09 maio, 2019

Escapadinha pelo Alto Alentejo

No Alto Alentejo encontramos paisagens de uma beleza única onde os montes são presenteados com quintas rurais de um branco imaculado serpenteados a azul e amarelo, moldadas pelo verde dos sobreiros e das oliveiras. Uma região rica em sabores fortemente ligados à terra e à tradição temperados por ervas e aromas inconfundíveis. Rico em património histórico que é testemunha da presença de vários povos que ao longo dos séculos se instalaram nas suas terras e que moldaram com a sua cultura e tradições. E um sol abundante que convida a dias mais tranquilos...


A descoberta começa logo que chega à Pousada: o Mosteiro de Santa Maria Flor da Rosa é uma das obras mais emblemáticas da região e um dos mais originais edifícios do Gótico português.
Na vila do Crato, existem várias igrejas que pode conhecer, mas não deixe de visitar a Casa Museu Padre Belo e a Varanda do Grão Pinto do Crato.
O Festival do Crato um dos mais frequentados festivais de Verão em Portugal, o cartaz aposta num em alguns dos melhores projectos da música nacional e internacional, no artesanato e na gastronomia.

Ponte de Sor é uma agradável cidade, situada na extensa região Alentejana, bem na junção com a anterior região Ribatejana, é caracterizada pelas lezírias do Sor, grandes campos de cultivo que circundam a cidade. Apresenta diversos pontos de interesse como as suas igrejas Matriz e da Misericórdia, a Capelinha dos Paços do Calvário, as Capelas de São Pedro e Santo António, ou mesmo outros monumentos como a Ponte sobre a ribeira de Sor, o edifício dos Paços do Concelho, ou a orgulhosa Fonte da Vila. Vale a pena conhecer também o núcleo Megalítico de Montargil, os moinhos da Tramaga, ou simplesmente apreciar a calmaria da zona ribeirinha de Sor.


Alter do Chão é uma pacata vila Alentejana, com origens bem antigas, onde reina a paz de espírito. Possui um elegante e importante património, repartido por entre o seu agradável casario branco de faixa colorida e bonitas casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII, como o Palácio e Jardim do Álamo, uma galeria de arte e uma biblioteca ou a Casa Nobre da Barreira. Muito existe para conhecer, como o Castelo que serviu de residência senhorial após a passagem da sua propriedade para a Casa de Bragança, a Igreja do Nosso Senhor Jesus do Outeiro e a Igreja da Misericórdia, entre muitas outras.
Sobejamente conhecida pela sua Coudelaria, fundada em 1748 por D. João V, com vista à criação de cavalos de raça lusitana para a Picaria Real, actualmente aqui funciona a Escola Profissional Agrícola de Alter do Chão, a Escola Portuguesa de Arte Equestre e um Pólo da universidade de Évora.


1 comentário:

  1. Que lindo registo fotográfico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar