Em Lisboa não é difícil encontrar um bom restaurante indiano, afinal de contas foram uma das primeiras referências dos portugueses no que respeita à cozinha étnica. Conhecida pelo uso de especiarias como cardamomo, cominho ou açafrão, nunca falta na ementa chamuças, caril, tandoori ou biryani, tem tanto de ousadia como conforto e é uma opção perfeita para os dias mais frios.
O Gahana, localizado no Parque das Nações, tem um ambiente luminoso e com uma decoração moderna e elegante, onde o menu se revela vibrante e aromático, e uma atenção cuidada aos pormenores.
O couvert é composto por Papadum e um conjunto de três molhos: um de iogurte e ervas, bastante refrescante, um de manga, fresco e doce, e um picante.
Como entradas, escolhemos Chamuças de Frango e Vegetable Manchurian. As chamuças, bastante crocantes no exterior, são recheadas com carne de frango picado, temperado com especiarias e ervas, aocmpanhado por molho tamarindo; já o vegetable manchurian, são bolinhos de legumes fritos semelhantes a pataniscas, com um molho picante de alho e chilli.
Nos pratos principais, existe muita variedade desde os clássicos pratos de Tandoori ou Biryani, diferentes tipos de caril e opções vegetarianas como Chana Masala ou Paneer Tikka Masala, sem esquecer os vários tipos de naan, arroz, e a variada carta de cocktails.
Escolhemos então partilhar vários pratos e os escolhidos foram Frango Tikka, Caril de Frango Tikka Masala e Biryani de Cordeiro, acompanhados por raita de pepino e naan com alho e queijo.
O frango tikka, pedaços de frango marinados e depois grelhados no tandoor, frango suculento com sabor levemente fumado; depois o frango tikka masala, composto por pedaços de frango num molho cremoso de cebola, tomate e ervas, muito aromático, e a "desculpa" perfeita para o naan; e por fim, o biryani de cordeiro, um arroz basmati cozido ao vapor com cordeiro, especiarias e ervas aromáticas, um prato de conforto.
E para terminar, duas sobremesas clássicas: Bebinca e Kulfi de Manga.
A bebinca é um bolo tradicional da doçaria goesa, tem várias camadas, preparado com ovos, coco, açúcar e ghee, tem uma textura pegajosa quase similar a um pudim, é rico e indulgente; já o kulfi, disponível nos sabores pistáchio ou manga, é um sorvete preparado com manga congelada, leite, coco e açúcar, tem um sabor tropical, leve e refrescante.












Sem comentários:
Enviar um comentário