01 março, 2017

Tamboril com esmagada de batata e tomate assado

Cá em casa somo apreciadores de peixe e marisco, mas confesso que no que toca a receitas de peixe não tenho tanta inspiração para criar receitas diferentes em comparação com as receitas de carne, massa ou risotto. Uso frequentemente peixes como o bacalhau, o salmão ou a pescada, mas depois existem peixes como o tamboril que costumo usar mais no Verão, por exemplo quando faço arroz de peixe ou marisco, massada de tamboril, numa cataplana e num rasgo de inspiração talvez até num caril.
Desta vez, decidi experimentar algo diferente e ao invés de lombos ou cubos de tamboril, comprei filetes, que acompanhei com uma esmagada de batata e tomate assado, tudo temperado com muitas ervas aromáticas.



Ingredientes:
Azeite q.b.
700g filetes de tamboril
800g batata
500g tomate cereja mix
1 c. chá alecrim
½ c. chá manjericão
2 c. chá oregãos
Raspa de limão
Sal q.b.
Pimenta q.b.


Preparação:
- Tempere o tamboril com sal, pimenta, raspa de limão e ½ c. chá de alecrim. Reserve.
- Pré-aqueça o forno a 180º.
- Corte ao meio os tomates cereja que sejam maiores, os restantes deixe inteiros. Coloque-os num tabuleiro de forno com um fio de azeite, sal, pimenta. ½ c. chá de alecrim, 1 c. chá de oregãos e manjericão. Leve ao forno e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos.
- Descasque e coza as batatas em água ou no microondas, quando esta estiver pronta esmague com um garfo e tempere com sal, pimenta, um fio de azeite e  1 c. chá de oregãos.
- Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e cozinhe os filetes de tamboril.
- Sirva os filetes com o tomate assado e a esmagada de batata.


5 comentários:

  1. Adoro tamboril, este tem um aspeto saudável e apetitoso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tamboril é um peixe que ainda não percebi bem se gosto ou não, mas feito assim era bem capaz de comer, têm óptimo aspecto!! :)
    Um beijinho

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que percebo o que queres dizer, eu por exemplo não gosto nada do cheiro do tamboril, mas quando fica pronto até me esqueço ;)

      Eliminar
  3. Aqui esta um prato de peixe bem delicioso adorei o acompanhamento.

    ResponderEliminar