18 agosto, 2021

Onde comer em Budapeste

Para mim, quando viajo a gastronomia é tão importante como qualquer ponto turístico!
A gastronomia húngara é a junção de uma grande diversidade de aromas e sabores, onde se destacam a paprika, a cebola e as carnes presentes em quase todos os pratos que são servidos em doses generosas.
E como se isso não fosse suficiente, Budapeste está repleta de óptimos restaurantes, pubs, cafés e bares, a preços acessíveis  e de todas as cozinhas do Mundo... o difícil será mesmo escolher.
Não deixem de provar alguns pratos típicos como o Goulash ou Lángos, beber um cocktail antes do jantar ou desfrutar de um luxuoso chá das cinco no New York Café.


Localizado muito próximo do Szimpla Kert e numa rua com muita vida nocturna, Karavan é uma espécie de food court ao ar livre onde podem encontrar uma série de food trucks com diversas opções diferentes: carnes, Lángos (uma espécie de pizza húngara), comida mexicana, hambúrgueres ou pratos vegan, sumos e batidos.

Próximo do hotel onde ficámos hospedados, encontrámos por acaso o Neked Csak Dezso.
Um restaurante tipo bistro/pub onde se destaca a oferta de dezenas cervejas artesanais, assim uma variada oferta de bebidas; e na carta podemos encontrar asas de frango, hambúrguers, carnes, sandes, ou o tradicional schintzel. tem um ambiente descontraído e muito animado.


Próximo do Castelo de Buda, temos o Jamie Oliver's Italian um restaurante acolhedor,  e cheio de luz natural, com uma sala muito bem decorada e uma esplanada alegre e descontraída perfeita para dias de Verão. Na ementa, não faltam os clássicos italianos, pizzas artesanais, massas variadas e gelados.

O Fat Mama está no centro de Budapeste e o seu conceito é proporcionar uma autêntica experiência de grelhados e churrasco ao estilo americano. Na ementa existem hambúrguers, barriga de porco, carnes fumadas, mas também pratos de peixe e de legumes, tudo preparados num forno a carvão; para além dos cocktails, também tem carta de vinhos. O ambiente é descontraído e informal, e no jardim existe sempre música à noite.




Localizado a apenas alguns passos da Basílica de Santo Estevão, o Aurum Bistro é um restaurante contemporâneo e elegante. O serviço é muito cuidado e atento; na carta estão disponíveis pratos típicos húngaros e pratos inspirados nos sabores do Mediterrâneo como ceviche, massas ou risottos, e uma grande variedade de bebidas como refrescantes limonadas de diversos sabores.



Um dos restaurantes a que não podia deixar de ir: Mazel Tov.
Mais do que um restaurante é um espaço cultural, localizado no centro  histórico Bairro Judeu, e é um misto de edifício e jardim, com um ambiente vibrante e animado, onde também é frequente existir música ao vivo. Já a ementa é inspirada nos sabores do Médio Oriente e de Israel em que podemos encontrar hummus e babaganoush, diferentes tipos da Shakshuka, saladas e carnes grelhadas.
Muito procurado por turistas e locais, recomenda-se reserva.


Localizado no bairro judeu, mais precisamente em Gozsdu Udvar, uma área com diversos restaurantes (muitos deles verdadeiras tourist traps!) e bares temos outro restaurante muito popular: Vicky Barcelona. Aqui servem-se tapas como croquetes, calamares fritos, paella, tortilla e gambas al ajilo, vinhos e cocktails, mais tarde transforma-se em quase discoteca com a presença de um dj.


Considerado por muitos um dos melhores restaurantes de Budapeste e um dos primeiros que coloquei na lista foi o Menza. Um restaurante elegante e moderno, que se foca nos pratos típicos húngaros, preparados de forma tradicional como o Goulash, Schnitzel ou Paprikash de Vitela; mas também encontrámos na ementa hambúrguers, massas e risottos.
Possui uma extensa carta de vinhos nacionais e internacionais, bem como cocktails clássicos e de autor.
O atendimento é irrepreensível: atento ao cliente, cuidado, informado e eficiente. 
Recomenda-se reserva.


E fazendo justiça ao "deixar o melhor para o fim", temos o New York Café.
Eleito em 2011 como sendo o café mais bonito do Mundo, é também um dos café mais antigos da Europa e por isso é uma paragem obrigatória! Inaugurado em 1894, foi ponto de encontro de artistas, escritores e intelectuais, infelizmente tal como a maioria dos edifícios foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e apenas em 2006 foi totalmente restaurado e aberto ao público.
Possui 2 salões, distribuídos por dois pisos, onde podemos admirar pisos e colunas em mármore e banhados a ouro, magníficos lustres de cristal, e belíssimos murais pintados em cada tecto, é um espaço repleto de elegância e glamour.
O menu é bastante variado: podem optar por tomar o pequeno almoço, beber um chocolate quente ou uma cerveja húngara, ou desfrutar de um requintado chá que inclui prosecco, bombons e macarrons, entre outras especialidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário