03 outubro, 2017

Boa-Bao

Sempre acreditei ser possível viajar através da comida e o restaurante Boa-Bao leva essa ideia muito a sério! Inaugurado há pouco mais de 6 meses, rapidamente se tornou um dos restaurantes mais concorridos de Lisboa, o seu conceito assenta numa cozinha pan-asiática que respeita as receitas originais e usa ingredientes frescos e típicos de países como a Tailândia, o Cambodja, Laos, Vietname, Malásia, China, Japão e Coreia.
O espaço divide-se entre a esplanada, o bar e balcão, a sala e o páteo fechado, o ambiente é descontraído e informal, os empregados são uma espécie de "guia" que nos atende com simpatia genuína e sabe explicar e sugerir os diversos pratos que compõem a ementa, o espaço tem vários elementos de decoração em que cada um conta uma história, que nos despertam e levam à descoberta... se juntarmos a isto comida preparada no momento com ingredientes frescos e de qualidade, bem com sabores genuínos, temos todos os ingredientes para uma viagem incrível!




Damos início à nossa viagem com várias entradas Sortido de Dim Sum Vegetariano, Tiras fritas de carne de vaca seca com sésamo estilo Isaan e Tosta de pão frito com camarão, porco e sésamo
Os dim sum são muito bons, mas quando comparados com as outras entradas que provámos não tem o mesmo factor "wow"; as tiras fritas de carne são deliciosas e vêm com um molho picante que desperta os sentidos e é irresistível; já a tosta de pão frito com camarão e porco é uma verdadeira surpresa, na primeira impressão a textura é crocante mas depois revela-se leve e suave na boca.



Continuamos com os pratos principais Dourada grelhada com legumes asiáticos, Salada de cogumelos com polvo grelhado e, uma novidade na ementa, Caril verde tailandês de frango, acompanhados por arroz jasmin e arroz frito.
Começando pela dourada, peixe fresco, saboroso e cozinhado na perfeição, com vários legumes asiáticos, um prato leve e aromático; a salada de cogumelos e polvo foi uma surpresa, polvo bastante tenro e sabores cítricos; quanto ao caril, absolutamente divinal, textura cremosa, sabor reconfortante, e picante doseado na perfeição.


Chegamos à parte mais doce da nossa viagem com as sobremesas Creme Brûlée de Coco com manjericão e erva príncipe, Carpaccio de ananás com loempia de chocolate e baunilha e, outra novidade da ementa, Mousse de manga.
O creme brûlée é rico, suave, fresco e aromático (e conquistou-me à primeira colherada!); o carpaccio é refrescante e exótico; a mousse de manga é uma sobremesa muito fresca, leve e frutada. 
Na sua maioria, as sobremesas disponíveis não são receitas asiáticas, mas mantêm a mesma essência e combinação de sabores típica da cozinha asiática.



E por aqui não faltam cocktails de autor, com ou sem álcool, sumos e chás exóticos! Começamos pelo mais importante: o cocktail Hurry (if you) Can é um cocktail solidário inspirado no cenário de destruição após a passagem do furacão e tem como objectivo ajudar as região das Caraíbas sendo 100% das vendas doadas à Cruz Vermelha.
Mas não faltam outras opções, como o Sling Dao que combina aromas asiáticos e portugueses, o Old Thoughts com especiarias ou o Cocooned com leite de coco, o que se torna perfeito para quem procura um sítio descontraído e informal para beber um cocktail entre amigos.

Mesmo a terminar esta viagem, foi possível experimentar os pastéis de nata de pandam.
Ainda em fase de testes, estes pastéis são uma adaptação dos tradicionais pastéis de nata aos sabores asiáticos, preparados com pandam e polvilhados com as cinco especiarias chinesas é uma combinação surpreendente.


Boa-Bao Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários:

Enviar um comentário