17 agosto, 2021

O que não pode perder em Budapeste

Nas margens do rio Danúbio, a capital da Hungria é a fusão de Buda e de Peste, e é uma actualmente uma das cidades mais cosmopolitas e vibrantes da Europa.
Budapeste é cheia de contrastes: de um lado colinas e de outro plana, recheada de história e cultura, onde irá querer perder-se pelas ruas e ruelas empedradas, visitar um castelo e ver elegantes edifícios do século XIX, onde passado e modernidade convivem lado a lado.
Uma cidade de grande história e beleza que certamente desperta paixões e que antes mesmo de partir, já quererá regressar.



O Parlamento Húngaro, um dos mais famosos símbolos de Budapeste, é um impressionante edifício com a sua imponente cúpula vermelha, foi concebido pelo famoso arquiteto húngaro, Imre Steindl e inspirado no Palácio de Westminster, em Londres.
A fachada tem 268 metros e estende-se da Chain Bridge à Margaret Bridge. O seu interior é ricamente decorado em estilos renascentista e barroco, e foram usados 40kg de ouro para dar ao Parlamento a sua aparência esplêndida e luxuosa.
Uma das formas mais bonitas de conhecer a cidade é através de um cruzeiro no Danúbio, e a vista tanto durante o dia como à noite, é simplesmente imperdível.



Localizados no alto da colina de Buda encontramos a Igreja de Matias e o Bastião dos Pescadores, que se elevam a 170 metros de altura, das margens do rio Danúbio, que corta a cidade de Budapeste, uma localização privilegiada da cidade, de onde é possível ter uma visão panorâmica das pontes sobre o Danúbio e do lado de Peste.


A Igreja de Santo Estevão é uma das igrejas mais importantes do país, e o principal templo católico, e uma das atracções turísticas mais bonitas de Budapeste. 
O nome da Basílica de São Estevão homenageia o primeiro rei da Hungria, Estevão I (975-1038), construída entre 1851 e 1905, e no interior da basílica está uma das relíquias sagradas mais importantes do país: sua mão direita. Para além do seu património arquitectónico e artístico, é possível subir pela torre direita da basílica, que oferece uma panorâmica impressionante de Budapeste.

O Szimpla Kert foi um dos primeiros Ruin Pub a abrir na cidade e é considerado por muitos o mais famoso de Budapeste. As noites são famosas pela energia, pela música e também pela variedade de bebidas servidos nestes bares especializados em vinho, cervejas e cocktails. Mas não se trata de um simples bar... Onde antigamente funcionava uma fábrica, foi convertido em um complexo composto por cinema a céu aberto e pub, com espaço para concertos, apresentações teatrais, entre vários outros eventos.



Eleito em 2011 como sendo o café mais bonito do Mundo, o New York Cafe é uma paragem obrigatória! Inaugurado em 1894, foi ponto de encontro de artistas, escritores e intelectuais, é um espaço repleto de elegância e glamour. Tal como a maioria dos edifícios foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial,  e apenas em 2006 foi totalmente restaurado e aberto ao público.
Possui 2 salões, distribuídos por dois pisos, onde podemos admirar pisos e colunas em mármore e banhados a ouro, magníficos lustres de cristal, e belíssimos murais pintados em cada tecto. 


Budapeste é conhecida pelas suas termas e uma visita à cidade não estará completa sem conhecer as termas de Széchenyi. Em funcionamento desde 1913,  num edifício de estilo neo-barroco, possui 15 piscinas disponíveis todo o ano, 3 piscinas grandes ao ar livre e 12 pequenas no interior onde também é possível ter acesso as várias saunas ou fazer uma massagem. Sem dúvida alguma, as piscinas exteriores são as mais impressionantes com águas medicinais a uma temperatura de 38º.
 
A Praça dos Heróis é uma das praças mais importantes de Budapeste e as suas estátuas homenageiam os líderes das sete tribos fundadoras da Hungria. Localizada no extremo menos central da Avenida Andrássy, a artéria mais importante da cidade, a Praça dos Heróis, construída entre 1896 e 1929 em comemoração do milésimo ano da formação da Hungria. No centro, uma coluna com a imagem do arcanjo Gabriel no topo. Na mão direita, ele sustenta a coroa enviada pelo Papa a Santo Estevão, o primeiro rei da Hungria, e na outra mão, a cruz de duas hastes lembra a obstinação do imperador em converter todo o país ao cristianismo. Na base da coluna, existem sete cavaleiros que representam os líderes das antigas tribos.
É considerado Património da Humanidade pela UNESCO.


A Ópera de Budapeste, é um dos edifícios neorrenascentista mais importantes da Hungria, obra do famoso arquiteto húngaro Miklós Ybl. A construção do edifício aconteceu entre 1875 e 1884 e foi financiada por Francisco José I, imperador da Áustria e rei da Boêmia, com a condição de que esta não fosse maior que a Ópera de Viena.
Todos os dias estão disponíveis tours em várias línguas, em que é possível conhecer este edifício ricamente decorado, desde o hall principal com os mármores italianos, percorrer a sua enorme escadaria, até ao seu imponente salão vermelho, repleto de painéis de carvalho e às cortinas de tons cereja. E no final do tour, um pequeno concerto de ópera ao vivo!

Great Market Hall foi construído em 1897 e é considerado o mais bonito e maior de todos os mercados de Budapeste. Nos 3 andares do mercado, é possível encontrar todo o tipo de produtos: frutas e vegetais, laticínios, carnes frias e peixe fresco, pickles, a tradicional paprika húngara e os vinhos Tokaj, vários souvenirs, bolsas e roupas, e também típicas comidas húngaras como Langos.

Sem comentários:

Enviar um comentário