21 agosto, 2014

Tamarind

A semana passada foi uma semana em cheio, recheada de novidades!
Para além do filme "A Viagem dos Cem Passos" e do workshop de gastronomia indiana, seguindo a mesma temática da cultura indiana, fui convidada pela Zomato para um jantar no restaurante Tamarind.
A verdade é que já tinha o dito restaurante debaixo de olho e por isso mesmo o convite veio na melhor altura possível... foi a minha primeira visita a este restaurante, mas certamente outras se seguirão! E como se isso não bastasse, é sempre uma oportunidade para conhecer outros foodies, tão apaixonados pea comida quanto eu!





Muito perto da Av. da Liberdade, com uma decoração bastante diferente daquela que a maioria dos restaurantes indianos nos habituou, está o pequeno Tamarind. 
Pequeno, porque de facto o restaurante é pequeno e por isso, quem pensar em lá ir é melhor reservar mesa! A decoração é moderna e elegante, talvez um pouco pink demais para alguns, tem pouca iluminação, mas é um espaço agradável.
O atendimento é muito simpático e atencioso, o que compensa a barreira linguística: os empregados não falam português, entendem apenas algumas palavras (como vinho, picante ou não picante, etc).




Nas entrada, veio o papadam, prato de boas-vindas, estava estaladiço e muito aromático, de seguida bhaji de cebola (pastéis de cebola envolvidos em farinha de grão) que era saboroso e estaladiço q.b. e o cheese naan que é o naan recheado com queijo, nunca tinha provado, mas era tão bom que desaparecia rapidamente da mesa!




Os pratos principais que chegaram à nossa mesa foram frango tikka masala , rogan josh (uma espécie de caril de borrego) e como prato vegetariano chana masala, acompanhados por arroz basmati e salada.
O tikka masala, sendo um prato que é suave, para mim talvez suave de mais, pois senti que faltava algumq intensidade de sabor, mas o frango estava bem cozinhado e o molho saboroso e cremoso; o borrego estava muito tenro, naquele ponto que basta um toque e se desfaz, o molho delicioso e já "quente" q.b.; o chana masala o prato vegetariano, composto por grão cozido em molho de karahi, pimento, cebola e especiarias foi para mim a surpresa da noite: molho cremoso, sem ser demasiado rico, um misto de intensidade e frescura para o paladar.




O basmati estava bem solto, como é suposto ser, e a salada era muito variada, colorida e fresca, confesso que achei curioso servirem salada num restaurante indiano como acompanhamento, mas provavelmente será uma mais-valia para quem não queira ou não possa comer arroz e também para suavizar pratos mais picantes.
O meu lassi de manga era delicioso, durante a refeição não resisti a beber 2!




Para finalizar, como sobremesa foi-nos servido kulfi, o equivalente indiano ao nosso gelado, muito cremoso e doce sem exagero, com um toque especial dado pelo cardamomo.


Ainda que com alguns pormenores a melhorar, percebe-se perfeitamente o porquê de ser um restaurante de referência em Lisboa e planeio voltar em breve!

7 comentários:

  1. Nunca foi a um restaurante Indiano.
    Achei as comidas uma delicia o gelado tem um aspecto divino
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Parece tudo mesmo bom :) Gosto sempre de ver estes posts, é muito giro ver estes tipos de comida :)

    ResponderEliminar
  3. Em coimbra há um restaurante indiano e gosto bastante de ir lá jantar :)
    Está tudo com um aspecto delicioso! E esse gelado deve ser fantástico! (Nunca comi lá sobremesa!)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gelado é mesmo muito bom, também nunca tinha provado e fiquei fã!

      Eliminar
  4. PODES VISITAR-ME NO MEU NOVO BLOG.
    HTTP://LATABLEDUPERE.BLOGSPOT.PT. BJOKAS

    ResponderEliminar
  5. Um convite assim não tem como recusar.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Tenho que ir lá, visto que adoro comida indiana :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar