30 setembro, 2016

Jantar Endògenos Penela

O projecto Endògenos é uma nova interpretação  de experiências gastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos autóctones nacionais e as suas origens.; para além disso, fomenta o empreendedorismo na preservação e encorajamento da cultura de produtos através do contacto directo com os produtores locais que se dedicam a garantir a sua continuidade e sustentabilidade.
No último fim-de-semana, estive em Penela para um jantar Endògenos, onde tive oportunidade de contactar com vários produtores, conhecer e provar vários produtos locais desde o vinho, ao queijo, passando pelo azeite, fiquei até a conhecer produtos que desconhecia existirem como o grão-de-bico preto, que quase desapareceu da região e que agora volta a ser introduzido.






Tivemos oportunidade de degustar a cerveja Bordallo produzida nas Caldas da Rainha e o gin Original produzido em Coimbra.

Para começar as nozes, figo passa, mel, azeite de Sicó, queijo Rabaçal.
O queijo Rabaçal é produzido a partir do leite de ovelha e cabra, é semi-duro/duro, com um sabor muito característico.
Tudo delicioso, mas sem dúvida que os meus preferidos foram o queijo e os figos.

Para entrada Fígados de aves, lardo, azeite extra virgem, uva Fernão Pires, jeropiga, nozes, queijo Rabaçal curado.
Um prato de fígad nunca é consensual, mas confesso que sendo eu apreciadora desta iguaria este terá sido muito provavelmente o melhor fígado que já comi! Quer pela qualidade do mesmo, a preparação no ponto, a conjugação com o queijo e a frescura da uva.



Nos pratos principais Bacalhau, grão-de-bico preto, sames, couve coração de boi, azeitona de Sicó e Cabrito, caldeirada, chicharos, nabada, centeio.
Para mim, o bacalhau foi a estrela do jantar, com uma apresentação belíssima, um bacalhau de alta qualidade e adorei o pormenor de o grão-de-bico e os legumes dentro da couve.
O cabrito tinha um sabor bastante apurado, muito tenro e suculento, divinal o puré preparado com chicharos.

Para terminar, a sobremesa Grão-de-bico preto, abóbora, mel, uva, chocolate.
Na base uma espécie de brownie de chocolate com grão-de-bico de textura densa e húmida, acompanhado pela abóbora, nozes e com gelado de noz e mel. Uma sobremesa inesperada e deliciosa, a combinar na perfeição o sabor da brownie e do gelado.



O menu Endògenos está disponível no restaurante D. Sesnando durante todo o mês de Outubro (valor: 30€/pax).

1 comentário:

  1. Parece-me ser um projeto fantástico, com um conceito muito interessante e associado a pratos maravilhosos! A apresentação de cada um deles estava fantástica, e a combinação de sabores melhor ainda, imagino :)

    ResponderEliminar