08 abril, 2016

Sugestões para o fim de semana #22


O festival gastronómico Peixe em Lisboa regressa ao Páteo da Galé, de 7 a 17 de Abril, com a presença de conceituados restaurantes e chefes de cozinha portugueses e estrangeiros.
Nesta edição, voltam a ser dez os restaurantes em funcionamento permanente. O Chapitô à Mesa, do chef Bertílio Gomes, a cozinha africana do Ibo e ainda o Ritz Four Seasons, do chef Pascal Maynard, fazem parte das novidades. Vai ser ainda possível experimentar as propostas de peixe do chef José Avillez, Kiko Martins, Justa Nobre, Vítor Sobral ou do Ribamar.
Os menus e preços de cada espaço já estão disponíveis no site do evento
A Nespresso estará presente na 9ª edição do Peixe em Lisboa, um dos mais marcantes eventos de gastronomia e vinhos da capital, para proporcionar a todos os visitantes a oportunidade de degustarem de um café ou cocktails originais elaborados por uma equipa de baristas profissionais.
Este ano a Nespresso vai promover um Masterclass denominado “Taste Coffee Like Wine” para que o público possa descobrir como duas bebidas tão diferentes, como o vinho e o café, se provam com a mesma técnica. Aberto ao público (com lugares limitados) este Masterclass ocorre no dia 16 de Abril, das 19:00 às 20:00.



O 2.º Festival do Ouriço-do-mar realiza-se entre 7 e 10 de Abril na vila da Ericeira, e dá a provar nas mesas de 12 restaurantes diversas receitas onde este é o ingrediente principal. 
Depois do sucesso da 1.ª edição em abril de 2015, que levou milhares àquela vila para provar ouriços-do-mar, o Município de Mafra renova o desafio à restauração local para introduzir esta iguaria nas suas ementas, seja reinventando receitas, seja promovendo a forma mais simples de ser consumido: ao natural.
Estão apresentadas cerca de 15 variantes disponíveis nas mesas da restauração, sendo que muitas delas só serão confecionadas para o 2.º festival e, por isso, são a oportunidade rara de comer ouriços como nunca provaram.
Conheça os restaurantes participantes e as ementas disponíveis no site.


A Posta Barrosã, uma das iguarias mais emblemáticas da região Minhota que vai marcar mais um fim-de-semana gastronómico em Ponte da Barca, a decorrer de 08 a 10 de Abril, nos 9 restaurantes aderentes: Adega do Arthur, Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, O Churrasco, O Emigrante, O Moinho, Santana, S. Martinho e Tempus Hotel & Spa. A iguaria é um ex-libris da gastronomia alto-minhota e do concelho de Ponte da Barca devido às caraterísticas únicas conferidas pelas pastagens da Serra Amarela, referência emblemática da raça barrosã.
Durante todo o fim de semana vão decorrer inúmeras atividades, nomeadamente: no dia 9, pelas 09h30, o trilho das duas paróquias – Vila Nova de Muía, integrado na iniciativa 12xponte da barca; e à noite (21h30), na Casa da Cultura, um concerto com o grupo Malaboos; no domingo de manhã (9h30) com ponto de encontro no choupal, decorre uma caminhada para assinalar o Dia Mundial da Saúde, e nos restaurantes adentes há, durante o almoço, animação com ranchos folclóricos.

1 comentário:

  1. Só óptimas sugestões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar