29 julho, 2014

Alvor - restaurantes

Das minhas pesquisas sobre o Alvor, a ideia com que fiquei é que era uma zona muito calma e familiar, com muitos restaurantes variados quer no centro da vila, quer na zona ribeirinha.
E se durante o dia, é realmente uma zona calma, provavelmente porque as pessoas se dispersam entre a praia, a piscina do hotel e outros passeios, porque à noite existe muita animação!
Desde os restaurantes, a grande maioria dedicado a pratos de peixe e gastronomia nacional, vários tipos de bares, cafés, gelatarias, etc... o que não falta é variedade.

Os restaurantes abaixo são alguns dos que tivemos o prazer de visitar durante a nossa estadia e que se destacaram pela positiva, o preço médio indicado é por casal, com álcool e sem sobremesa (excepto quando indicado).
Facilmente irão perceber porque voltei mais gorda das férias!

- Restaurante Ababuja
Fomos conquistados pelo cheiro e pelo empregado que estava à porta e nos falou as especialidades da casa. Staff muito simpático, serviço eficiente e rápido.
Escolhemos o choco com amêijoas, acompanhado por batata frita, e arroz de lingueirão, para beber escolhemos uma sangria e como sobremesa um bolo de chocolate com cobertura de chocolate quente e amêndoa para partilharmos.
Tudo delicioso... Saímos de lá felizes e a rebolar!
Preço médio: entre 40€ a 50€

- Restaurante Alvorwine
No dia anterior passámos à porta do restaurante, infelizmente estava fechado mas ficou debaixo de olho já que gostei da ementa e dos preços... e no dia seguinte, lá fomos nós!
Restaurante pequeno, tem poucos lugares e é também loja de vinhos. Staff simpático e atencioso, serviço um pouco lento. Gostei do pormenor de os candeeiros no exterior serem feitos com garrafas.
Comemos o couvert que era composto por tostas e pão, azeitonas marinadas, saladinha de polvo e paté de atum; escolhemos o polvo frito (um polvo inteiro!) e o bife de atum (enorme e segundo a empregada o melhor da região) com molho de manteiga, ambos vinham acompanhados de batata e vegetais, tudo impecavelmente cozinhado e apresentado.
Decidimos terminar a refeição com um cálice de vinho do Porto que quando veio a conta pudemos verificar foi uma oferta.
Preço médio: 25€ a 30€

- Restaurante Lusitânia
Restaurante predominantemente italiano, mas também serve diversos tipos de carne e peixe grelhados.
Decoração muito bonita e agradável, tem bastante lugares no interior e alguns na esplanada.
Como nos dias anteriores tínhamos sempre optado por pratos de peixe, naquela noite optámos por escolher carne e curiosamente ambos escolhemos borrego: chambão de borrego e espetadas de borrego com molho de iogurte e hortelã. A espetada era boa, muito saborosa e a carne tenra... mas o chambão estava fabuloso! Cozinhado em vinho tinto tinha um sabor delicado e a carne estava tão macia que se desfazia.
A sangria era agradável.
Ponto negativo: serviço algo impessoal, onde constatámos que davam mais atenção e um serviço mais rápido a estrangeiros.
Preço médio: 30€ a 40€

- Restaurante Caravela
Perto da gelataria onde fazíamos questão de ir todas as noites e mais afastado da agitação da rua principal encontrámos este restaurante. Tinha uma ementa diferente de outros restaurantes, estava cheio e estivemos mesmo para não entrar quando nos apercebemos que afinal havia uma mesa livre.
O staff era muito simpático e o serviço foi bastante rápido.
Pedimos o couvert que era composto por queijo cremoso, paté, linguiça e , acompanhado por vários tipos de pão. Escolhemos depois os camarões com molho de laranja com arroz basmati e peito de pato com mel e gengibre com vegetais e puré de batata; os camarões eram muito saboroso com suave sabor a laranja e o peito de pato cozinhado na perfeição, com uma bonita apresentação.
Pedimos sangria, era agradável mas podia ser melhor.
Preço médio: 30€ a 40€

- Gelados de Alvor
Gelados, crepes, waffles, batidos.
Gelados italianos artesanais... Absolutamente deliciosos!
Existem alguns sabores à escolha, desde os clássicos morango e chocolate, passando pelo gelado de manteiga de amendoim e de nutella, além disso todos os dias existe um "sabor do dia".