16 novembro, 2016

Marmelada

Dizem que já na Grécia antiga era usado para combater várias infecções, quer do estômago, quer da pele, além disso os marmelos eram vistos também como boas oferendas para os deuses, umas vez que eram frutos donos de um perfume único, uma fragrância especial que fazia com que, muitas vezes os marmelos fossem vistos mais como árvores decorativas do que para consumo.
O marmelo é um dos poucos frutos que não é consumido cru, isto acontece devido ao facto de o marmelo ter uma polpa muito rija e amarga. Assim, normalmente, é comido cozido, assado ou em doces como a marmelada ou a geleia, e como é bastante rico em pectina, a geleia de marmelo é muitas vezes usada para solidificar geleias de outros frutos. 
Confesso que nunca fui uma grande apreciadora de marmelada, mas o meu marido adora e a verdade é que só custa mesmo descascar os marmelos... se gostarem de uma marmelada mais escura, podem sempre deixar ficar a casca ou se preferirem podem aproveitar as cascas e caroços para a geleia. 
A sua época é curta, apenas de Setembro, Outubro e Novembro, pelo que se for dado a saudades e nostalgia, o melhor é armazenar uma boa quantidade que dure o ano todo.




Ingredientes:
800g marmelos descascados e sem pevides
350g açúcar branco
350g açúcar mascavado escuro Tate & Lyle
1 limão, sem parte branca e caroços
1 pau de canela (opcional)


Preparação Yammi:
- Coloque no copo os marmelos em pedaços, o açúcar e o limão, e programe 30seg, Vel 10. Com a ajuda da espátula, faça descer o que se acumulou nas paredes do copo.
- Adicione o pau de canela e programe 40min, 100º, Vel 3.
- Retire o pau de canela e se necessário baixe o que tiver ficado nas paredes do copo.
- De seguida, triture 30seg, Vel 5-7-8 progressivamente.
- Coloque em taças e deixe secar.


5 comentários:

  1. Eu também costumo fazer. Também concordo, o que custa mesmo é descascar os marmelos.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. usem um descascador de batatas ou cenoura, é rapidissimo

    ResponderEliminar
  3. Também não sou muito fã de marmelada, por isso nunca me dei ao trabalho de a fazer e nunca descasquei marmelos! Mas acredito que seja uma tarefa árdua :P Essa marmelada ficou muito apetitosa :)

    ResponderEliminar