10 março, 2020

Jaquinzinho

O novo restaurante de Santos recria uma casa de pescador e homenageia o mar, chama-se Jaquinzinho e conjuga a tradição da cozinha portuguesa a uma inspiração oriental e contemporânea, a estrela desta casa é o peixe fresco.
A ligação ao mar está sempre presente, desde a ementa onde existem apenas pratos de peixe, passando pela decoração, onde se destacam as pequenas embarcações penduradas, as capas de pesca amarelas, boias coloridas e até nos vinhos de pequenos produtores cuidadosamente seleccionados.



A “prata da casa” é mesmo o peixe fresco e, como explicado, as opções de peixe estão sempre dependentes da apanha do dia.
Nas entradas encontramos as Amêijoas à jaquinzinho, uma receita com um toque do Oriente, com gengibre, erva-príncipe e folha de lima kaffir; e as Lascas de robalo com arroz de tinta de choco, molho tailandês, um prato muito fresco e aromático, que se destaca pela junção original de sabores e texturas frescas.


O equilíbrio que se encontrou tanto no espaço como na carta e que unem o conforto de uma casa de pescador com os pratos tradicionais da nossa gastronomia e ao mesmo tempo a aventura da descoberta que também faz parte da nossa história sempre muito presente em todos os detalhes do espaço, é o que distingue realmente o restaurante.
Estão disponíveis cerca de 20 vinhos sempre de pequenos produtores, procurando harmonizar com os pratos da carta e trazer a salinidade da influência marítima e proximidade ao mar. 




E o que não pode faltar numa casa portuguesa?! Um Tachinho de arroz de tomate, malandrinho como se quer, com filetes de peixe galo, um prato típico, um dos pratos best-sellers da casa e que nos leva ao conforto da nossa infância; segue-se Pregado grelhado acompanhado de puré de batata doce trufado, o peixe fresco grelhado na perfeição e servido à mesa e o puré é aromático e reconfortante.

Terminamos com “Pijaminha” de sobremesas que incluiram pannacotta de sésamo preto com bolacha de manteiga, caramelo salgado e creme de whisky, mousse de chocolate negro com bolo de banana e creme de açafrão com gengibre, creme de masala chai e gelado de manteiga de amendoim com o bolo de chocolate da Nona.
É impossível destacar apenas uma das sobremesas, mas não posso deixar de recomendar que provem a mouse de chocolate, o creme de masala chai e o gelado de manteiga de amendoim.
.

Jaquinzinho Lisboa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário