16 março, 2017

Escapadinha romântica na Lousã

Quase dez anos se passaram desde a última vez que estive na Lousã, o destino escolhido para comemorar o meu aniversário e desfrutar de uma romântica escapadinha a dois.
Nesta altura do ano é frequente as ondas de nevoeiro envolverem a Serra da Lousã, já pintada de verde e amarelo, e ainda pudemos ver o belíssimo cenário deixado pela neve. Aqui reina o sossego, ouvem-se os sons relaxantes da água nas ribeiras e dos pássaros a chilrear, o tempo tem um outro ritmo. 
Situada no centro de Portugal, a Lousã tem uma localizada privilegiada a curta distância de diversos pontos de interesse como a Serra da Lousã, as Aldeias do Xisto, diversas praias fluvais e barragens, Parque Biológico da Lousã, entre outros e é por isso, destino para todos os que procurem estar em contacto com a natureza, conhecer as aldeias do xisto, percorrer os trilhos da serra a pé ou em bicicleta ou simplesmente esquecer as preocupações e desfrutar do sossego. 





Pelo centro histórico da Lousã, encontramos a Igreja Matriz datada de 1882, tendo sido terminada em 1921, com a construção da Torre Sineira possui uma construção moderna e no interior possui uma nave única, com uma grande capela-mor e estruturas em abóbadas.
O edifício dos Paços do Concelho, projecto do Arquitecto Moura Coutinho, ao gosto da arquitectura do séc. XVIII, foi construído entre 1930 e 1934.No interior tem painéis de azulejo da Fábrica de Stª Ana, e um Salão Nobre onde se encontram telas de Carlos Reis (Lenda da Lousã) e João Reis (Família, Religião, Trabalho).
O Ecomuseu da Serra da Lousã apresenta um espólio etnográfico diversificado, de abrangência nacional, onde se podem encontrar instrumentos relacionados com a agricultura, como alfaias agrícolas e sistemas de atrelagem. Encontra-se dividido por diversos núcleos, como a olaria, a cozinha serrana, do pão, do ferreiro, do linho ou do sapateiro.


A Ermida da Nossa Senhora da Piedade é um importante Santuário Mariano, que se encontra num vale onde, junto ao rio que ali corre, se erguem escarpas encimadas por um complexo religioso de grande beleza, a cujos pés se destaca a praia fluvial e na outra margem um castelo.
O Castelo de Arouce, mais conhecido como Castelo da Lousã, pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI. Actualmente, por motivos de segurança, não é possível visitar o castelo por dentro, mas a vale a visita pela bonita vista, seguido de uma paragem para almoço ou umas horas na praia fluvial.
Restaurante recomendado: O Burgo 



Começamos a nossa visita pelas Aldeias do Xisto, pela aldeia de Cerdeira onde uma pequena ponte serve de entrada para conhecer um local onde a arte e a criatividade andam lado a lado com a natureza e a tranquilidade. A Cerdeira é hoje um local de criação artística, um lugar para retiros criativos e de bem-estar, tirando partido da sua riqueza natural, do silêncio e de todas as infra-estruturas que foram desenvolvidas. Acolhe anualmente o festival Elementos à Solta – Art meets Nature, que reúne criadores contemporâneos de diferentes áreas e transforma a aldeia numa galeria de arte ao ar livre.
Seguindo até à aldeia de Candal, localizada junto à estrada nacional que liga a Lousã a Castanheira de Pêra, oferece uma belíssima vista panorâmica da aldeia e da sua envolvente a todos aqueles que subam as suas ruas inclinadas até ao miradouro.
A aldeia do Talasnal, é um local que encanta pela disposição e pormenor das casas recuperadas, tem bastante movimento turístico principalmente ao fim-de-semana, sendo os dois lagares de azeite um dos pontos de interesse.
Para todos os amantes da natureza e das caminhadas, existem vários percursos pedestres todos devidamente assinalados em que podem melhor apreciar todos os pormendores das paisagens e das Aldeias do Xisto.
Restaurantes recomendados: Sabores da Montanha (Candal) e Ti Lena (Talasnal).


É de cortar a respiração a maravilhosa vista da Serra da Lousã à medida que vamos subindo até ao alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã situado a cerca de 1200 metros, ponto de visita obrigatório para ver a neve que caiu durante esse fim-de-semana.
Conta-se que na aldeia de Santo António das Neves, a neve ia sendo recolhida à medida que ia caindo e despejada em neveiros onde se transformava em gelo; depois a neve era conservada para mais tarde ser cortada e enviada em grandes blocos para Lisboa.

Mais informações sobre o que visitar no site da Câmara Municipal da Lousã
Mais informações acerca das Aldeias do Xisto na Serra da Lousã no site Aldeias do Xisto

4 comentários:

  1. Só fui às aldeias de Xisto em pequena e é um desejo meu voltar lá o quanto antes! É tão tão bonito :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora é muito mais fácil, os acessos são óptimos e existe sempre sinalização (quer de carro ou para quem faz os trilhos a pé), todas as aldeias têm alojamento, há restaurantes, lojas que dão apoio, etc.

      Eliminar
  2. Que local maravilhoso! Ando a precisar de uns dias assim, longe de tudo e no sítio lindo. <3

    ****
    Ana Teles | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagramBlogs Portugalfeedly


    ResponderEliminar