12 dezembro, 2023

12 Mercados de Natal pela Europa

O Natal é a altura mais mágica do ano e, para muitas famílias, a tradição da época passa por visitar um dos famosos mercados de Natal espalhados um pouco por toda a Europa. Os motivos para visitar um destes mercados são muitos, a começar pelas compras, mas também pela música, pelas iluminações nas ruas, pelos enfeites artesanais, e pelo cheiro a bolachas de gengibre e chocolate quente.
A Áustria, a Alemanha e França são os países com a tradição mais antiga e popular, para aqueles que adoram a magia do Natal trago-vos 12 dos mais bonitos mercados de Natal que vale a pena conhecer.



Berlim
Pode não ter o caráter acolhedor de outras cidades na Alemanha, em que os mercados de Natal se realizam nas apertadas praças sempre à sombra da catedral local, mas o que faz de Berlim um destino particularmente atrativo nesta altura do ano é a variedade de experiências.
São dezenas os mercados de Natal (cerca de 80) que podem ser visitados na cidade, sendo que o mais difícil será escolher! Os mais conhecidos realizam-se em Gendarmenmarkt, na Alexanderplatz e na Rotes Rathaus.


Budapeste
O centro histórico desta cidade enche-se de luzes durante a época natalícia. Esta transformação de Budapeste tem dois epicentros: a Praça Vörösmarty, onde se encontra o maior e mais animado mercado da cidade, e o outro o adro da Basílica de Santo Estêvão, que se transforma num dos postais mais idílicos da cidade com uma árvore de Natal, com uma pista de gelo e uma série de barraquinhas de madeira.

Bruges
Conhecida por a “Veneza do Norte”, é uma das cidades que merece uma visita em qualquer altura do ano. Mas, no Natal, transforma-se num conto de fadas! A sua arquitetura vai deliciar toda a família e, nos mercados natalícios, abundam as charretes antigas puxadas a cavalos, as barraquinhas de madeira na praça principal (Grot Markt) e ninguém ficará indiferente ao encanto do Lago do Amor e da Torre Belfor. As ruas iluminam-se e a melodia das músicas festivas invade a atmosfera.


Colmar
A região da Alsácia, de raízes germânicas, tem uma grande tradição de mercados natalícios. O Natal acrescenta uma cenografia perfeita à sua bela imagem de conto de fadas, sulcada por canais ladeados por casas com vigas de madeira. O centro histórico é todo iluminado e decorado, com a ajuda dos cidadãos, e organizam-se diversas actividades culturais e festivas que transformam a cidade num teatro ao ar livre. Colmar, um dos destinos natalícios imprescindíveis de França, organiza um total de cinco mercados natalícios em diferentes pontos da cidade.

Colónia
No Natal, Colónia lembra um verdadeiro conto de fadas ou simplesmente uma pintura perfeita. O Mercado de Natal da Catedral (Kölner Dom) é impressionantes graças à sua localização icónica: mesmo em frente à catedral. Esta imponente cidade alemã decora as ruas à maneira e pode encontrar as típicas barraquinhas com produtos locais. Para entrar realmente no espírito, sugerimos uma visita ao famoso Weihnachtsmarkt auf dem Alter Markt, onde se destacam as pistas de gelo e de curling, carrosséis para as crianças e bares que imitam as casinhas de montanha dos lenhadores.


Dresden
Podemos dizer que toda esta cidade se transforma numa espécie de conto de Natal quando a data se aproxima, cada praça principal tem o seu próprio mercado com bancas em madeira, música, luzes e animação. No entanto, um deles merece especial destaque: o Striezelmarkt, na Praça Altmarkt, que anima a quadra natalícia e mantém a sua autenticidade desde 1434. As suas características distintivas, para além de uma localização de sonho, são a sua pirâmide escalonada Erzgebirge (que supera os 14 metros de altura) e a sua magnífica árvore de Natal.

Cracóvia
A Praça do Mercado (Rynek Glowny), uma das mais belas da Europa, e é habitual estar coberta de neve nesta altura do ano, acrescentando ainda mais encanto ao seu mercado natalício. Este enorme espaço enche-se de barraquinhas de madeira com produtos tradicionais, brinquedos e bancas de comida onde é possível degustar o clássico vinho quente com especiarias.

Estrasburgo
Considerada a “Capital de Natal” e tem um dos mercados mais antigos da Europa! As ruas da cidade enchem-se de decorações, luzes festivas e presépios, criando uma atmosfera mágica que deslumbra todos os visitantes. A partir do final de novembro e durante todo o mês de dezembro, é possível viver o espírito natalício nos mercados da Plaza de la Catedral, Plaza Broglie e muito mais, onde mais de 300 barraquinhas oferecem gastronomia típica, peças de artesanato e produtos alusivos à época. Não perca, também, a gigantesca árvore de Natal, uma das estrelas da festa.


Praga
A Praça da Cidade Velha de Praga regressa ao passado, com a fachada da catedral iluminada, semioculta atrás das casas que se encontram em primeiro plano e onde se ergue o edifício da Câmara Municipal, do século XIV, célebre pelo seu relógio astronómico. Aos pés da Igreja de Nossa Senhora de Tyn, é possível adquirir artigos de vidro, jóias feitas à mão, brinquedos de madeira e marionetas, tudo isto acompanhado pelo agradável aroma a doces, vinho quente com especiarias e grog: uma bebida elaborada com água quente açucarada misturada com um licor e um aromatizante, como limão.


Salzburgo
O seu mercado natalício, o Christkindlmarkt, é organizado em redor da Catedral, aos pés da magnífica fortaleza de Hohensalzburg desde o século XV. O programa cultural natalício de Salzburgo é complementado por uma grande variedade de exposições de presépios e inúmeros eventos, de entre os quais se destaca o concerto “Adventblasen”, no qual a banda Salzburger Turmbläser deleita os espectadores com os seus instrumentos de sopro.

Tallin
Em plena Cidade Velha, uma zona que ainda conserva o aspecto da época medieval. Todos os anos, este mercado é decorado como se fosse um conto de fadas, com o emblemático Vana Toomas (Velho Tomás) – um antigo guerreiro da cidade – erguendo-se na cúpula da torre do Município. Outra coisa que chama a atenção na Praça do Município é a frondosa árvore de Natal que é montada no mesmo lugar onde, reza a lenda, os mercadores da confraria dos Cabeças Negras colocaram o primeiro pinheiro de Natal, em 1441.


Viena
É na Rathausplatz, a Praça do Município, que Viena organiza o seu principal mercado de Natal, o Christkindlmarkt, com cerca de 150 bancas onde pode comprar presentes natalícios e enfeites para a árvore, doces ou bebidas quentes. As árvores do Rathauspark, o parque em frente à Câmara Municipal, são decoradas, formando um mar de luzes coloridas. No piso inferior do edifício, as crianças podem entreter-se fazer velas e bolachas de Natal, e cá em cima, há concertos de Natal gratuitos cantados por coros internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário