27 julho, 2017

A tranquilidade do Alentejo

Quando pensamos no Alentejo, pensamos nos infindáveis campos, nas oliveiras e sobreiros a perder de vista, mas o Alentejo é muito mais que isso!
Alcáçovas é uma lindíssima freguesia pertencente ao concelho de Viana do Alentejo, uma região, plena de história, tradição e tranquilidade. E é também o destino ideal para procura explorar esta lindíssima região e partir à descoberta de Évora, Viana do Alentejo, Portel ou Alcácer do Sal ou simplesmente quem deseja aproveitar a tranquilidade dos dias longos e quentes, rodeado de natureza.




Alcáçovas apresenta um orgulhoso e interessante património, de onde se destacam as belas Igrejas Matriz e da Misericórdia, a Capela de Nossa Senhora da Conceição conhecida por “Capela das Conchas”, as belas Ermidas, o Convento de Nossa Senhora da Esperança, a Ponte Medieval de Pedra da Ribeira de Alcáçovas, o Museu do Chocalho e o Paço dos Henriques a residência real de Portugal no séc. XIV, onde se realizaram os casamentos dos pais de D. Manuel I de Portugal e da rainha Isabel I, a Católica de Espanha e onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas.
Restaurante recomendado: Sabores da Vila.



Ao lado do Tempo de Diana, encontramos a Igreja de São João Evangelista, também conhecida por Igreja dos Loios. Possui uma construção lindíssima, no exterior destaca-se o portal ogival, de inspiração gótica, formado por cinco arquivoltas suportadas por colunas de mármore branco e um interior ricamente decorado com um revestimento de azulejos.
A igreja faz parte do Palácio dos Duques de Cadaval, que é possível também visitar, parte das salas estão abertas ao público ao longo de todo o ano, exibindo peças raras: livros, forais, armaria, pintura, escultura, mobiliário, porcelana, retratos e acessórios de viagem, entre outros objectos de valor e grande interesse histórico. Vale a pena subir uma pequena escadaria até ao cimo do edifício e apreciar a belíssima vista do Tempo de Diana.

Situada na Igreja de São Francisco, encontramos a Capela dos Ossos um dos monumentos mais conhecidos de Évora, construída no século XVII por iniciativa de três monges que pretendia transmitir a mensagem da transitoridade da vida, daí o célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".


A Sé Catedral de Évora, dedicada a Santa Maria, é a maior catedral medieval do país. Mais conhecida por Catedral de Évora ou Sé de Évora, o seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, inicialmente um templo primitivo, sucedeu-se o grandioso monumento e fascinante que hoje conhecemos. Podem ver-se duas torres do período medieval de cada um dos lados da fachada, a torre-lanterna do cruzeiro das naves coroado por uma agulha de escamas de pedra, e para além da entrada do pórtico principal, existe ainda a Porta do Sol, com arcos góticos, e a Porta Norte. A imponência da Sé de Évora pode ver-se também nas três grandes naves no seu interior. E vale a pena subir os 56 degraus até ao terraço e ter uma das melhores vistas de Évora.
É possível visitar a Catedral, os Claustros, o Terraço e o Museu de Arte Sacra.

2 comentários:

  1. Passei pelo Alentejo quando foi de férias para Gibraltar, o pouco que vi gostei , os campos bem tratados e aquelas casas brancas com faixas azuis tão lindas.
    Lindas fotos .
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar