07 dezembro, 2016

Restaurante Pousada da Serra da Estrela

A gastronomia tradicional recebe aqui um tratamento mais contemporâneo. 
Algumas das muitas deliciosas sugestões são a Telha Serrana de enchidos e queijos da região, as entradas clássicas de empada de borrego com molho de hortelã e o estaladiço de queijo de cabra com doce de abóbora, e o imperdível Arroz Serrano aromatizado com baga de zimbro. As sobremesas são as maiores surpresas da carta, com uma apresentação moderna, combinações de sabores inesperadas e sem que nenhum sabor seja excessivamente doce. Existem ainda opções de saladas e pratos vegetarianos.
O jantar é servido numa sala ampla e luminosa, com colunas de granito e enormes janelas, possui uma decoração elegante e sóbria, com confortáveis cadeirões e vista para o jardim.





Para além do couvert composto por azeitonas, azeite e vinagre balsâmico, e pão fresco, chegam à mesa uns pequenos petiscos: beterraba com frutos secos, cogumelos salteados e ervilhas com chouriço. Simples e confeccionados com ingredientes frescos, ideais para dar início a uma refeição.
Começámos com o Estaladiço de queijo de cabra com doce de abóbora e a Empada de borrego com molho de hortelã, entradas clássicas e com um toque de sofisticação.
O estaladiço de queijo de cabra é delicioso, uma relação perfeita entre as várias texturas e contraste de sabores; a empada de borrego muito rica e reconfortante torna-se mais leve e fresca com o molho de hortelã.
Para os apreciadores de vinho, existem várias opções de vinhos portugueses, inclusive a copo.


Chegados aos pratos principais as nossas recaíram na Bochecha de porco com cogumelos e castanhas, puré de batata e grelos salteados e no Arroz Serrano.
Eu aprecio bastante bochecha de porco e esta foi sem dúvida uma das melhores que já comi! A carne estava muito tenra e suculenta, saborosa sem ser excessivamente pesada, e gostei especialmente dos cogumelos e castanhas que acompanhavam o prato. Quanto ao Arroz Serrano, foi-nos explicado que era uma espécie de arroz de cabidela, não sou apreciadora desse tipo de pratos, o Bruno gosta e por isso escolheu este prato. Só posso dizer que mal chegou à mesa fiquei encantada com o aroma deste arroz malandrinho, preparado com vitela e enchidos das Beiras, vinho do Porto e aromatizado com bagas de zimbro, este é um prato rústico e reconfortante, os sabores da serra no seu melhor.

E porque nenhuma refeição fica completa sem sobremesa, escolhemos a Queijada serrada com cremoso de mogango e amêndoas caramelizadas e a Chamuça de figo seco com gelado de noz.
A queijada é rica, sem ser demasiado doce, combina na perfeição com o cremoso de mogango e a textura crocante das avelãs; a chamuça de figo quente e doce acompanhada pela frescura do gelado de noz fez as nossas delícias e foi uma verdadeira surpresa.


Amanhã post dedicado ao roteiro pela Serra da Estrela

3 comentários:

  1. Tenho um fim de semana marcado em Fevereiro nesta pousada, pelas fotos que aqui mostras já vi que vou comer muito bem por lá!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm mesmo de provar o Arroz Serrano e a Chamuça de figo seco, não se vão arrepender!

      Eliminar
  2. A apresentação dos pratos é fantástica, e o aspeto ainda melhor! :)

    ResponderEliminar