19 janeiro, 2021

As 10 melhores pizzarias de Lisboa

Quem é que não gosta de pizza?! Acabada de fazer ainda com a massa a estalar, queijo derretido e ingredientes frescos? Cada vez existem mais pizzarias de qualidade na cidade, seja de massa alta ou fina, sabores clássicos italianos ou sabores portugueses, tem mil combinações possíveis... a pizza é um dos pratos mais adorados por todo o mundo.
É difícil escolher as melhores pizzas numa cidade onde há cada vez mais restaurantes com mais qualidade, mas decidi trazer-vos as minhas preferidas!



ZeroZero
Das pizzas mais clássicas às especiais com uma massa fina e crocante , passando pelas pastas frescas e pelos cremosos risotti, exclusivos da ZeroZero Parque das Nações, a ementa é bastante variada e inclui também diversas opções vegetarianas.

Mano a Mano
Num ambiente descontraído e acolhedor, em 2018 o Mano a Mano abriu portas e trouxe até Lisboa a melhor faceta da gastronomia italiana. Aqui temos "hostilidades" (das boas!) à mesa... Risotto ou Pasta? Pizza napolitana ou romana? Pasta ou pizza? Vinho italiano ou cocktail de autor?, mas qualquer que seja a sua escolha vai poder desfrutar de uma refeição deliciosa.


Refeitório do Senhor Abel
A celebrar 3 anos de vida, o Refeitório do Senhor Abel trouxe pizzas originais e uma nova imagem a este espaço no coração de Marvila, e agora recebe os meses mais frios com uma nova carta de inverno onde podemos encontrar novas entradas, pizzas e gnocchis, cannolis outros pratos de conforto.
Um ambiente acolhedor e animado, num espaço despretensioso, evoca-se Fernando Pessoa enquanto inspiração para uma experiência gastronómica descontraída.


Oh! Sorte
A dupla de Chefs Ana Clara Corvino e José Scotini propõem uma ementa que inclui pizzas de massa fina e crocantes, Risottos e Massas, e ainda outras opções especiais como Lombo de Novilho, Bacalhau e Saladas. Além disso, e tendo como base nos melhores produtos nacionais, nascem pratos que reinventam a tradição como pizza Oh!Sorte com alheira assada e a pizza Portugal com sardinha.


Casanova
As pizzas do Casanova (ou “as pizzas do Lux”) costumam ser a bitola de comparação para qualquer lisboeta, em qualquer conversa sobre pizzarias. Com uma vista privilegiada para o rio Tejo, bem ao lado da estação de Sta. Apolónia, esta pizzaria lembra as pizzarias italianas de todo o nosso imaginário.


Mercantina
A Mercantina dispensa apresentações, destacou-se por ter recebido a certificação da Associazione Verace Pizza Napoletana, entidade que distingue as melhores pizzas napolitanas a nível mundial.
O lema da casa é "cucina per amici", e é mesmo isso que este espaço pede: boa comida e boas conversas à mesa num ambiente descontraído.


Pasta non Basta
Em Lisboa nunca faltaram restaurantes italianos, e nos últimos anos foram vários os novos restaurantes que surgiram na cidade trazendo uma lufada de ar fresco e autenticidade. O Pasta Non Basta é um misto de osteria, o equivalente a uma casa de petiscos italiana com pratos para dividir, pizzeria e restaurante de pastas, risotos e pratos de carne.


Forneria
Num almoço de domingo, na zona residencial e mais calma do Parque das Nações, o Forneria é uma agradável surpresa com pizzas leves e autênticas, risotto cozinhado na perfeição e sobremesas que conquistam à primeira garfada. O ambiente é acolhedor e descontraído, o forno de tijolo feito com argila do Vesúvio é o elemento central do espaço, e o restaurante conta ainda com uma esplanada perfeita para os dias de sol.

Bello Forno
Ranjan Ghimire começou a sua viagem pela restauração, a trabalhar num restaurante italiano na Alemanha e em 2001 chega a Portugal e começa a trabalhar num restaurante italiano, até que, em Fevereiro de 2008 abre o Prima Pasta. Mas ambicionava aprender mais e em 2017 vai para Nápoles tirar o curso "Verace Pizza Napoletana", onde estudou todos os segredos da verdadeira pizza napolitana e decidiu abrir um segundo restaurante em Lisboa. E assim, nasceu o Bello Forno, no número 50 do Campo das Cebolas.


La Tagliatella
O restaurante La Tagliatella inaugurado no início do ano em Santos já é o terceiro do grupo, que se junta agora aos outros dois que nasceram em Lisboa, na Avenida de Berna e no Parque das Nações.
Na carta pode encontrar várias entradas como focaccia, carpaccio e saladas, risottos, mais de 20 pizzas de massa fina, e diferentes massas simples ou recheadas que podem ser combinadas com molhos variados e deliciosas sobremesas.

2 comentários:

  1. Gosttaria que a pessoa que fez esta classificação visitasse a pequena pizzaria Chica Pimenta na Charneca da Caparica

    ResponderEliminar