26 maio, 2015

Semanas Gastronómicas em Arraiolos

Pelo 16º ano consecutivo, os restaurantes do concelho de Arraiolos elegeram o Borrego como matéria-prima principal, durante o mês de Abril.
Foram 19 os restaurantes do concelho que receberam todos os que quiseram desfrutar de sabores tradicionais da gastronomia com esta carne e outros produtos regionais. Desde o ensopado de borrego, assado de borrego, costeletas de borrego confeccionadas de diversas formas, borrego à hortelão com migas de tomate, febrinhas de borrego de jardineira, são alguns dos muitos pratos que foram saboreados.




O restaurante escolhido para nos receber nesta visita gastronómica foi  "O Alpendre", um restaurante típico em Arraiolos, com uma decoração tipicamente alentejana e rústica, um atendimento informal e caloroso.

A refeição iniciou-se com uma selecção de entradas: queijo, enchidos, frutos secos e marmelada, salada de cogumelos e de polvo, pão alentejano.

Seguiram-se os pratos principais: costelas de borrego, cozinhadas de várias formas, acompanhadas por migas de espargos e um vinho tinto alentejano.
Carne tenra e suculenta, que se desfaz na boca e com tempero apurado, provavelmente as melhores costeletas de borrego que já comi até hoje!


Lamento que a apresentação e consequentemente a foto não favoreçam, mas este pratinho recheado de vários doces típicos do Alentejo, era uma verdadeira homenagem à pura gula... Gostei especialmente da Sericaia com ameixa de Elvas e da sopa dourada.



As Semanas Gastronómicas são uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos que pretende proporcionar aos visitantes que gostam de boa comida a melhor gastronomia da cozinha alentejana com produtos Arraiolenses, nomeadamente carne de vitela certificada da região.

As “Semanas da Vitela”, integrado nas anuais Mostras Gastronómicas do concelho, decorrem entre 23 de Maio a 10 de Junho, coincidindo com a iniciativa “O Tapete está na Rua”.
A “Semana das Sopas Alentejanas” (25 de Julho a 9 de Agosto), a 16ª Mostra Gastronómica, bem como a Feira do Tapete de Arraiolos e o 8º Festival da Empada (de 30 de Outubro a 8 de Novembro), são as próximas iniciativas gastronómicas a realizar no Município.

9 comentários:

  1. O restaurante é lindo, os pratos parecem deliciosos.
    Uma excelente iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Que iniciativa gira!
    O restaurante parece delicioso, bem como os pratos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. que delicia minha amiga eu adoro comidas assim bjokas

    ResponderEliminar
  4. Que fotos fantásticas! Os pratos tem um aspecto maravilhoso!

    Beijinhos
    food&emotion
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que postagem gostosa Marisa, amei as fotos e o relato!

    Bjs, sucessos sempre! ♥

    ResponderEliminar
  6. É excelente, de comer e chorar por mais.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. O restaurante é lindíssimo e a comida então deve ser de comer e chorar por mais!

    ResponderEliminar
  8. Pelas imagens, os pratos devem ser deliciosos.


    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não costumo comer borrego, por acaso... Mas tem bom aspeto. Gostava de experimentar pão alentejano! Olha que as sobremesas parecem bem boas :)

    ResponderEliminar