06 março, 2012

Especiarias, ervas aromáticas e companhia

Hoje resolvi mostrar-vos algumas das especiarias (e não só...) que gosto de usar cá em casa.

São apenas algumas, pois seria complicado tirar fotos a todas, por isso resolvi mostrar aquelas que me parecem ser mais interessantes e que uso com maior frequência.
Na minha opinião, um prato bem temperado não é necessariamente aquele que nos deixa a língua a arder e são as especiarias que permitem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes.

A verdade é que nem sempre usei tantas especiarias, aliás há alguns anos atrás utilizava apenas o que se pode considerar o básico: sal, oregãos, tomilho, canela, noz-moscada e pouco mais... Fosse por desconhecimento ou ter receio de arriscar, não era um aspecto a que desse muita importância.
Agora, que tenho mais conhecimento na matéria e pouco (a maior parte das vezes nenhum) receio  de arriscar e experimentar novas especiarias e combinações entre elas, não quero outra coisa!





Na foto:
- Pasta de alho e gengibre
Elaborada à base de alho e gengibre fresco,  é ideal para ser usada em receitas de pratos orientais.  
- Flower Power
Mistura de flores e especiarias de agricultura biológica. Recomendada para dar 1 toque especial a sobremesas, bolos e todo o tipo de pratos doces. É composta pelos seguintes ingredientes: Açúcar de Cana não refinado, Pétalas de Rosa, Calêndula, Canela, Cravilho, Girassol, Açúcar Baunilhado, Gengibre, Centáurea, Aromatizante Natural Biológico de Baunilha-Bourbon. Encontra-se à venda nas lojas Celeiro.
- Cheery
Mistura de flores e especiarias de agricultura biológica. Combina com pratos de vegetais, mediterrânicos, massas, arroz, sopas e saladas. É composta pelos seguintes ingredientes: Sal Marinho, Alho, Alho Selvagem, Orégão, Tomilho, Manjericão, Alecrim, Calêndula, Pétalas de Rosa e Centáurea.
- Oregãos
Possui um sabor condimentado, um pouco adociado e muito refrescante. Tem um aroma intenso e indispensável para aromatizar o gaspacho, pizzas, saladas de tomate, recheios de carne, caldeiradas, grelhados, caracóis, etc
- Colorau
Dá cor e sabor a um enorme número de pratos do dia-a-dia. Indispensável na preparação de enchidos.
- Tomilho em pó
- Pimenta rosa em grão
De sabor mais suave e aromático que outras pimentas
- Pimenta preta em grão
De sabor mais apurado a pimenta preta é utilizada como auxiliar indispensável num grande número de pratos como molhos, carnes estufadas, sopas, peixes, aves, mariscos etc.
- Tomilho
Oferece um aroma silvestre aos pratos de carne e peixe, grelhados, coelho, caça, guisados, estufados, legumes etc.
- Estragão
Suavemente picante e ligeiramente apimentado com um aroma de anis, transmite calor e vigor aos molhos. Usado em pratos de aves, peixe e lagosta.
- Ervas de Provence
Mistura francesa de ervas, originária da região francesa da Provença, tais como: tomilho, alecrim, segurelha, oregãos, e alfazema. Acentua o sabor de grelhados, guisados de carne, molho de tomate, patés e picados.
- Pau de canela
O seu sabor é muito aromático, agradável e doce.
- Paprika
Feita a partir de frutos secos e o seu sabor varia do doce para o picante.
- Garam Masala
Mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia. Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos.
- Caril
Os ingredientes do caril são agradáveis, intensos e picantes. Utilize em pratos de lulas, frango, peixe, marisco, etc. Usado moderadamente, realça o sabor de pastas de queijo.
- Açafrão das Índias
Sabor ácido, amargo ou picante. Dá cor e aroma aos pratos de arroz, massas, caril, paelha e mexilhões.
- Gengibre branco
Sabor ardente, agradável e aromático. Pode ser utilizado em pratos de aves, carne de porco, saladas de frutas e bolos.
- Flor de sal
A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo. A flor do sal é um ingrediente comum na moderna gastronomia, utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e sua maior riqueza em micronutrientes.
- Vinagre de vinho branco
- Vinagre de arroz
Feito à base de arroz, é ideal para o preparo do arroz para sushi, e tem um sabor suave e característico, diferente dos outros vinagres. 
- Vinagre de framboesa
O vinagre de fruta serve para realçar os sabores em muitos pratos, desde uns salpicos de vinagre balsâmico num molho de manteiga ou uns fios de vinagre de framboesa sobre peras com gelado de baunilha.
- Vinagre balsâmico
Escuro e bastante aromático, é feito com uvas selecionadas da região de Modena, na Itália. É excelente na preparação de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos.


Outras coisas gosto de ter na despensa:
- Alho em pó
- Bicarbonato de sódio
- Canela moída
- Cominhos (em grão e em pó)
- Noz moscada moída
- Louro
- Cravinho
- Mostarda em grão
- Tomate seco

4 comentários:

  1. Nossa que maravilha!!
    To começando a me encantar com esse mundo de especiarias.
    Gostaria de saber aonde posso encontrar para comprar com "real".
    Porque nos sites so encontro em dolar. Fica dificil! Sabe algum lugar que vende? Estou procurando pr essas abaixo:
    Cheery
    Flower Power
    SUNKISS
    HOT STUFF

    obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Erica,
    Cá em Portugal encontro à venda nas lojas Celeiro, não sei se eles enviam para o Brasil.
    Mas este é o site deles: http://www.celeiro-dieta.pt/ veja se eles enviam ou têm algum revendedor no Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Garam masala tenho mas é com outra embalagem. Nunca encontrei a pimenta rosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma haver da Margão, mas caso não encontres só pimenta rosa compra um que seja de mistura de pimentas, também é óptimo!

      Eliminar