14 abril, 2020

Ir ao teatro sem sair de casa

O teatro tem um valor cultural inegável e é fundamental na nossa educação, por complementar a formação cultural, além de incentivar a busca pelo conhecimento e a reflexão.
Devido ao isolamento, e porque temos de ficar em casa, os teatros decidiram criar novas soluções e transportaram-se para as plataformas online. Mas um pouco por todo o Mundo, num momento em que assistimos a inúmeras iniciativas pelas redes sociais, os registos de várias peças e programações especiais são concedidas pelos teatro à distância de um click.


Cirque du Soleil
Com os espectáculos parados, o Cirque du Soleil decidiu criar uma plataforma na qual qualquer pessoa tem acesso aos shows da companhia multinacional de artistas de circo. 
Chama-se CirqueConnect e tem várias categorias: espectáculos gravados; tutoriais para treinar como os artistas; aulas de maquilhagem; e algumas séries como a de animação sobre jovens acrobatas.
A plataforma é de acesso gratuito.


Fundação Calouste Gulbenkian
Entre os concertos disponibilizados estão o do pianista Menahem Pressler, 96 anos, que actuou em Lisboa em 2018 com a Orquestra Gulbenkian, e o dos pianistas portugueses Mário Laginha e Pedro Burmester, todos no grande auditório e no âmbito do festival Pianomania.
De acordo com a fundação, todas as semanas serão colocados online dois concertos gravados, que ficarão disponíveis durante 30 dias.


Teatro Politeama
O Tearo Politeama e Filipe La Féria decidiram aproximar-se dos portugueses e passaram a disponibilizar todos os dias, na página de Facebook do teatro, alguns dos seus mais famosos musicais. Todas as semanas estreia um novo musical. Até maio poderá assistir a espectáculos como “Música no Coração”, “A Canção de Lisboa” ou “A Evolução de um Grande Musical: Severa”.


Teatro Aberto
Para ser o seu porto de abrigo nesta fase complicada que o Mundo está a viver, o Teatro Aberto todas as noites,das 16h às 21h, vai disponibilizar online ao registo de arquivo de alguns dos seus espectáculos.


Companhia Nacional de Bailado
Ficar Em Casa Na Nossa Companhia é um projeto da CNB que reúne um conjunto de iniciativas online através da utilização das ferramentas digitais disponíveis e com o auxílio das quais continuamos a oferecer um serviço público de qualidade, durante o tempo em que estamos em isolamento social devido à pandemia do vírus COVID19. 
Todas as semanas apresentamos um espetáculo diferente, a partir do vasto espólio dos nossos arquivos disponibilizamos online obras do repertório da Companhia. Durante 7 dias a obra fica acessível para visualização por qualquer pessoa, em qualquer horário à sua escolha.
Os títulos das obras são anunciados semanalmente através do site e redes sociais.


Teatro D. Maria II
O Teatro D. Maria II não quis ficar longe dos seus espectadores e criou a iniciativa “D. Maria em Casa” para que não falte teatro na vida de todos. Todas as sextas e sábados, pelas 21h, poderá assistir a um espetáculo na Sala Online do D. Maria II.
O D. Maria II quer ainda dividir o palco consigo, por isso, incentiva os seus seguidores a darem largas à imaginação e partilharem o seu momento teatral, seja recriando cenas famosas de teatro, cinema, ou televisão, através do hashtag #dmariaiiemcasa #teatroemcasa e #ficoemcasa. A iniciativa chama-se “Movimento D. Maria II em Casa” e serão oferecidos prémios no final aos mais originais.

Sem comentários:

Enviar um comentário