13 dezembro, 2017

Os sabores da Covilhã

A Covilhã é uma cidade convidativa só por si, com as suas ruas estreitas e recantos escondidos, miradouros e vista de cortar a respiração, mas o clima frio e a proximidade da montanha pedem uma gastronomia regional à altura.
O segredo é sem dúvida a qualidade dos produtos serranos, desde o queijo da serra, o azeite, o pão, passando pelos enchidos, entre outros, sem os quais as receitas como o Arroz de Carqueja, Pastel de Molho ou diversos licores, não teriam o mesmo sabor.
Deixo-vos um roteiro gastronómico de três restaurantes (Puralã Bar Bistro & Restaurante, Clube de Campo da Covilhã e Taberna A Laranjinha) onde podem apreciar as deliciosas iguarias da região! 



Antes de começar o nosso jantar no Bar Bistro & Restaurantenada melhor que passar primeiro pelo bar e aproveitar para experimentar um dos deliciosos cocktails disponíveis na carta.
O restaurante dispõe de buffet aos almoços, à la carte ao jantar, tapas e menu infantil, sem esquecer opções vegetarianas, ovolactovegetarianas e macrobióticas. O espaço é muito acolhedor, predomina uma luz suave e elementos naturais como a madeira e lã.




Para o nosso jantar estava preparado um menu de degustação que começou com Creme de Castanhas e aipo com raviolis de trufa e shitake e Pastel de molho da Covilhã com caldo aromático de rabo de boi e açafrão. Dois pratos reconfortantes, o Creme de Castanhas muito aromático e o Pastel de molho da Covilhã uma deliciosa reinterpretação da herança gastronómica local.




Os pratos principais, Truta de Manteigas com camarão, crocante de massa folhada, duo de legumes e gengibre rosa e Cabrito serrano grelhado com arroz de carqueja e enchidos, dois pratos deliciosos em que os produtos locais e genuínos estão em destaque. 



Para sobremesa, Surpresa de tarte tatin com queijo da serra e gelado de baunilha e A nossa interpretação do chocolate...a dois. Duas sobremesas ricas e gulosas, a primeira sendo uma fusão entre o clássico e o típico queijo da serra; a segunda, uma sobremesa que chega à mesa intacta, de apresentação sumptuosa, e ao ser banhada com chocolate quente se desfaz e revela o quanto é verdadeira decadente.

O Clube de Campo da Covilhã é um restaurante tipicamente beirão onde podemos encontrar um serviço elegante e requintado, ambiente descontraído e familiar, o espaço é muito bonito e acolhedor, numa sala muito luminosa com vista para o jardim e para a montanha.

Para começar, um maravilhoso misto de entradas composto por enchidos típicos da zona, presunto, cogumelos recheados com queijo da serra e salada.


Os pratos principais, Bacalhau gratinado com Queijo da Serra e Cabrito assado com esparregado de feijão verde, dois pratos tradicionais muito reconfortantes e preparados na perfeição, perfeitos para esta época do ano.


Para terminar, temos as sobremesas Tigelada Serrana e Farófias. Duas sobremesas tradicionais e deliciosas, provavelmente as melhores farófias que já provei e a tigelada típica desta zona, mais rica  e densa, finalizada com canela é imperdível.



Na Taberna A Laranjinha, é um espaço rústico, perfeito para descontrair e petiscar iguarias típicas locais acompanhado de um bom copo de vinho.
Para começar, decidimos experimentar alguns petiscos Camarão Salteado com Alho e Piri-Piri, Bolinhas de Fumeiro e Ovos Rotos. Tudo delicioso, o camarão com aquele molho apurado perfeito para molhar o pão, os ovos rotos gulosos e as bolinhas de fumeiro eram de comer e chorar por mais!

Depois dividimos um Bife à Pastor com molho à Cervejeiro, trata-se de um bife da vazia com queijo da serra e molho à cervejeiro, a carne é suculenta e está cozinhada no ponto, é o prato perfeito para os amantes da carne. 


Para terminar, Bolo Mousse de Chocolate e Cremoso de requeijão com doce de abóbora. O bolo, tal como o nome indica, é mesmo cremoso como se fosse uma mousse, é uma sobremesa rica e de sabor intenso a chocolate sem se tornar pesada e o cremoso de requeijão, é uma espécie de cheesecake com doce de abóbora, uma sobremesa mais leve e aromática, mas igualmente deliciosa.


Amanhã post dedicado ao roteiro da Covilhã

1 comentário: