25 outubro, 2017

Maldeçoade - Hamburgueria Artesanal

Bendito sabor, maldita tentação... assim se apresenta a Maldeçoade, a nova hamburgueria artesanal de Olhão. Provavelmente a hamburgueria mais bonita e bem decorada onde já tive o prazer de jantar, este é um espaço onde que reflecte claramente a preocupação em ligar o espaço à terra, à cultura e à tradição, onde o passado e o presente se fundem.
O destaque é dado aos 10 diferentes hambúrgueres que compõem a carta e que incluem opções vegetarianas, carne e peixe, e onde poderá escolher o tipo de pão e a batata que mais gosta, e também oferece diversas opções de saladas, risottos e inúmeros cocktails.



O espaço surpreende, é provavelmente a hamburgueria mais bonita e bem decorada que já conheci, e que foge completamente aos clichés que vemos habitualmente neste tipo de restaurante.
Num estilo urbano e contemporâneo, é um espaço onde o passado se funde com o presente, como a arte urbana que ilustra as paredes a representar as lendas típicas de Olhão, e que reflectem claramente a preocupação em ligar o espaço à terra, à cultura e à tradição.


Primeiro "problema": olhamos para a ementa, queremos provar tudo! Desde os Nachos com húmus, guacamole, picadinho de tomate, Sticks de peito de frango panado com molho BBQ ou o Carpaccio de novilho tudo nos parece delicioso... Mas acabamos por escolher os Aros de cebola panados com maionese de manjericão e Camarão envolto em batata com molho sweet chilli.
Os aros de cebola são fantásticos, bem crocantes e combinam na perfeição com frescura da maionese da manjericão; o camarão envolto em batata é uma verdadeira surpresa, com uma textura exterior estaladiça, o camarão tenro no interior e o contraste de sabores com o molho sweet chilli.


Chega a altura de escolher os hambúrgueres e para além de existirem 10 opções diferentes, existe também a possibilidade de escolher o tipo de pão (bola rústica, bolo do caco, pão brioche ou focaccia) e o tipo de batata (palito, com especiarias ou chips de batata doce), o permite personalizar o nosso pedido e criar combinações deliciosas.
Escolhemos então o Estaferme em pão brioche e batata com especiarias e o Quebra-jum em bolo do caco e chips de batata doce.
O Estaferme é um hambúrguer de novilho com cebolada e cogumelo portobello assado, queijo edamer e rúcula, a cebola e cogumelo combinam na perfeição com o queijo e frescura da rúcula; o Quebra-jum é um hambúrguer de novilho com queijo e bacon grelhado, molho bbq, alface, tomate e cebola. Ambos cozinhados na perfeição, carne tenra e suculenta, pão fresco e saboroso, e batatas gulosas.
Mas se por acaso ficarem muito indecisos, sugiro que escolham o Piquenines, um sortido de 4 mini hambúrgueres em bolo do caco e pão brioche (tofu grelhado, novilho, frango e salmão) com molho aioli, perfeito para partilhar!

As sobremesas variam diariamente, na noite em que visitámos o restaurante duas das opções eram o Doce da casa e Pannacotta de Pistáchio. O doce da casa é feito com natas batidas, chocolate, café e bolacha, uma sobremesa rica e gulosa, com sabores bem equilibrados; já a pannacotta de pistáchio é uma sobremesa mais delicada,  aromática, leve e fresca, e eu que nem sequer sou apreciadora de pistáchio só vos posso dizer que vale a pena provar!


Amanhã post dedicado ao roteiro de Olhão

1 comentário: