28 maio, 2018

Segredos gastronómicos no Montargil Monte Novo

Integrado no Monte Novo Montargil, localizado na barragem de Montargil, o restaurante KM460 a cargo do chef Miguel Varela tem um conceito único: menus surpresa.
Uma cozinha tradicional, com apontamentos e fusões de várias tradições culinárias portuguesas, preparada a partir dos produtos mais frescos de cada época e alguns deles oriundos da propriedade, os menus são criados no momento.
O chef Miguel Varela conta com 16 anos de experiência na área e as suas propostas são preparadas com tamanha dedicação que é impossível resistir.



O restaurante está integrado no Montargil Monte Novo, uma unidade turística na envolvência da barragem de Montargil, uma espécie de oásis onde o campo se encontra com a grande barragem e contrasta com as imensas palmeiras. O espaço tem um ambiente acolhedor e descontraído, com uma vista panorâmica, e além dos menus surpresa conta com uma carta com várias opções cuja disponibilidade dependem da época dos ingredientes.


Começamos com Delícias de Túbaras do Alentejo e Espargos Selvagens dos Oliviais de Montargil. Para quem não conhece, as túbaras são uma espécie de trufa que cresce no Alentejo, com um sabor mais delicado e suave que as famosas trufas; os espargos selvagens, muito mais finos e saborosos do que aqueles que vulgarmente encontramos, são muito populares no Alentejo com ovos ou receitas de migas.



De seguida, uma Açorda de Bacalhau reinventada com ervas frescas e ovo escalfado e Ensopado de Borrego. Apresentada de uma forma diferente, a açorda chega à mesa e o caldo é adicionado no momento, o ovo está cozinhado na perfeição e a gema envolve o bacalhau e o pão, enriquecendo o caldo, e não sendo eu um fã de açorda posso dizer-vos que fiquei rendida a este prato; o ensopa, servido de uma forma mais moderna e elegante do que estamos habituados, é um perfeito exemplo de comida de conforto.


Para terminar, uma Torta de Laranja de Montargil.
Começo por dizer-vos que as laranjas de Montargil são tão deliciosas e sumarentas como as do Algarve, por isso não é de estranhar que esta torta, húmida, macia e doce, seja absolutamente divinal.


O restaurante KM460 está aberto diariamente para almoços e jantares e só funciona mediante reserva (telm: 915347236)

2 comentários:

  1. Uau,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Belas fotos e review!!! Encantei-me com a descrição!

    ResponderEliminar