22 maio, 2015

Caril de vaca com especiarias

Já tive uma fase em que comprava bastantes livros de culinária, algo que ultimamente tenho feito com menos frequência, e se existem livros que marcamos uma série de receitas ou porque as queremos fazer ou porque nos inspiram para fazer receitas diferentes, também existem aqueles livros que são interessantes mas que por algum motivo ficam meio "esquecidos" na estante...
E foi exactamente o que aconteceu ao livro "Apetite Saudável" de Gordon Ramsay, nem sei bem explicar porquê já que sempre que faço qualquer receita deste chef o resultado é fantástico!
Quando voltei a folhear este livro e me deparei com uma receita de caril, uma receita simples de preparar mas recheada das minhas adoradas especiarias, soube logo que tinha de experimentar.
Este caril tem a particularidade, na sua receita original, de ser preparado com caldo de vaca o que o torna óptimo para quem procura alternativas ao leite de coco, ainda que pessoalmente prefira sempre usar o leite de coco quando faço caril.
Posso garantir que este é um caril que depois de o provarem não esquecerão com facilidade.




Ingredientes:
1kg carne de vaca para estufar em cubos
2 c. chá garam masala
1 iogurte natural
30g óleo de coco
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
2cm de gengibre, ralado
2 c. sopa Polpa de tomate Compal da Horta
1 lata de tomate em pedaços
400ml leite de coco ou caldo de vaca
4 vagens de cardamomo verde
12 folhas de caril
2 c. chá sementes de coentros
2 c. chá sementes cominhos
2 c. chá caril
1 c. chá açafrão
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Coentros picados q.b.




Preparação:
- Tempere a carne com sal e pimenta, depois polvilhe com garam masala, junte o iogurte e misture. Deixe a marinar no frigorífico pelo menos 30 minutos.
- Numa frigideira, torre as sementes de coentros e de cominhos até que libertem aroma. Depois, num almofariz ou usando um moinho, junte um pouco de sal, e triture até que fiquem em pó, adicione o caril e o açafrão. Reserve.
- Num tacho ou panela, aqueça metade do óleo de coco e junte as cebolas, alhos, gengibre ralado, sal e pimenta. Envolva e deixe refogar durante cerca de 10 minutos.
- Adicione o resto do óleo de coco e a mistura de especiarias reservada, deixe ferver por 2 a 3 minutos, mexendo sempre.
- Junte a polpa de tomate e uma pitada de açúcar, mexa até que as cebolas fiquem levemente caramelizadas. Junte a lata de tomate, o leite de coco, parte dos coentros picados, as vagens de cardamomo e as folhas de caril.
- Adicione a carne e envolva bem, depois tape parcialmente o tacho e deixe cozinhar lentamente, em lume brando durante cerca de 2 horas, até que a carne fique muito tenra.
- Sirva o caril polvilhado com coentros e acompanhado de arroz basmati.




Fonte - Receita adaptada do livro "Apetite Saudável".

9 comentários:

  1. É verdade, qualquer receita do Chefe Gordon Ramsay fica sempre no ponto! (ou "Spot On" como ele costuma dizer :))
    Este caril deve ser delicioso.
    Beijinhos*
    Petiscana

    ResponderEliminar
  2. Hummmm ficou irresistível, a aparência está deliciosa!
    Um prato perfeito para o dia de hoje, amei!
    Desejo um dia muito feliz! Bjos querida Marisa!

    ResponderEliminar
  3. Deve ser um caril bem aromático e cheio de sabor!

    ResponderEliminar
  4. Marisa querida,
    lindo prato, receita maravilhosa!

    Bjs, ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto fabuloso! Não sei a razão pela qual só faço caril com carne de frango ,mas depois de ver este aspecto delicioso vou experimentar fazer com carne de vaca.
    bjns

    ResponderEliminar
  6. Já não como carne de vaca há uns meses por opção, mas adoro tudo o que leva especiarias e caril é uma das minhas favoritas :)
    Adoro o sabor forte que ela empresta aos pratos.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. As fotos estão mesmo giras! Não costumo comprar livros desses mas percebo o que dizes, depende de como «cai» :) Ainda bem que se vai sempre a tempo de recuperar as receitas perdidas ...

    ResponderEliminar
  8. Adoro fazer caril, mas nunca fiz de carne. Fiquei mesmo curiosa com este!

    ResponderEliminar