14 abril, 2015

O Talho

Pelo terceiro ano consecutivo, o Canal História convidou três dos mais reputados chefs portugueses a recriarem uma "Última Ceia", do seu ponto de vista. A Graziela, do blog Vida de Desempregada, recebeu um convite para degustar esta experiência, elaborada pelo chef Kiko Martins e convidou-me para a acompanhar.




Começando pela localização, é fantástica já que está no centro de Lisboa, pertissimo do El Corte Ingles e logo à saída do metro.


O espaço em si é bastante agradável, tendo a área de talho/loja com as várias carne e produtos que estão à venda, tudo com um excelente aspecto e depois a sala de restaurante.

O atendimento foi sempre muito simpático, informal e atencioso, para além de ser bastante rápido, principalmente para quem tem pouco tempo ao almoço.


Começámos pelas entradas: uma caixinha com vários tipos de pães, pasta de ricotta e tomate seco, paté de fígado, manteiga e manteiga de tomate e oregãos, tudo fresco e muito saboroso, gostei especialmente da pasta de ricotta e da manteiga de tomate.


Rapidamente chega o prato principalmente, inspirado na Última Ceia: cordeiro, desossado e recheado com tãmaras, pistáchios, vinagre e pão, marinado e cozinhado abaixas temperaturas, acompanhado por uma açorda de pão judeu, beterraba triturada e uma batata revestida de cinzas que na realidade são azeitonas desidratadas. 
Um prato equilibrado, que sendo substancial não é pesado, em que o cordeiro se desfaz ao mais leve toque e cada a cada garfada o nosso paladar pede mais!


Para terminar, como nenhuma refeição deve terminar sem sobremesa, a Graziela escolheu Chocolate e Maracujá e eu, por recomendação do empregado, escolhi Foie gras e Creme catalão. 
Um contraste muito interessante entre a riqueza do chocolate e a acidez do maracujá :quanto ao foie gras com creme catalão fiquei completamente rendida a esta sobremesa rica, leve e com um toque fresco.

Definitivamente, vou voltar para experimentar a ementa habitual.

O Talho Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

6 comentários:

  1. Tem tudo de facto óptimo aspecto!
    Apetece mesmo voltar para experimentar os restantes pratos :)
    Os produtos para venda têm um óptimo aspecto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho experiências gastronómicas através das tuas :P Tens jeito para descrever :)
    Parece tudo muito bom, os fatores tempo e localização acrescentam sempre pontos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento passar ao máximo aquilo que foi a minha experiência, ainda bem que estou a conseguir!

      Eliminar