18 fevereiro, 2020

O que não perder em Veneza

Veneza, uma das cidades mais deslumbrantes e belas do Mundo e símbolo de romantismo, é uma cidade que deve ser desvendada aos poucos, camada a camada. 
Da frenética Praça São Marco, às ilhas de Burano, Murano e Torcello, do Palazzo Ducalle aos pátios escondidos; da Ponte Rialto aos canais povoados de gôndolas, somos levados pela vontade de nos perdermos. E só desta forma é possível descobrir a Veneza mais genuína tanto conservadora, familiar, artística, religiosa, e extravagante com as suas máscaras, Veneza é uma cidade para os apaixonados pela vida, pela arte e pelo amor.






Uma das quatro majestosas pontas, a Ponte di Rialto é a mais antiga da cidade e sem dúvida, a mais famosa e icónica. Ligando San Marco e San Polo de Veneza, atravessando o Grande Canal, é uma importante via pedestre, mas também uma atracção turística extremamente popular com as suas lojas e vista sobre o canal. Veneza tem centenas de canais que ligam as várias ilhas que compõem a cidade e o maior deles é o Canale Grande. Mais parecido a um rio que percorre e serpenteia a cidade através do centro histórico, ao longo do canal encontram-se mais de 170 edifícios que datam desde o século XIII. Um excelente ponto de partida para descobrir Veneza!


Possivelmente a segunda igreja mais famosa de Veneza, a Basílica de Santa Maria della Salute fica no lado oposto do Grande Canal que vai até à praça de São Marcos e destaca-se da arquitectura circundante. Com um design barroco, esta igreja foi completada em 1687 e é designada como uma pequena basílica da Igreja Católica Romana.
Riva degli Schiavoni vai desde o Palácio Ducal, em direcção este, a Santa Elena, região conhecida pelo parque e por ser casa da Bienal de Veneza. Foi construído no século IX aonde acorriam os pescadores do Mar Adriático. 

Praça de São Marcos cartão de visita de Veneza e é um lugar verdadeiramente espectacular para se visitar. Em redor existe uma série de edifícios ornamentados com passadiços arqueados. O edifício mais conhecido e famoso em Veneza, a Basílica de São Marcos é de uma arquitectura sublime que resistiu ao teste do tempo desde a sua criação em 1092 e continua a ser um dos mais importantes edifícios religiosos do norte da Itália. 
Outro dos mais famosos e emblemáticos edifícios em Veneza, além da Basílica e do Campanário é o Palácio Ducalconsiderado uma obra de arte, símbolo da arquitectura gótica e foi “casa” do doge, dirigente máximo da República de Veneza.

Para os amantes de livros, a Livraria Acqua Alta merece uma visita! Consideradas uma das livrarias mais bonitas do Mundo,  possui uma colecção que vai desde livros de arte e romance, música e poesia, dando grande destaque aos livros dedicados a Veneza. Perdida entre os canais de Veneza, é uma mistura encantadora de livraria com mercado de rua, perdida onde qualquer um se vai querer perder e brincar com os gatos que por ali andam.

O Teatro La Fenice é considerado um dos teatros mais espectaculares do Mundo e é o principal teatro lírico de Veneza, nordeste da Itália. O edifício foi destruído várias vezes e reedificado, fazendo justiça ao seu nome de A Fénix ao renascer das cinzas, é sede de uma importante temporada operística e do festival internacional de música contemporânea.

Veneza é um conjunto de mais de 100 de ilhas, ligadas por vários canais, e destas existem 3 que se destacam: Murano, Burano e Torcello.
No século VIII iniciou-se uma tradição com o surgimento da arte de trabalhar o vidro de um modo único que fez a cidade famosa. Com o objetivo de evitar incêndios no continente que poderiam acontecer durante o processo de produção do vidro, Murano foi escolhida como fábrica flutuante. A ilha de Burano é na verdade um pequeno arquipélago com 5 ilhas ligadas através de pontes. No século XVI as rendas de Burano tornaram-se as mais famosas de toda a Europa e em 1872 foi inaugurada a primeira escola de rendas, conhecida como “Escola dei Merletti”. Depois da caída do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da lagoa de Veneza a ser habitada, os venezianos fugiram do continente para escapar da contínuas invasões bárbaras., e por muito tempo foi controlada pelos Bizantinos.

A gastronomia de Veneza é riquíssima e caracteriza-se pela variedade e grande qualidade das massas, pratos de peixe e marisco. Alguns dos pratos típicos são o Baccalà Mantecato, um creme de bacalhau servido como entrada; Sarde in Saor, sardinhas com cebola e banhadas em vinagre; Fegato alla Veneziana, um prato de fígado e cebola; Nero di sepia, em que a tinta de lula é usada no spaghetti ou arroz; Polenta e schie, polenta coberta com um pequeno camarão da laguna de Veneza.
Os cafés mais conhecidos de Veneza, como o Café Florian e o Café Quadri, estão na Praça São Marcos e destacam-se pelo ambiente elegante com uma carta recheada de doces tentações, café e chá, chocolates, elaboradas sobremesas e sofisticados cocktails. Para os amantes da gastronomia, uma visita ao mercado e tour gastronómico pela cidade é imperdível!

Um dos encantos e simbolismo de romantismo de Veneza é fazer uma passeio de gôndola pelos canais. Uma tradição muito antiga, e embora seja actualmente uma actividade muito turística, é uma forma completamente diferente de conhecer a cidade e é uma experiência única.


Amanhã post sobre Onde comer em Veneza

1 comentário:

  1. Que maravilhosas fotos! Até dei um suspiro
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar