05 setembro, 2015

Museu da Electricidade

Este ano optámos por fazer umas férias diferentes e à mistura com dias de praia, encontros com os amigos e experimentar restaurantes novos, também aproveitámos para visitar alguns locais que já não visitávamos há algum tempo ou que eram totalmente novidade para nós.

O Museu da Electricidade  abriu as portas ao público em 2006 e está instalado no edifício Central Tejo, localizado na zona de Belém, que funcionou como central eléctrica de inícios do século 20 a meados dos anos 1970. A sua arquitectura destaca-se pelos materiais - vidro, ferro e tijolo vermelho - e pelas grandes janelas.
O núcleo principal da exposição permanente é a própria Central, ou seja, todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção e que, felizmente, se encontram ainda hoje com uma integridade assinalável. A exposição procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento desta antiga central termoeléctrica de Lisboa, desde a identificação dos seus diversos componentes até à explicação do seu funcionamento.


O Museu engloba também a apresentação de outros núcleos permanentes, abordando temas relacionados com a energia:
- Um espaço dedicado às diversas Fontes de Energia, com particular relevo para as Energias Renováveis; 
- Uma exposição dedicada aos Cientistas que mais contribuíram para a descoberta e desenvolvimento dos fenómenos da electricidade; 
maquetas sobre todo o processo de produção, transporte e distribuição de electricidade; 
 - O "Experimentando", núcleo que permite conhecer experimentalmente alguns fenómenos eléctricos.




Horário:
Terça a Domingo das 10h às 18h

Como chegar:
Comboio – Estação de Belém na linha de Cascais
Autocarros - 28, 714, 727, 729 e 751
Eléctrico – 15

Entrada:
Livre

Morada:
Avenida de Brasília,
1300-598 Lisboa

Contacto:
210 028 190

4 comentários: