31 março, 2020

Viajar... sem sair de casa!

Podemos estar fechados em casa, mas podemos (e devemos!) continuar a sonhar!...
Planos e viagens adiadas, isolamento, ansiedade, frustração e até algum tédio por não podermos sair, mas neste momento, o melhor que podemos fazer é tentar encontrar alguns aspectos positivos: planear as próximas viagens e claro, aproveitar o facto de estarmos em casa e que felizmente a internet nos dá mil e uma opções que nos permitem ocupar a nossa mente. E quem sabe, até podemos aprender algo novo.


Museus com visitas virtuais
Recentemente, o Google teve uma excelente iniciativa para ajudar a combater o isolamento e uma série de visitas virtuais de mais de 500 museus e monumentos, um pouco por todo o Mundo. Moma (Nova Iorque), National Gallery (Londres), Musée d’Orsay (Paris), The Munch Museum (Oslo), Le Gallerie Degli Uffizi (Florença), Catedral de Milão, The State Hermitage Museum (São Petersburgo), Mosteiro de Alcobaça ou a Torre de Belém (Lisbooa), entre muitos outros estão à distância de um click!


Filmes, séries e documentários
Colados à televisão?! Existem imensos programas (e até canais!) dedicados à temática das viagens, por isso podes aproveitar para aprender mais sobre diferentes países.
A destacar, os documentários de David Attenborough, passando pelos programas de Anthony Bourdain, combina a gastronomia ao mesmo tempo que oferece uma visão da cultura de cada país.

Livros
Para quem não dispensa um bom livro (ou está farto de ver tv!) nada melhor do que aproveitar para colocar a leitura em dia. Desde guias de viagem ou guias de conversação, mapas, livros sobre o colonialismo, ou clássicos como Eça (O Egipto), Saramago (Viagem a Portugal), Garrett (Viagens na Minha Terra) ou Brandão (As Ilhas Desconhecidas) são alguns exemplos de autores que se encontram em quase todas as livrarias e online.


Cozinhar
Quem segue o blog, sabe que eu acredito que é possível viajar através da comida! E por isso, agora é um excelente altura para experimentar cozinhar algo novo e exótico ou tentar reproduzir aquele prato que se provou numa viagem e que deixou saudades.
Talvez um aromático caril, uma pasta ou cremoso risotto, um rápido e delicioso stir-fry ou quem sabe uns nachos mexicanos?! Ou se preferir, pode comprar livros de culinária!


Rever e organizar fotos de viagens
E que tal aproveitar o tempo para rever as suas fotos?! Provavelmente até vai ver que já não tem assim tanto espaço disponível... aproveite para organizar as suas fotos por pastas (por ex: ano/mês e destino) e quem sabe depois pode escolher e imprimir as suas preferidas ou até mesmo criar um álbum.


Aprender uma nova língua
Sempre gostei de aprender novas línguas e quando tenho curiosidade em conhecer um país novo gosto de pesquisar sobre a sua cultura, tradição e claro, a língua. Por isso, a minha sugestão é um curso on-line ou download de um app que permita aprender algumas expressões úteis.
E desta, não só aprendem algo novo, como é uma forma de demonstrar respeito e apreço quando visitam um país.

Planear a próxima viagem
Continua a sonhar! Planos podem ter sido adiados, mas daqui a alguns meses poderemos voltar a viajar em segurança e durante esse tempo nada melhor do que planear ao pormenor as próximas aventuras.


Sem comentários:

Publicar um comentário