06 setembro, 2018

Escapadinha a dois em Aveiro

A encantadora cidade de Aveiro, conhecida por muitos como a “Veneza portuguesa”, atravessada por quatro canais e é tida como um dos destinos mais pitorescos do país.
Aveiro atrai cada vez mais turistas graças os seus coloridos moliceiros, aos edifícios e arte de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana, a sua rica história, famosa gastronomia, cenários deslumbrante e clima ameno. 
Uma cidade vibrante que surpreende a cada recanto, onde passado e presente, tradição e modernidade criam uma conjugação única.



Na ponte sobre a ria de Aveiro, de frente para o edifício da Capitania podem ver quatro estátuas que representam figuras típicas da cidade como o marnoto, a salineira, o fogueteiro e a parceira do ramo, que representam trabalho e festas.




Chegados a Aveiro, a nossa primeira paragem foi na Oficina do Doce, onde começámos por ver um filme acerca da criação e produção dos Ovos Moles de Aveiro, de seguida uma demonstração do que corresponde ao segundo dia de produção: enchimento e corte e no fim, não poderia faltar uma degustação de ovos moles.
De seguida, não podíamos perder a oportunidade de fazer um passeio de barco moliceiro pela Ria de Aveiro, durante o qual ficámos a conhecer a cidade e um pouco da sua história a partir dos 4 canais urbanos (Central, Pirâmides, São Roque e Cojo).
E terminamos com uma prova de Sabores de Aveiro composta por Raivas, Ovos Moles, Mini Americanas e Refrescos tradicionais feitos à base de ervas e mel.

Sobre o Canal do Cojo encontramos a Ponte dos Laços de Amizade.
Criada em 2014 por dois estudantes da Universidade de Aveiro, é um hino às amizades e símbolo do carinho que os habitantes nutrem pela cidade. O desafio foi para que as pessoas deixassem o seu laço, símbolo de amor ou amizade e monumento de agradecimento a Aveiro, o que aconteceu ao longo das guardas desta ponte.







As ruas de Aveiro são lindíssimas e existem vários roteiros que podem fazer a pé, durante os quais pode admirar a arquitectura dos edifícios, a Ria de Aveiro e as diversas pontes.
O Museu da Cidade pretende ilustrar os momentos, os factos e os protagonistas que, ao longo do tempo, têm dado alma à história de Aveiro. E o Museu Arte Nova, sediado num dos imóveis mais emblemáticos entre o património desta corrente artística, é o centro interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade de Aveiro.









Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro, a Praia da Barra possui um extenso areal e oferece todas as condições para a prática de diversos desportos como o surf, bodyboard, kitesurf, vela e pesca desportiva. Junto à praia destaca-se o imponente Farol de Aveiro, construído há mais de um século e que com 62 metros de altura é o mais alto de Portugal.
A imagem mais pitoresca da Costa Nova é a dos palheiros de madeira que se alinham ao longo da sua marginal, pintados de riscas de cores fortes conjugadas com o branco. Construídos pelos pescadores para abrigo ou armazenagem de apetrechos de pesca, estes palheiros, restaurados, são hoje em dia agradáveis casas de férias.


Sem comentários:

Enviar um comentário