22 maio, 2015

Sugestão para o fim de semana #15



As “Semanas da Vitela”, integrado nas anuais Mostras Gastronómicas do concelho, decorrem entre 23 de Maio a 10 de Junho, coincidindo com a iniciativa “O Tapete está na Rua”.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos que pretende proporcionar aos visitantes que gostam de boa comida a melhor gastronomia da cozinha alentejana com produtos Arraiolenses, nomeadamente carne de vitela certificada da região
As ofertas gastronómicas, elaboradas por mãos experimentadas no tempero, em que têm como ingrediente principal a vitela não se irão esgotar: Mão de Vaca, Vitela de Caldeirada, Peitos de Vitela na Brasa com Esparregado, Posta à Alentejana com Migas à Carvoeiro, Bife de Vitela na Caçarola, Escalope de Vitela recheado com cogumelos, Naco de Vitela com Migas de Hortelã, Ganso de Vitela com Castanhas são alguns dos exemplos de iguarias disponíveis nos 19 restaurantes aderentes.
Os restaurantes participantes no evento em Arraiolos são: Café Restaurante “O Alentejano”, “O Pelourinho”, o Restaurante “A Moagem”, “O Cantinho do Giovanni”, o Restaurante Típico “O Alpendre”, Café Snack Bar “O Gingão”, Restaurante Bar “Wine’Arte”, Pousada Nossa Senhora da Assunção, “A Paragem” – Vinhos & Petiscos e Snack-Bar “El Gordito”.
Na localidade de Igrejinha: Restaurante “A Horta”. Freguesia de Sabugueiro Café “O Camponês”. Em Santana do Campo: Restaurante “Rédeas Curtas”. S. Pedro da Gafunheira: Restaurante “O Parque”. S. Gregório: Café “O Telheiro” e em Vimieiro: Restaurante “Antiga Moagem”, “Novo Dia”, “Planície Dourada” e “Flor do Alentejo”.



A Câmara Municipal de Arraiolos organiza na Casa do Alentejo em Lisboa, de 22 a 23 de Maio, uma mostra de tapetes e provas da gastronomia local, promovendo antecipadamente a iniciativa anual “O Tapete Está na Rua”, este ano agendado entre 5 e 10 de Junho.
Na ocasião, vai estar presente o maior tapete de Arraiolos do mundo, feito naquela vila, com 120 metros quadros e 4,5 milhões de pontos.
Oportunidade única para os lisboetas e visitantes admirarem o labor arraiolense na manufacturação de tapetes e degustarem iguarias locais, como as afamadas empadas e os vinhos únicos daquela região.


A 5ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm regressa a Lisboa e ao Porto de 21 de Maio a 7 de Junho.
O bairro da Madragoa junta-se às já habituais zonas históricas dos bairros de Lisboa e do Porto: Cais do Sodré, Rossio, Alfama, Bairro Alto, Príncipe Real, Baixa do Porto e Ribeira, prontas para 18 dias onde a palavra de ordem é tapear.
Durante a Rota de Tapas Estrella Damm poderá percorrer os 52 estabelecimentos aderentes em Lisboa e os 29 estabelecimentos no Porto, onde encontrará tapas de elevada qualidade, inovadoras e especialmente confecionadas com Sabores da Terra e do Mar para esta 5ª edição, harmonizadas com uma cerveja Estrella Damm 0,25l, a um preço de fixo de 3€.

Em Lisboa, e antes de se aventurar no mundo dos petiscos e da verdadeira tradição cervejeira, descubra tudo sobre os restaurantes aderentes. Para ajudar na descoberta e evitar que percorra a cidade com fome e sem rumo, a Zomato criou uma página dedicada ao evento, que reúne informação sobre todos espaços que fazem parte da Rota de Tapas Estrella Damm – desde fotos, menus do evento, localização e opiniões. Seja marisco, peixe, queijos, enchidos ou carne, escolha as combinações que mais lhe despertam o paladar e desfrute de momentos divertidos com os amigos.



As tasquinhas gastronómicas, com queijo, mel, doçaria e sopa caramela, são presença assegurada na sexta edição do certame organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, de entrada gratuita, a realizar no “rossio” de Vila Nogueira de Azeitão.
O programa do certame inclui visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, nos dias 23 e 24, sempre às 11h30. A iniciativa, para a qual deve ser feita reserva através do número de telefone 212199930, inclui a prova de dois vinhos produzidos naquela adega de Azeitão. 
O evento conta com animação musical, actividades para os mais novos, exposições, entre outros.

1 comentário: