17 março, 2015

Carolo de Milho rei da 9ª edição Endògenos

Carolo de Milho foi homenageado no dia 23 de Fevereiro na 9ª Edição do Projecto Endògenos, no restaurante e casa de fados Adega Machado com um jantar de 6 pratos para o qual tive o prazer de ser convidada.



O Chef Alexis Gregório, num equilíbrio de sabores em que o Carolo de Milho foi estrela, expressou a sua criatividade na apresentação de 6 pratos à base desta iguaria que não é mais que interior do milho trituradoPor seu lado, a Real Companhia Velha conquistou os presentes com a selecção de vinhos, do mais leve ao mais encorpado e forte, que harmonizaram a apresentação dos pratos neste jantar único.


A refeição teve início com um Amuse Boucheacompanhado com um espumante Real Companhia Velha, sucedendo-se “Olha o passarinho”, creme aveludado com codorniz e poejos em canja, que combinou na perfeição com um Evel XXI D.O.C., seguido de um souflé com milho doce e chouriço intitulado “O Milho Malhoa”, acompanhado por um delicado Sauvignon Blanc da Quinta de Cidrô.
O prato “Fado dos Trópicos” composto por farofa, carabineiro e ratatoullie tropical em consonância com o Semillon branco. Sucedeu-se um Falso Xérem com ameijoas desidratas, robalo, funcho, laranja e puré de caldeirada foram os ingredientes que constituíram o prato “Falsa Baiana”,  provavelmente um dos meus pratos preferidos, acompanhado por  um Chardonnay de reserva branco.
O prato de carne “Donde Vens, Amália?”, numa combinação de cachaço de porco preto, milho frito e legumes glaceados, onde uma Touriga Nacional tinto combinou na perfeição.
Para terminar, chega “A Doce Maria de Lourdes” uma combinação de bolo, crumble, gelado de milho doce, suspiros e puré de frutos silvestres, de “braço dado” com um vinho do Porto Quinta das Carvalhas Tawny Reserva. Uma delícia!

Numa casa onde mora o fado, não se podia terminar proporcionar aos participantes com um momento com a maravilhosa fadista Yola Dinis acompanhada por Sandro Costa (Guitarra Portuguesa), António Neto (Viola) e Jorge Carreiro (Contrabaixo).


O Projecto Endògenos interpreta experiências enogastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares Portugueses, provenientes da terra e mar, e suas regiões de origem.
O Endògenos teve a sua 1ª edição em finais de 2013, cada uma dedicada a um produto português, a sua 10ª edição terá lugar a 25 de Março, sob o tema do Berbigão, o qual será valorizado pelo chef Ivan Fernandes, do restaurante do Clube dos Jornalistas, em Lisboa.
Com o custo de 30 euros por pessoa, este jantar único é limitado às primeiras 30 reservas, as quais devem ser realizadas por email para nn@nunonobre.com

2 comentários:

  1. Olá Marisa,
    pelo relato e pratos foi um belo jantar, tem restaurantes que são inesquecíveis.
    Amei as fotos!

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  2. Que nomes engraçados para os pratos :) Estão muito lindos, gostei das formas de utilizar o milho... Parece tudo muito bom :)

    ResponderEliminar