24 novembro, 2020

Muito Bey

A Rua da Moeda, no Cais do Sodré, mesmo ao lado do Mercado da Ribeira, pode dizer-se que é um ponto de atracção para quem gosta de comidas do Mundo onde podemos encontrar desde comida peruana, a salsichas vienenses, ou street food asiática, e também os pratos de Beirute do Muito BEY.
O espaço tem um ambiente moderno e descontraído, com vários apontamentos de cor no chão e nas cadeiras, onde se serve uma cozinha libanesa com um toque moderno mas onde não faltam as especiarias vibrantes e os pratos reconfortantes.




E o que se come num restaurante de cozinha libanesa?!
O grande destaque vai para os Mezze, a versão libanesa de petiscos ou entradas, que existem em versão fria ou quente e são normalmente acompanhadas por Manuché, um pão típico.
A gastronomia libanesa é simples, saudável e aromática, mas o mais importante é partilhar!




Nos Mezze frios podemos encontrar Tabulé, uma salada de bulgur; Mutabal, pasta de beringela assada com tahini; ou Mussakaa, beringela assada recheada com grão. Já nos Mezze quentes, temos Falafel, croquetes de grão; Kreidis, camarão cozinhado com cogumelos e espinafres; ou Kafta Romã, bolinhas de carne de vaca picada.  
Dos vários pratos que provámos, deixo destaque para os nossos preferidos: Muhammara, uma mistura de nozes e amêndoas com pimento vermelho, cominho e romã, um sabor muito fresco e aromático; Baklava de queijo, massa filo recheada com queijo feta, cebola e salsa; e o Humus com almôndegas, absolutamente divinal (pode ser servido simples ou podem escolher couve-flor assada, carne picada ou favas salteadas).

Nos pratos principais, o destaque vai para os grelhados.
A nossa escolha foi o Mix de Espetadas, que inclui Chich Tuk com frango marinado com cogumelos; Lahmé Mechuié com carne da vazia; Kafta com carne de vaca picada misturada com cebola, pimento, cogumelos e queijo; e Legumes que combina courgette, cebola, tomate, cogumelos, pimentos e beringela. Toda a carne estava cozinhada na perfeição, a carne tenra e suculenta, especiarias e ervas aromáticas, combinado com as especiarias e toque quente da grelha.

Terminamos com Baklava e Reze Bi Halib
A baklava dispensa apresentações, trata-se de massa filo recheada com nozes, melaço de alfarroba, canela e água de flor de laranjeira, uma versão mais leve que a da cozinha turca mas igualmente rica e indulgente: o reze bi halib é um pudim de leite, de consistência semelhante à panna cotta, preparado com água de rosas e flor de laranjeira, uma sobremesa delicada e aromática.

Muito BEY Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

1 comentário: