15 junho, 2013

Zon e PcMedic

Começo desse já por pedir desculpas pela extensão do post e agradecer a quem tiver a paciência de ler.


Aparentemente um dia como os outros, esta sexta-feira amanheceu com sol e calor, a perspectiva de uma fim de semana com bom tempo e recebi boas notícias logo pela manhã o que me deixou muito animada. Vim tratar de publicar a receita no blog, estava a espreitar as notícias e a começar a abrir os blogs/sites de culinária para ver as receitas do dia.
Eis que inesperadamente, ao abrir uma das páginas, me aparece uma mensagem de erro relacionada com software malicioso. Ora, como já aqui há uns meses me tinha acontecido semelhante e não tive problemas, confesso que não liguei muito... fechei a página e continuei a minha vidinha. Tudo parecia normal, mas realmente a net estava mais lenta. Antes de dar o dia por terminado, corri o anti-virus, corri o anti-spyware, etc segui as instruções do costume e  tudo aparentemente ok. E digo aparentemente, porque estava com aquela sensação de "... há aqui qualquer coisa..."


Por volta das 21h, ligo o pc e qual o meu espanto quando verifico que não tenho internet e aparece-me uma mensagem de erro (proxy qualquer coisa)... Como sou cliente Zon, fui verificar se tinha tv e telefone, pois podia ser uma avaria (apesar de nunca me ter aparecido uma mensagem de erro como aquela), mas  tv e telefone estavam operacionais, vou ver o modem e parecia estar a funcionar normalmente. Bem, tentei perceber o que se passava e verifiquei que tinha net, mas por algum motivo não conseguia aceder... Liguei para o apoio da Zon, o operador foi muito simpático, tentámos várias configurações, até que, segundo ele o problema não seria do modem, mas sim do computador. Indicou-me que têm uma parceria com a PcMedic que presta apoio técnico por telefone (chamada 30 cêntimos por minuto) e o nr para o qual deveria ligar. 
Confesso que nessa altura se fez uma luz na minha cabeça e começo a verificar que vários programas que tinha instalado no meu computador tinham evaporado! E nessa mesma altura entro ligeiramente em pânico a pensar no meu querido blog!!!


Liguei para o nr que me indicaram (16991), ao fim de cerca de 5 minutos tinha o problema resolvido e a minha net de volta. Felizmente, o blog e todos os ficheiros relacionados estavam intactos, instalei o anti-vírus e os programas que precisava, fazer backups de tudo... e respirei de alívio.
Verdade seja dita, tendo eu 28 anos e a usar internet desde os meus 14 anos só tive 2 situações desagradáveis: a primeira, quando há uns meses atrás fiquei sem conta de Hotmail e consegui recuperar rapidamente e agora isto que aconteceu.

E, perguntam vocês, porque é que decidi fazer este post?
Porque infelizmente o português é óptimo para reclamar, mas no que toca a elogios às vezes estes são escassos, e sei que existem muitas reclamações de serviços como a Zon e similares, então achei por bem mostrar que também se encontram profissionais atenciosos e competentes.


E pronto, muito obrigado a quem leu, já desabafei e desejo-vos um bom fim de semana!

14 comentários:

  1. Zanguei-me para todo o sempre com a Zon devido ao péssimo serviço e por achar lamentável que os operadores tenham menos conhecimentos de informática do que eu.

    Sou blogger desde 2003 e já usei várias plataformas (Typepad, blogger, wordpress). O último blog que tive (e ainda está activo) está em wordpress instalado por mim em alojamento meu e em domínio próprio. Na ligação da Zon não conseguia vê-lo porque os DNS (aquilo que traduz os números em nomes de sites) estavam mal configurados para o meu blog/site. E isto aconteceu de um dia para o outro e só acontecia na Zon. Após inúmeras chamadas em que tive que explicar o que eram DNS, encaminharam-me para a PCMedic também que, obviamente, não íam resolver nada porque o problema era do lado deles. Além do problema dos DNS, a ligação estava constantemente a cair. Era impossível manter uma conversa no Gmail.

    A situação só se resolveu com reclamação em livro e com a mudança de modem e router. No entanto, o problema dos DNS persistia. (Só conseguia, em casa, ver a versão mobile do blog.)
    Após isso, desliguei-me da Zon para todo o sempre.

    ResponderEliminar
  2. É de louvar quando damos conta de que ainda existem bons profissionais em Portugal.
    No momento em que muita coisa é negativa neste país temos de elogiar quem merece e faz com que ainda valha a pena ser Português.

    Ainda bem que tudo se resolveu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Marisa.. menina que susto em?
    Bom demais seu post.. e a forma como relatou sobre o bom atendimento dos profissionais que a atenderam.
    Tem toda razão, as vezes levamos tanto tempo de nossas vidas a reclamar, reclamar, reclamar, e não damos a devida importância as coisas boas que também acontecem.

    Um beijo minha linda..
    E ainda bem que tudo voltou ao normal né?

    Um sábado lindo viu?

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que nem todas as vezes que ligo para o apoio ao cliente me deparo com um operador atencioso e realmente disponível para perceber o problema. No entanto, não se pode generalizar e sei que os trabalhos dessas pessoas também não é fácil, por isso, Marisa, dou-te todo o mérito pelo post que em vez de uma reclamação, traz um elogio a esses trabalhadores.

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  5. oi flor...
    aqui não temos tal serviço...
    mas passei mesmo para te deixar um beijinho...
    bom final de semana

    ResponderEliminar
  6. Oh! Marisa esses problemas de internet e serviços de internet as vezes nos prega cada susto. Encontramos muitas pessoas maravilhosas pela blogsfera, mas infelizmente existem muitos que se apropriam dos nossos computadores e nos deixam de cabelo em pé. Ainda bem que não foi nada. Muito bonita sua atitude, de elogiar o bom serviço que recebeu, afinal nós seres humanos só reclamamos hehe. Que bom que tudo não passou de um susto. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  7. Eu também já precisei desse apoio e na pc medic (parceria com a zon) foram impecáveis. :) Ainda bem k esta td resolvido.

    ResponderEliminar
  8. Tiveste muita sorte Marisa, infelizmente nem todos têm a paciência necessária, e mesmo não sendo culpa deles o problema segundo percebi, ele não hesitou em te ajudar e encaminhar, outros teriam "lavado as mãos"! E é sempre bom falar as coisas boas...somos pessoas que reclamamos muito (também o faço), e se coisas boas destas se passam é bom dar a conhecer!*

    ResponderEliminar
  9. Marisa, compartilho com seu 'susto'. Imagino que susto estar sem navegação e aparecer estas mensagens de erro mas... que bom saber do atendimento da Zion! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  10. Marisa,
    como a Josy disse as vezes levamos muito susto com os nossos blogs,
    mas o que importa é que vc conseguiu resolver o problema e infelizmente
    todas nós estamos sujeitas a isso.

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  11. Marisa querida,

    Relativamente a problemas do género do que contas, não me posso queixar... os problemas que tive que foram do conhecimento público, tiveram a haver com um ataque de vírus...
    No que diz respeito à Zon, sou cliente deles desde Novembro passado, tenho algumas queixas sim, os programas da box nem sempre funcionam como deve de ser e ultimamente fico sem serviço de internet muitas e muitas vezes.
    Já reclamei e o que me disseram é que iriam oferecer 1 mês gratuito.
    Sendo assim, menos mal, foram semrpe atenciosos, nisso não tenho razão de queixa, mas o serviço que oferecem não é perfeito !
    Ainda bem que tudo se resolveu a bom contento no teu caso, também tenho um medo de perder o blogue que não te passa pela cabeça ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Concordo, para reclamar é sempre rápido agora para elogiar já é outra conversa.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. ola :)
    e agora espere pela conta do telefone... aconteceu me algo do género e segui os mesmos passos, de facto quem me atendeu foi mt simpático... o pior foram os 30€ de telefone com aquela bendita chamada... :(

    ResponderEliminar
  14. Olá Marisa
    A mim aconteceu exactamente o mesmo e no mesmo dia, mas eu tb não tinha telefone, só a TV funcionava. No sábado de manhã, o meu marido teve de ligar para o Apoio ao Cliente da Zon pelo telemóvel (5€ que gastou na chamada) e a nós disseram que o problema era do router que teria avariado, apesar de aparentemente estar OK. Nesse mesmo dia (sábado) ceio cá 1 técnico instalar um novo router e tudo voltou á normalidade... foi a 1ª vez que nos aconteceu tal situação e tal como fiquei satisfeita pela rapidez na resolução do problema por parte da Zon, principalmente por ser 1 sábado ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar