13 maio, 2015

Doce de abóbora com especiarias

Adoro fazer compotas!
Gosto de as fazer e oferecer pelo Natal e outras ocasiões e gosto de as fazer simplesmente para nós cá em casa, sabe tão bem ter uma compota caseira para barrar no pão ao pequeno-almoço ou lanche, adoro aquele cheirinho a doce que fica pela cozinha. E só não faço mais compotas porque a fruta raramente dura muito tempo cá em casa.
Neste caso, aproveitei abóbora que tinha no congelador e que sobrou do Natal, como precisava do espaço e não sabia o que fazer com ela nem tinha planeado nenhuma receita que precisasse de abóbora (e ainda tenho alguma no congelador), decidi aproveitar e fazer compota... e já não fazia doce de abóbora há tanto tempo! Desta vez decidi fazer uma receita diferente, normalmente junto apenas canela e nozes, mas desta vez decidi não juntar frutos seco, apenas a abóbora e várias especiarias.
O ingrediente que aqui vos pode parecer estranho ou desconhecido é a fava tonka (cumaru), trata-se de uma semente com cheiro adocicado, semelhante à baunilha e por isso, pode ser usada em sua substituição em todo o tipo de bolos e sobremesas, para fazer açúcar aromatizado, essência ou até em pratos salgados, como molho de tomate.




Ingredientes:
800g abóbora em cubos
350g açúcar moreno
2 paus de canela Margão
1 anis-estrelado Margão
3 vagens de cardamomo verde Margão esmagadas
1 fava tonka Aromas e Especiarias




Preparação:
- Coloque todos os ingredientes no copo e programe 30min, Temp 100º, Vel Colher Inversa.
- De seguida, programe 15min, Temp Varoma, Vel Colher Inversa, sem o copo de medida, mas com o cesto sobre a tampa para evitar o risco de salpicos.
- Retire as especiarias e distribua o doce em frascos previamente esterilizados.



10 comentários:

  1. Esse doce deve ter ficado mesmo bom e posso imaginar o cheirinho que deixou na tua cozinha! Também gosto de fazer compotas e adoro comê-las! A de abóbora é, sem dúvida, a minha preferida! Como tenho sempre muita abóbora congelada também acabo por fazer compota muitas vezes, o problema é que depois não me controlo...!

    ResponderEliminar
  2. doce de abobora faz me lembrar a minha avo que la na terrinha fazia muitas vezes mas claro o mais normal possível, esse com especiarias deve dar um sabor bem diferente mas bem agradável e cheio de sabor e cheiro, gostei bastante da sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Gosto mesmo de doces e compotas e apesar do açúcar que leva acho que é muito mais saudável que as manteigas e afins...
    Nunca experimentei com cardamomo, mas imagino o cheirinho e o sabor com que deve ficar ;) vou ter que experimentar!
    Gosto muito de doce de abóbora também com pêra rocha, aconselho ;)

    ResponderEliminar
  4. Cá por casa no ano passado fiz doces de quase tudo que havia aqui por casa desde, ameixas, pêssegos, figo, amoras silvestres... Apesar do açúcar, não leva químicos para dar sabor ou cor. ...

    http://www.kantinhodalili.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Marisa,
    eu tbm adoro fazer doces e compotas, belo aproveitamento o teu doce
    ficou com uma cor linda e o aspecto delicioso!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  6. Olá Marisa :)

    Também adoro compotas, mas por aqui tenho de as comer sozinha :(
    Essa de abóbora é uma delicia, ficou com uma cor linda !

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Doce de Abóbora, a par com o doce de tomate, é dos meus doces preferidos!
    Que excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  8. Também não costumo fazer compotas, mas adoro as de abóbora! Essa parece perfeita :D

    ResponderEliminar