03 agosto, 2017

No coração de Setúbal

Todos os pretextos são bons para passar por Setúbal, da arte dos azulejos portugueses à dança dos golfinhos, das igrejas do Barroco e dos fortes à Reserva Natural do Sado, da herança de Bocage à beleza única da Serra da Arrábida, aqui natureza e cultura integram-se num equilíbrio admirável à espera de ser descoberto.
As possibilidades são infindáveis, com praias de mar calmo e paisagem de sonho, o colorido das embarcações de pesca, a baixa da cidade com o seu comércio tradicional, as esplanadas e a deliciosa gastronomia, sem esquecer o património histórico de igrejas, fortes e fortalezas, tornam esta cidade única.






Depois de mais de 2 anos fechado para obras o Forte de São Filipe, também conhecido como Castelo de São Filipe, reabriu este ano com entrada gratuita. No seu interior, o acesso é feito por um Portão de Armas a Oeste nas muralhas, defendido por dois baluartes, um átrio dá acesso a um túnel de alvenaria de pedra, com uma larga escadaria. Esta é coberta por uma abóbada e o patamar entre os seus lances dá acesso às casamatas. No final, encontram-se os edifícios de serviço: a Casa de Comando (antiga residência do Governador das Armas) e a Capela, à esquerda desse mesmo.
A pequena Capela de São Filipe apresenta planta rectangular, coberta por abóbada de berço, e o seu interior é completamente revestido por azulejos nas cores azul e branca, onde se destacam painéis com cenas da vida daquele santo católico.
O Forte de São Filipe tem uma planta irregular com seis pontas, revelando as adaptações à artilharia. Está implantado num ponto alto e tem uma cerca avançada que desce até mais perto do rio. Foi construído nos reinados de D. Afonso IV e de D. Pedro I, com a função de proteger a vila e os pescadores de ataques piratas do norte de África. Filipe II, em 1582, mandou construir uma nova fortificação que completasse a fortaleza de Santiago de Outão.
Com uma vista privilegiada, é um ponto de paragem obrigatório e podem aproveitar para tomar uma bebida na esplanada enquanto desfrutam da vista.


A Igreja do Antigo Convento de Jesus de Setúbal é um dos grandes tesouros da região, constituindo um dos principais monumentos do estilo Manuelino em Portugal, classificado como Monumento Nacional. 
A igreja gótica apresenta um interior sumptuoso, com as três naves abobadadas à mesma altura e é famosa pelas suas belas colunas torsas feitas com uma pedra típica da Serra da Arrábida que sustentam as abóbadas. No tecto estão presentes nervuras em espiral que viriam a ser um dos grandes marcos do estilo Manuelino.



O Museu de Setúbal, integrado na Igreja do Antigo Convento de Jesus de Setúbal, e inclui os principais tesouros artísticos da cidade, nos quais se encontram os 14 painéis do Retábulo da Igreja de Jesus, conhecidos por “Primitivos de Setúbal”, bem como cerca de cinco dezenas de peças de colecções do Museu de Setúbal, com arte do final da Idade Média, do Renascimento e do Barroco, num roteiro cronológico entre o final do século XIV e o século XX. 


3 comentários:

  1. Que imagens encantadoras,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Setúbal é uma cidade encantadora e riquíssima. Como Setubalense, fico bastante orgulhosa por esta partilha. beijinhos e bom fim de semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar