03 novembro, 2015

Lisboa Restaurante Week - Sakana Sushi

Terminou a Restaurant Week! Para quem não conhece este iniciativa, o seu objectivo é democratizar o acesso à restauração de luxo, contribuindo em simultâneo para causas sociais. Os restaurantes aderentes apresentam um menu no valor de 20€ (inclui entrada, prato e sobremesa) e 1€ reverte a favor de instituições de responsabilidade socialNesta edição, tive a sorte de ser seleccionada através de uma campanha da Youzz para receber um convite duplo para almoçar/jantar num dos restaurantes aderentes. Caso sejam youzers, peço que vão a este link  e depois deixem o vosso voto clicando no coração; se ainda não são youzers aproveitem para se registar.
As reservas são feitas através do site ou contacto telefónico com The Fork, cuja disponibilidade do assistente agradeço imenso visto que os restaurantes que tinha em mente já não estavam disponíveis e me ajudou na escolha do restaurante tendo prontamente confirmado a reserva.
Não só pela questão do valor acessível, esta é também uma forma de ficar com uma ideia geral do restaurante e do tipo de cozinha, mas infelizmente são muitos os restaurantes que não aproveitam esta oportunidade como uma forma de cativar novos clientes e descuram no atendimento.





O restaurante que escolhi foi então Sakana, um restaurante de nome peculiar e comida japonesa, localizado na zona de Santos. Foi muito fácil encontrar o restaurante, com a vantagem de ter estacionamento próximo.
O atendimento é informal, mas sem deixar de ser atencioso e cuidado ao longo de todo o jantar; o espaço é muito giro, com design moderno, luz suave e com vista desafogada para o rio Tejo.
Único defeito: pelo que pude perceber não tem área reservada a fumadores e permite que se fume em qualquer zona do restaurante.

Para começar um pequeno "miminho" em que nos foi oferecido o couvert que trazia uma salada, molho e uns bolinhos de salmão. Os bolinhos de salmão óptimos, chegaram quentes, estaladiços por fora e com uma textura muito macia no interior.

Pouco depois chega a entrada, um combinado para 2 de sushi/sashimi variado, perfeito para partilhar.
Tudo muito fresco e com uma apresentação irrepreensível, não sendo totalmente tradicional não havia o exagero de molhos e afins dos restaurantes que servem comida japonesa de fusão. 

Seguiu-se o prato principal composto por novilho com molho de ostras, caju e agrião, salada de couve napa e arroz frito. E para mim que adoro as combinações doce/salgado/picante/ácido da comida asiática este prato encheu-me as medidas!
Carne tenra e saborosa, o tempero picante q.b. sem exageros, a couve estaladiça e o arroz frito a fazer lembrar um arroz xau-xau... só que muito melhor!

Para finalizar, a sobremesa banana salteada com molho de chilli e maracujá com gelado de nata... e aqui confesso, por não gostar de banana, estava algo receosa.
A apresentação era divinal e quando provei todos os meus receios eram infundados porque esta sobremesa invulgar é divinal! A banana estava caramelizada e o molho tinha um equilíbrio perfeito entre o sabor do chilli e do maracujá, o gelado era forma perfeita de envolver todos estes sabores.


Sakana Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

7 comentários:

  1. Que restaurante fantástico,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. eu adoro os menus do restaurante Week são sempre divinos minha querida que delicia de restaurante bjokas

    ResponderEliminar
  3. Que delicia Marisa e eu que adoro comida japonesa, fiquei a babar com estes petiscos.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Adorei a descrição e os pratos, tudo perfeito!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nunca fui a um restaurante japonês mas neste parece-me tudo delicioso.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Parece tudo muito bom! Fiquei curiosa com os bolinhos de salmão :)

    ResponderEliminar