A gastronomia tradicional recebe aqui um tratamento mais contemporâneo.
Algumas das muitas deliciosas sugestões são a Telha Serrana de enchidos e queijos da região, as entradas clássicas de empada de borrego com molho de hortelã e o estaladiço de queijo de cabra com doce de abóbora, e o imperdível Arroz Serrano aromatizado com baga de zimbro. As sobremesas são as maiores surpresas da carta, com uma apresentação moderna, combinações de sabores inesperadas e sem que nenhum sabor seja excessivamente doce. Existem ainda opções de saladas e pratos vegetarianos.
O jantar é servido numa sala ampla e luminosa, com colunas de granito e enormes janelas, possui uma decoração elegante e sóbria, com confortáveis cadeirões e vista para o jardim.
Para além do couvert composto por azeitonas, azeite e vinagre balsâmico, e pão fresco, chegam à mesa uns pequenos petiscos: beterraba com frutos secos, cogumelos salteados e ervilhas com chouriço. Simples e confeccionados com ingredientes frescos, ideais para dar início a uma refeição.
Começámos com o Estaladiço de queijo de cabra com doce de abóbora e a Empada de borrego com molho de hortelã, entradas clássicas e com um toque de sofisticação.
O estaladiço de queijo de cabra é delicioso, uma relação perfeita entre as várias texturas e contraste de sabores; a empada de borrego muito rica e reconfortante torna-se mais leve e fresca com o molho de hortelã.
Para os apreciadores de vinho, existem várias opções de vinhos portugueses, inclusive a copo.
Chegados aos pratos principais as nossas recaíram na Bochecha de porco com cogumelos e castanhas, puré de batata e grelos salteados e no Arroz Serrano.
Eu aprecio bastante bochecha de porco e esta foi sem dúvida uma das melhores que já comi! A carne estava muito tenra e suculenta, saborosa sem ser excessivamente pesada, e gostei especialmente dos cogumelos e castanhas que acompanhavam o prato. Quanto ao Arroz Serrano, foi-nos explicado que era uma espécie de arroz de cabidela, não sou apreciadora desse tipo de pratos, o Bruno gosta e por isso escolheu este prato. Só posso dizer que mal chegou à mesa fiquei encantada com o aroma deste arroz malandrinho, preparado com vitela e enchidos das Beiras, vinho do Porto e aromatizado com bagas de zimbro, este é um prato rústico e reconfortante, os sabores da serra no seu melhor.
E porque nenhuma refeição fica completa sem sobremesa, escolhemos a Queijada serrada com cremoso de mogango e amêndoas caramelizadas e a Chamuça de figo seco com gelado de noz.
A queijada é rica, sem ser demasiado doce, combina na perfeição com o cremoso de mogango e a textura crocante das avelãs; a chamuça de figo quente e doce acompanhada pela frescura do gelado de noz fez as nossas delícias e foi uma verdadeira surpresa.
Amanhã post dedicado ao roteiro pela Serra da Estrela
Tenho um fim de semana marcado em Fevereiro nesta pousada, pelas fotos que aqui mostras já vi que vou comer muito bem por lá!
ResponderEliminarBeijinho
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt
Têm mesmo de provar o Arroz Serrano e a Chamuça de figo seco, não se vão arrepender!
EliminarA apresentação dos pratos é fantástica, e o aspeto ainda melhor! :)
ResponderEliminar