor de stress. 

Casa de familiar/amigo
Pode pedir a alguém de confiança que cuide do seu animal de estimação, como um familiar, amigo ou até vizinho, mas estabeleça claramente o que é preciso fazer: que tipo de comida dar, quando dar e, se for caso disso, a que horas deve levar ir à rua passear.

Hotel para animais
Uma alternativa é procurar um local onde possa deixar o seu cão ou gato durante o tempo em que vai estar ausente. Peça referências na sua clínica veterinária ou pesquise na internet qual a oferta mais próxima da sua área de residência e que preços praticam, mas antes de decidir deve fazer uma visita ao local e ver ao vivo as condições que dispõem. Algumas associações de protecção aos animais também oferecem este serviço a um preço mais competitivo como forma de angariar dinheiro para os animais resgatados.
Os preços diários variam de acordo com o peso e o tamanho do seu cão ou gato.

"Troca" na internet
Muitas pessoas já recorrem a sites de “troca de casa” como forma de passar férias de forma mais económica. Se também o faz, inclua no “contrato de troca de casa” o tratamento dos animais de estimação. Assim, a família a quem emprestar a casa toma conta do seu animal de estimação. E ofereça-se para tomar conta do deles.


E se levar o seu amigo de quatro patas consigo? 5 conselhos prácticos
  1.  Encontre um espaço que admita animais (hotel, turismo rural, parque de campismo, casa alugada, etc)
  2.  Marque uma consulta no veterinário para um check-up rápido, verifique se tem as vacinas em dia, o chip actualizado, e se necessário prepare um estojo de primeiros-socorros/medicamentos
  3. Leve alguns brinquedos e snacks habituais
  4. Evite mudar a dieta habitual, leve a quantidade necessária de ração
  5. Se for viajar de comboio ou avião confirme junto da empresa os limites de medidas e peso

1 comentário:

  1. Um post super interessante!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar